Ar@quém News - segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aprovados na 2ª chamada do Sisu tem até amanhã para se matricular

Da Jangadeiro Online - "Os candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm esta segunda (30) e terça-feira (31) para providenciar a matrícula na instituição de ensino na qual foram aprovados. Nesta segunda fase, foram chamados 62.285 candidatos em todo o Brasil.

Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares ou que tenham sido selecionados pela segunda opção, mas pretendem continuar concorrendo pela primeira, podem aderir à lista de espera. O prazo de adesão vai até 1º de fevereiro.

A documentação necessária para a matrícula consta do boletim de acompanhamento do estudante, disponível na página do Sisu na internet, e também nas instituições de ensino participantes do sistema. A consulta ao resultado da segunda convocação deve ser feita na mesma página."

Servidores do Samu paralisam atividades

Do Diário do Nordeste - "Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão paralisar por três horas suas atividades a partir desta terça-feira (31). A paralisação vai acontecer até sexta-feira (3), quando será realizada uma assembleia para decidir se vai haver greve. 

As paralisações acontecem no dias (31/01) de 13h às 16h, (01/02) de 7h às 10h, (02/02) de 13h às 16h e (03/02) de 7h às 10h. Caso as reivindicações não forem atendidas, os servidores prometem decretar greve por tempo indeterminado. 

Segundo a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Sindfor), Narcélia Silva a paralisação do Samu vai acontecer simultaneamente com a dos servidores do Hospital Insitituto Dr. José Frota (IJF)."

Como ela é linda

Pouco está a aparecer, mas certamente esse praia é linda.

Mais de 100 agências do INSS serão abertas até o fim do ano

Da Agência Brasil - "Até o fim do ano, 182 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão abertas em todo o país. A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de serviços da Previdência.

“No Pará, às vezes, uma pessoa tinha que se deslocar até 600 quilômetros para ir a um posto da Previdência, que era o mais próximo”, disse a presidenta Dilma Rousseff em seu programa semanal Café com a Presidenta. Ela acrescentou que o estado deverá receber mais 14 agências. “Faremos também, em todos os lugares em que for necessário, concurso público para contratar servidores onde há carência de funcionários”, destacou.

Dilma lembrou que a Previdência criou um sistema computadorizado que acompanha todas as etapas do atendimento a quem procura uma agência do INSS. “Se temos as informações, conseguimos não só acompanhar a solução dos problemas como também organizar o funcionamento de cada uma das agências”, disse. “É possível saber, por exemplo, quantas pessoas estão sendo atendidas por cada um dos funcionários ou se alguém está esperando mais tempo do que o devido”.

A presidenta lembrou ainda que, atualmente, os atendimentos são feitos com dia e hora marcados, o que agiliza o serviço. O contribuinte que tiver toda a sua documentação cadastrada poderá se aposentar em até 30 minutos. E não há mais a necessidade de esperar em filas na porta das agências. “Agora, o segurado recebe, em casa, uma carta do INSS quando completa a idade mínima para se aposentar, informando que ele pode já pleitear o seu benefício. Isso é bom para o governo, que consegue controlar melhor a arrecadação e os pagamentos, e é excelente para o contribuinte, que tem mais facilidade de acesso aos seus benefícios”, comentou Dilma."

Ministro das Cidades entregará cargo nesta semana

Foto: Roberto Stuckert
De Felipe Patury / Época - "O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deverá pedir demissão nas próximas horas. Ele foi orientado pelo Palácio do Planalto a anunciar sua saída durante a viagem da presidente Dilma Rousseff a Cuba. A substituição de Negromonte foi acertada no fim de semana pela presidente com o governador da Bahia, Jaques Wagner, único pilar de sustentação que ainda tinha Negromonte. O ministro deve reassumir seu mandato de deputado pelo PP baiano.

O mais provável substituto do ministro das Cidades, Mário Negromonte, é o líder do PP na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB). No fim da última semana, ele se encontrou com a presidente Dilma Rousseff para tratar da substituição de Negromonte. De acordo com parlamentares do PP, a presidente não o teria convidado para o cargo durante essa reunião. Teria apenas combinado de voltar a falar com ele quando voltar de sua viagem à América Central, nesta quinta-feira. Foi o que bastou para que as bancadas do partido interpretasse que Ribeiro deverá ser indicado para o cargo."

Site do Itaú Unibanco fica fora do ar

Do Portal G1 - "O site do Itaú Unibanco ficou indisponível aos clientes por alguns momentos nesta segunda-feira (30), de acordo com nota da instituição financeira. Segundo o banco, a página na internet sofreu “indisponibilidade por alguns momentos, mas a normalidade foi retomada em seguida”. O banco não informou por quanto tempo o site ficou fora do ar e nem o motivo da indisponibilidade. A instituição financeira afirmou, ainda, que os demais canais eletrônicos estavam disponíveis para as operações dos clientes."

Médicos descobrem feto no abdômen de menino de três anos no Peru

Do Site Extra - "Médicos no Peru diagnosticaram que um menino de três anos de idade tem um “gêmeo parasita no estômago”. Isbac Pacunda chegou ao hospital com fortes dores no abdômen. Depois dos exames, os especialistas detectaram que ele tinha um feto de 25 centímetros. Isbac será submetido a uma cirurgia para retirar o gêmeo nesta segunda-feira.

“Esses casos ocorrem em uma a cada 500 mil crianças nascidas vivas”, explicou o pediatra cirurgião Carlos Astocondor, que vai liderar a operação de Isbac. Outros 12 médicos vão participar do procedimento.

Segundo Astocondor, o feto não tem cérebro, coração, pulmões ou intestinos. “Mas detectamos que possui couro cabeludo no crânio, olhos, ossos dos membros superiores e inferiores, das mãos e dos pés”, disse o médico. De acordo com o especialista, esses casos são chamados de “Fetus in fetu” e ocorrem antes mesmo da formação do embrião.

O pai de Isbac, o agricultor Leonidas Pacunda, disse que o menino sentia dores com frequência, mas os médicos nunca detectaram nada. “Eles haviam me dito que eu teria gêmeos, mas isso nunca ocorreu”, lembra o pai. A família vive na pequena cidade de Ajachin, a 375 quilômetros de Chiclayo, cidade onde será realizada a operação."

Record provoca Globo com "pegadinha" de abuso sexual

Do F5 / Folha - "Após noticiar a suspeita de crime sexual dentro do "Big Brother Brasil" 12 (Globo), a Record vai voltar a mexer com o caso no "Legendários", de Marcos Mion. O primeiro programa inédito do ano (no dia 11) terá um quadro que mostra uma enfermaria "fake", cheia de câmeras escondidas, dentro de uma casa noturna.

No local, estarão duas atrizes, uma fingindo estar embriagada e outra tomando conta dela. Esta última pedirá a diversos rapazes para cuidar da amiga bêbada enquanto ela vai pagar o cartão para elas irem embora. Pelo menos um dos rapazes, que não sabiam da armação do programa, tentou se aproveitar da garota quando eles ficaram a sós."

Mãe dá à luz bebê com mais de 6 quilos sem anestesia

Do Portal G1 - "Uma norte-americana deu à luz um bebê com 6,2 kg de forma completamente natural – sem cirurgia nem mesmo anestesia. Asher Stewardson nasceu com 59 cm de altura. A informação é da “WHO-TV”, do estado de Iowa, onde ocorreu o parto.

O irmão mais velho de Asher, Judah, já era um bebê bem grande – nasceu com 5,5 kg. Pelo ultrassom, os médicos imaginaram que o caçula seria menor, mas ele é 7 centímetros maior do que o irmão era quando recém-nascido.

“Todo mundo se espanta quando o vê, mas para nós é bem normal e [o parto] não foi muito pior do que provavelmente é para a maioria das pessoas”, disse a mãe Kendall. “Só de ter dois [filhos] que não têm absolutamente problema nenhum, já somos com certeza muito abençoados”, completou Joshua, o pai dos meninos."

Ator Thiago Fragoso cai de uma altura de 5 metros e fratura 5 costelas

Do O Povo Online - "O ator Thiago Fragoso, que despencou de uma altura aproximada de cinco metros durante cena do musical "Xanadu", na noite deste sábado, está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, com cinco costelas quebradas. O hospital informou que o quadro clínico é estável. Não há previsão de alta.

De acordo com Gustavo Nobre e Marcelo Kalichsztein, chefe do CTI e médico particular do ator, Thiago passa bem e está consciente. "Apenas para acompanhamento e observação, o ator permanecerá no CTI", diz a nota. Thiago gravaria essa semana a novela "A vida da Gente", mas por causa do acidente terá de ser substituído.

A atriz Danielle Winits, que também se acidentou, está bem, em casa, depois de passar a noite hospitalizada e de fazer exames. Machucou apenas a boca. Mais cedo, postou no Twitter: "Obrigada pelo imenso carinho!!! Eu estou bem e apenas torcendo pela rápida recuperação do meu amado parceiro @fragosothiago #forçathiago!"

Duas pessoas que estavam na plateia, no teatro Oi Casa Grande, saíram com hematomas e escoriações. A peça está suspensa por enquanto e o dinheiro de quem comprou ingresso para hoje será devolvido.

Thiago e Danielle, protagonistas de "Xanadu", faziam um sobrevoo da plateia numa cena romântica de seus personagens, Kira e Sonny, e os cabos de aço que os sustentavam se romperam. Uma perícia será feita para descobrir qual foi a causa do rompimento. Thiago ficou em pior estado porque estava sob Danielle no momento da queda."