Cerca de 200 mil famílias da província canadense do Québec ficaram na noite de domingo (28) sem eletricidade em consequência de chegada da tempestade tropical "Irene". A maioria das famílias afetadas estão ao sul da cidade de Montreal, a principal de Québec, segundo informou a companhia de energia elétrica Hydro-Québec. "Irene", que provocou graves danos nos Estados Unidos e mais de uma dezena de mortos, perdeu sua categoria de furacão no início do domingo.
Mesmo assim, o governo do Québec advertiu sua população de que não menospreze a potência da tempestade que provocou ventos de até 65 km/h em Montreal e intensas chuvas na região. O Centro de Furacões do Canadá advertiu que está previsto que "Irene" deixe 100 milímetros de chuva na sua passagem pelo Québec, o que pode provocar inundações, e que nas proximidades do olho da tempestade a velocidade do vento seja de 95 km/h.
O ministro da Segurança Pública do Québec, Robert Dutil, disse durante uma entrevista coletiva que "é importante que o povo não menospreze 'Irene'. Não é uma pequena tempestade, é uma tempestade enorme". O Instituto Meteorológico do Canadá prevê que "Irene" siga nas próximas horas rumo ao nordeste do país, seguindo a rota do Rio São Lourenço, e que seus efeitos sejam notados nas províncias de Nova Brunswick e Nova Escócia.
Fonte: Folha.com
