Ar@quém News - quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O revolucionário do cotidiano

No texto “antigos apoiadores do poder público na gestão roner se passando por 'criticos' da atual gestão” (http://cronicasdoboqueirao2013.blogspot.com.br/2013/11/antigos-apoiadores-do-poder-publico-na.html) eu escrevi que: “Os revolucionários que defendo andam pelas próprias pernas. Estudam, trabalham, são competentes, são independentes, tem fundamentação própria. Criticam todas as gestões publicas, dando-lhes o ponto de vista fundamentado e coerente. Não se prendem a paixonites políticas miúdas e medíocres. Eles não tem medo de criticar, pelo contrário, impõem respeito, por que têm convicção, são seguros do que fazem! Não se escondem por trás de máscaras nem de poder publico como faziam (e fazem) muitos que agora, com saudades de mamatas, se magoam desfiando arrogâncias em cima dos independentes.”. E isso gerou certo descontentamento em uns, o que não era o meu propósito. Note bem: não há auto-elogio aqui e nem apologia a este ou aquele grupo ou conjunto que supostamente me apontaram como que eu estivesse defendendo.

Esse gatinho? Não, ele não é um revolucionário. Ou é?
O revolucionário, o herói, o campeão que uso em meus textos aqui e ali, existe. Mas não existe este ou aquele em particular. São muitos.


Esses são revolucionários...
Pessoas que batalham no trabalho que nem nossos pais, nossos irmãos, tios, avós, parentes são heróis sim. E não é puxar saco pra eles. Nossos pais que nos criaram, deram a nós educação, princípios e valores e puseram na escola, são campeões e são nossos heróis. Herói não é um político fajuto, nem o Obama, nem o personagem da Marvel imortalizado no cinema ou similar. O herói pode estar do seu lado agora e você nem percebe e se percebe, não dá a devida importância e o devido reconhecimento.

Mas essa é uma revolucionária...uma heroína, uma campeã
Portanto, você que estuda, trabalha, luta e persegue seus sonhos e os tenta realizar com pés firmes no chão você é um revolucionário e você estar sendo citado aqui agora nesse texto. Se você me permitir eu me considero um revolucionário que nem você. Por que eu sonho, luto, trabalho e estudo e sou curioso perante os problemas essenciais do cotidiano. Eu sou o meu herói e se você me permite, você também o é. Esses alunos aqui da nossa região, do sertão como chamam, que são filhos de pessoas humildes, filhos de agricultores, de aposentados, que estudam fazendo ensino médio e depois entram na faculdade, fazem cursos superiores e depois ainda estudam pós graduação, esses são os revolucionários do cotidiano. As suas armas revolucionarias são a vontade, o estudo, a dedicação e a persistência no estudo e na vida. Esses não são filhos de grandes políticos, nem de grandes comerciantes, nem de empresários, etc. São filhos de pobres mesmo e são uma elite de pessoas que podem mudar o rumo da história e mudar a todos.

"Ei, fizemos 'We are the champions' pra você!"
Acho que a música do grupo Queen foi feita para eles: “We are the champions, my friends”. Ou seja, nós somos os campeões, meus amigos. E por que considero que estamos todos nesse barco, vamos remar até o outro do oceano.

Sugeriram-me que eu moderasse os textos de teor mais político, pois de alguma forma haveria uma injustiça nesse aqui do blog. Acredito que viver em sociedade é viver a política e considero esse nosso blog uma importante ferramenta para se discutir muitos temas, incluindo politica que é o que considero que pode trazer a polêmica, o debate, o contraponto. E ficam todos convidados a contra-argumentar aqui neste espaço.

Sendo assim, acho importante que uma fundamentação politica da vida e das relações sociais seja feita e que podemos aproveitar os meios que dispomos para mostrar nosso pensamento e levantar discussões elementares sobre esse importante tema. Não pode haver aqui, isso não, textos como “o partido X é o melhor, o partido Y é ladrão”. Ou o politico A é bonzinho e o politico B é malvado. Por que esse tipo de discussão é cega, miúda e ridícula e seguramente não agrega nada a discussão e nem tampouco ao blog. Mas também, é certo, o partido X e o partido Y não são tudo igual não!

Por fim, você revolucionário(a) do cotidiano escreva sobre política. E publique no espaço, o Crônicas do Boqueirão! (Cronicas do Boqueirão é um blog do professor Valdecir Ximenes)

Por Valdecir Ximenes
Fonte: Blog Crônicas do Boqueirão 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário