Ar@quém News - sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Opinião – Por que os cearenses vivem menos?

Da Jangadeiro Online - "Com os índices crescentes de insegurança e a crise na rede pública hospitalar, o Ceará é ainda o Estado brasileiro de mais baixo índice de expectativa de vida, segundo pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Quer dizer, o cearense é o que morre mais cedo no País. E se morre mais cedo, é porque não tem uma qualidade de vida ideal. Se falta saúde, se falta segurança, se a população vive estressada pelo medo, é claro que não se vive bem nem se tem maior expectativa de vida.

Os próprios índices da violência aguçam o estado de miséria social. Exemplo disso são as tragédias que o noticiário policial exibe no dia a dia. Mulher é assassinada na frente dos filhos pequenos. Manchetes como essa dão uma dimensão de como se vive mal, de como a brutalidade ceifa as vidas pela fraqueza do sistema de proteção da sociedade e pelo império da impunidade.

O Estado não responde às necessidades reais da população, não há lideranças que se imponham pela competência e pelo respeito. As administrações corrompem e são corrompidas. Elas mesmas dão os maus exemplos da indiferença e desprezo aos valores morais que dignificam uma sociedade. Daí essa realidade cruel que alimenta a violência e faz os criminosos crerem que vale a pena roubar, traficar, assaltar e matar.

Precisamos inverter os gráficos dessa miséria para que o cearense aumente a sua expectativa de vida, viva mais com qualidade de vida. E isso somente acontecerá com mais educação, mais trabalho, mais saúde e mais segurança."
 
Comentário exibido no programa Barra Pesada

Chuvas serão mais frequentes a partir do próximo dia 15

Do Diário do Nordeste - "As precipitações da quadra chuvosa deste ano - a qual tem probabilidade de 40% de estar dentro da média histórica - devem ser mais observadas a partir da segunda quinzena deste mês. De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a partir do dia 15, as chuvas deverão ser registradas com maior frequência em todo o Estado."

Charge do Sinfrônio - Diário do Nordeste


Dilma visita o Ceará na próxima semana

Do Blog do Eliomar - "A presidente Dilma Rousseff estará visitando o Ceará na próxima terça-feira. A missão precursora da Presidência da República já chegou à Capital cearense para fechar detalhes da programação.

Entre as visitas que Dilma fará em Fortaleza entrou a Linha Sul do Projeto Metrofor. Nesta manhã, membros dessa missão precursora foram ao trecho levados pelo governador Cid Gomes. 

Bom lembrar: essa visita de Dilma deveria ter ocorrido no fim do ano passado, mas ela teve compromissos o Exterior."

Aguinaldo Ribeiro é o novo ministro das Cidades

Foto: Agência Brasil
Do Diário do Nordeste - "O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deixou o cargo ontem após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff e entregar sua carta de demissão. O líder do PP na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), será o novo ministro, segundo confirmou o presidente da sigla, Francisco Dornelles.

Na carta de demissão, Negromonte se diz fiel à presidente e promete apoio no Congresso Nacional. Ele é o oitavo ministro a deixar o cargo desde o início do governo Dilma, o sétimo por conta de irregularidades.

A situação de Negromonte agravou-se na semana passada após reportagem revelar a participação dele e do secretário-executivo, Roberto Muniz, em reuniões privadas com um empresário e um lobista interessados num projeto do Ministério. O episódio culminou com a demissão do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, na quarta-feira. Muniz também deve sair."

Fazer sexo antes de provas ajuda a tirar melhores notas

Do Sobral de Prima / UOL - "Gatas atenção! uma boa solução para a época de provas. Os Homens vão adorar! Investigadores americanos da Universidade da Califórnia (San Diego Center for Brain and Cognition) garantem que mulheres entre os 18 e 25 anos obtêm melhores resultados se tiverem relações sexuais antes dos exames. Ao que parece o estudo desenvolvido ao longo de 3 anos, teve uma larga adesão e não deixou margem de dúvida. Os investigadores afirmam que durante o acto sexual, aumenta o número de pulsações por minuto, o que melhora a qualidade da circulação sanguínea.

Tal possibilita às células neuronais receber mais oxigénio, facilitando a eliminação de substâncias nocivas ao organismo. O sexo permite levar mais sangue ao cérebro e aos outros órgãos, contribuindo assim para a saúde geral do corpo. Este fluxo de sangue renovado dá às suas células um aumento de oxigénio e hormonas. Facilitando a eliminação das tais substâncias nocivas que provocam cansaço ou o aparecimento de doenças.

Uma outra vertente do estudo, provou também que relações sexuais provocam efeitos benéficos no foro psicológico, ou seja ficou provado que as mulheres ganham mais auto-confiança após o ato sexual, variável considerada relevante no estudo, por se estar a estudar mulheres colocadas em situação de avaliação."

Confira quem saiu na faxina do governo Dilma Rousseff

Do MSN Estadão - "O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deixou o cargo após várias denúncias de irregularidades da adulteração de pareceres técnicos em obras da Copa a reuniões com lobistas.

Foto: Ed Ferreira AE
A queda do ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci foi a primeira baixa. Ele não suportou a onda de denúncias sobre seu patrimônio pessoal e saiu em 7 de junho.

Foto: André Dusek AE
Depois foi a vez de Alfredo Nascimento deixar o comando do Ministério dos Transportes, que pediu demissão em 6 de julho. Ele começou a perder o cargo após denúncia de um esquema de cobrança de propina.
Foto: Dida Sampaio AE
Nelson Jobim foi o 3º ministro a cair no governo Dilma Rousseff. Ex-titular da Defesa desde a gestão Lula, deixou o cargo em 4 de agosto depois de declarações polêmicas sobre colegas de ministério.

Foto: Thiago Teixeira AE
Em 17 de agosto foi a vez do então ministro da Agricultura, Wagner Rossi, deixar o cargo. Ele não suportou a pressão após diversas denúncias de corrupção na Companhia nacional de Abastecimento (Conab).
Foto: André Dusek AE
A quinta vítima da faxina de Dilma foi Pedro Novais, que saiu da pasta do Turismo em 14 de setembro, após nove meses e uma série de escândalos.

Foto: Ed Ferreira AE
Antes de Carlos Lupi, Orlando Silva deixou o Ministério do Esporte, após uma série de denúncias de fraude na pasta.
Foto: Dida Sampaio AE
Demissão de Lupi do ministério do Trabalho eram favas contadas, segundo recados recebidos da Alvorada; por isso, pedetista se antecipou e pediu demissão."

Foto: Dida Sampaio AE

Ar@quém News - quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Juiz determina que Coreaú convoque e dê posse a concursada

Do Blog Coreaú em Revista - "O Juiz de Direito da Comarca de Coreaú-CE, Dr. Hyldon Masters concedeu medida liminar (31/01/2012) determinando que o município de Coreaú-CE convoque e dê posse, em 10 (dez) dias a aprovada em concurso para o cargo de professora.

No caso o Advogado Marden Fontenele, ajuizou ação expondo que a aprovada no concurso realizado no de 2011 nessa cidade, tinha tirado a 1ª colocação para o cargo na única vaga oferecida, entretanto a edilidade não tinha convocado-a pelo edital, nem tinha sido informada - referida pessoa -, sobre a data de sua possível convocação, o que estava lhe gerando sérios prejuízos, situação em que os Tribunais Superiores entendem que aprovado dentro do número de vagas ofertadas em edital de concurso, tem o direito público subjetivo de convocação, nomeação e posse.


O Advogado argumentou ainda que a Administração Pública tenha que ter responsabilidade para com o concursando que teve que se preparar bastante, não podendo frustrar suas justas e legítimas expectativas.

Com efeito, o Meritíssimo Juiz acatou a argumentação jurídica expendida nos autos do processo, oportunidade em que concedeu a medida liminar. 

Na presente data, o município foi citado e intimado para cumprir a decisão em 10 (dez) dias e apresentar defesa no prazo leal." 

MARDEN FONTENELE 

Ar@quém News - quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sem perceber, revista britânica publica foto de marinheiro com bilau de fora

Do Extra Online - "Ben Preston, editor de uma rede de comunicação britânica, precisou pedir desculpa ao público. Isso porque uma revista da empresa publicou a foto de uma marinheiro com o bilau de fora. O pequeno detalhe passou despercebido pela equipe da publicação, mas chamou a atenção dos leitores.

A imagem mostra um momento descontraído do Comando 42 da Marinha Real Britânica. Os oficiais aparecem sem camisa, vestindo bermuda ou short. Mas um dos marinheiros quis dar um toque autêntico no registro e deu provas físicas da masculinidade, bem na hora do clique.

“Nós nos desculpamos por qualquer chateação que o membro brnicalhão do Comando 42 possa ter causado aos leitores”, disse o editor. A foto era parte de um documentário sobre a missão dos oficiais no Afeganistão. “Eu sei que os soldados britânicos que servem no Afeganistão são bem equipados, mas vendo isso, a expressão ganha um novo significado”, opiniou um dos leitores."

Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da "Mona Lisa"

Da Folha - "O museu espanhol do Prado anunciou nesta quarta (1º) a descoberta de uma cópia da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, encontrada em seus depósitos. A instituição apresentou à imprensa a pintura, que esteve abandonada por décadas em um sótão, depois de sua restauração.

De acordo com um relatório sobre os detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica "The Art Newspaper", o trabalho é uma cópia da pintura de Da Vinci realizado por algum de seus alunos ao mesmo tempo que o retrato original (1503-1506), no ateliê do artista italiano.

Acredita-se, segundo o jornal "El País", que o tal aluno possa ter sido Andrea Salai (que se tornou um dos amantes de Da Vinci) ou Francesco Melzi.

A pintura retrata a mesma mulher pintada por Da Vinci, mais jovem e com o rosto mais fresco, mas com a mesma pose e o mesmo sorriso enigmático." 
 
France Presse