Ar@quém News - domingo, 26 de fevereiro de 2012

Charge de Newton Silva - Blog da Janga


Opinião – Sem deveres não há direitos

Da Jangadeiro Online - "Estamos entrando para mais um fim de semana, depois do Carnaval, sapateando o mesmo samba da violência, da insegurança e do confronto entre a lei e o crime. As cenas são as mesmas de todo dia: assaltos, sequestros, estupros, execuções, perseguições policiais, apreensões de drogas, trocas de tiros, fugas nos presídios e resgates nas delegacias superlotadas. Os personagens também não mudam: são crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, viciados, pais e mães de viciados, traficantes, bandidos, enfim uma gama sombria de tipos humanos exibindo as mais escabrosas chagas físicas e morais.

Em meio ao cipoal de tragédias, destaca-se a notícia dos presos revoltados e fazendo ameaças por causa das delegacias superlotadas. Como o Estado não resolve o problema, eles vão ser soltos pelo juiz alegando desrespeito aos direitos deles. Como vivemos uma cidadania de direitos e não de deveres, a população é quem paga o pato duas vezes: o custeio das suas prisões e os ônus da liberdade, pois de volta às ruas eles reincidirão nos mesmos crimes com que atormentam a sociedade.

A verdade é que aumenta a criminalidade, e não tem mais onde colocar os presos. Quem está irremediavelmente preso é o cidadão, o trabalhador honesto que cumpre seus deveres. Pela omissão do Estado, pela má gestão dos recursos, pela falta de compromisso com a lei, com a autoridade e com a ordem, tudo parece tramar para beneficiar o infrator que se acha cheio de direitos, indiferente aos deveres sem os quais nenhuma sociedade pode prosperar. É preciso inverter essa desordem em prol da harmonia social: primeiros os deveres para assegurar os legítimos direitos."

Zona Norte registra novo tremor de terra

Do Diário do Nordeste - "A Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSisne) anotou pela primeira vez um tremor de terra em Barroquinha, na Zona Norte do Ceará. O abalo aconteceu na madrugada do dia 17 de fevereiro passado com uma magnitude de 2.5 graus.

O terremoto não chegou a afetar as casas da cidade, nem causar danos humanos. Mas o fato que chama a atenção da RSisne é que a informação primeira da Defesa Civil de Sobral era que o tremor tinha acontecido no Distrito de Taperuaba.

"Procurando um possível evento, não confirmado, que teria sido sentido em Taperuaba, conforme informaram ao sub-tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, nos deparamos com um outro evento ocorrido a mais de 100 quilômetros de Sobral. Esse sismo teve seus parâmetros preliminares determinados: magnitude 2.5; hora de origem; epicentro próximo a Barroquinha", relatam os pesquisadores da RSisne.

O abalo de Barroquinha foi registrado pelas estações sismográficas da RSisne instaladas em Sobral e Morrinhos. Este foi o segundo abalo do ano maior de 2 graus na Zona Norte cearense. O primeiro foi verificado no Distrito de Jordão, em Sobral, no dia 24 de janeiro, quando atingiu 2.1 graus. O abalo foi sentido a uma hora e 41 minutos da madrugada do dia 24 de janeiro. Naquela oportunidade, a RSisne informava que a atividade sísmica em Jordão está presente desde 2008, quando ocorreu um tremor de magnitude 4.2 em maio de 2008. A RSisne destaca ainda que há uma falha ativa denominada de Falha do Riacho Fundo, na Serra da Meruoca."

Projetos de lei preveem rigorosa fiscalização na internet

Do Diário do Nordeste - "Luiza, que estava no Canadá, foi apenas uma pausa para rir um pouco. Na verdade, o começo do ano foi bem conturbado para a internet. As primeiras semanas de janeiro foram marcadas por uma onda de protestos contra dois projetos de lei que estavam em pauta no congresso norte-americano, Sopa (Stop Online Piracy) e Pipa (Protect IP Act). Ambos permitiriam que um site inteiro fosse fechado, se acusado de pirataria, sem a necessidade de julgamento ou audiência judicial - mesmo que fosse um usuário, e não o próprio site, o autor das publicações de conteúdo pirateado.

Entre a avalanche de críticas nas redes sociais, ataques de hacktivistas contra sites do governo dos EUA e até mesmo um "apagão" na internet, coordenado por sites como Wikipedia e Wordpress, Washington acabou cedendo à pressão pública. No último dia 20 de janeiro, a votação dos dois projetos foi arquivada, indefinidamente, e a Casa Branca se manifestou contra eles, alegando que poderiam atentar contra a liberdade de expressão na rede.

Novas propostas visando à definição de limites para a internet, porém, não estão enterradas. Tudo indica que outros projetos surgirão nos moldes do Sopa e Pipa, a começar pelo Acta (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), um tratado internacional ainda mais rigoroso que segue em negociação há alguns anos, mas que veio à tona recentemente. Menos divulgado, o TPP (Trans-Pacific Partnership Agreement) é um acordo comercial negociado pelos Estados Unidos e outros oito países. Como o Acta, o TPP está sendo negociado em segredo e com um calendário rápido."

Em ano eleitoral prefeito inaugura até orelhão

Do Blog Caririaçu em Alerta - "Como todos sabem 2012 é ano de eleição e durante esse período muitos pré-candidatos as inúmeras prefeituras existentes no país ou apoiadores políticos sempre dão um jeitinho de aparecer mais para o público no que podemos considerar como uma tentativa de marketing eleitoral, até porque não existe nada de errado deles aparecerem para a população, sedentos da administração pública.

No entanto em Caririaçu, para aparecer mais para o povo, o prefeito Edmilson Leite anda fazendo uma série de inaugurações. Só no último domingo (12) Edmilson inaugurou uma nova estrada que vai ligar os sítios cruz e cacimbas a vila miragem, o sangradouro do açude do sítio serra branca e acredite se quiser até um orelhão (telefone público) foi motivo para se fazer toda uma solenidade na comunidade do Sitio Cruz com direito a corte de faixa e pouses para fotos.

Os primeiros orelhões surgiram em 1878 nos EUA e funcionavam em estações telefônicas. De lá para cá muita coisa mudou com os avanços tecnológicos. Atualmente os celulares são bem mais evoluídos que os telefones públicos, e cabe a cada administração pública buscar melhorias para sua região.

Se esse orelhão trará algum benefício para a comunidade Sitio Cruz, certamente que sim mais será preciso bem mais que um simples telefone público para atender os anseios de uma população tão carente de educação, emprego e principalmente saúde."

Ar@quém News - sábado, 25 de fevereiro de 2012

Folha de S. Paulo um jornal a serviço de chutar cachorro morto

Do Blog O Provocador - "A Folha de S. Paulo poderia deixar de ser um jornal diário e passar a ser semestral. Aí faria sentido a manchete de primeira página desta quarta-feira (15) sobre Ricardo Teixeira, em que o tardio periódico paulista acusa o presidente da CBF de superfaturar um jogo da seleção brasileira realizado em 2009, em Brasília.

A Folha ainda se vangloria de obter documentos que comprovam as ligações suspeitas entre Teixeirão e a empresa Ailanto que, uma semana antes da partida, foi fundada especificamente para cuidar da organização do evento, mediante contrato de R$ 9 milhões assinado com o governo do Distrito Federal, à época sob o comando do famigerado José Roberto Arruda. Sim, aquele mesmo, preso e depois afastado do cargo por corrupção.

Mas quanta agilidade! Que faro jornalístico! Que furo de reportagem! Não fosse um detalhe singelo: a Record já havia denunciado essa fraude seis meses atrás, com as mesmíssimas informações que a lenta redação da Folha ignorou solenemente até hoje. Ignorou. Por seis meses. Duvida? Então veja esta reportagem e vídeo aqui.

O esforço investigativo do jornal da família Frias surge no exato momento em que, tudo indica, o Teixeirinha vai pedir demissão do cargo, após ser abandonado em praça pública até pelos seus comparsas da Fifa, por conta de dezenas de outras acusações de fraude e roubalheira. O cara já era. Acabou. Está com seus dias contados.

Além de se tornar semestral, a Folha poderia adotar um novo slogan: “Um jornal a serviço de chutar cachorro morto”. Em julho próximo, é capaz de informar seus leitores que 2012 começou.

Nem dá pra dizer que essas denúncias contra a CBF foram feitas por oportunismo. É pouco. Isso tem outro nome. É safadeza mesmo. A Folha acaba de instituir o jornalismo covarde."

Cid vai passar 20 dias no exterior

Do Blog do Roberto Moreira - "Cid Gomes vai enfrentar uma maratona em aeroportos nos próximos dias. O governador tem agenda no México, Canadá, Estados Unidos e Espanha. O roteiro da viagem foi refeito. Todos os compromissos foram adiados por causa da greve dos policiais militares e bombeiros e acabaram se acumulando. Cid Gomes vai negociar a compra dos tatuzões e fechar a instalação de uma montadora de automóveis no Ceará."

Charge do Sinfrônio - Diário do Nordeste


Nelson Mandela é internado com dores abdominais

Do Blog do Eliomar / BBC Brasil - "O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, foi hospitalizado neste sábado (25). Segundo as informações oficiais, Mandela tem uma dor abdominal de longa data e médicos consideraram que o caso merecia atenção especializada.

A notícia foi dada por meio de uma nota oficial assinada pelo atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma. No entanto, o comunicado não diz onde Mandela está internado.

“Desejamos-lhe uma recuperação rápida e transmitir-lhe o amor e as melhoras de todos os sul-africanos e de pessoas por todo o mundo. Pedimos todo o respeito pela privacidade de Madiba [nome pelo qual é conhecido] e da sua família durante este período”, disse Zuma."

Homem que engoliu garfo morre após rompimento de pontos cirúrgicos

Do Portal G1 - "O homem de 50 anos que foi operado após engolir um garfo morreu na manhã deste sábado (25) em Bandeirantes, no norte do Paraná. A cirurgia de remoção foi realizada com sucesso no dia 17 de fevereiro, e o paciente recebeu alta hospitalar. No entanto, ele teve de ser novamente operado após o rompimento de um dos pontos da cirurgia, e morreu uma hora após o procedimento.

À época da primeira cirurgia, ele contou aos médicos que tinha crises de soluço crônico e que isso causava coceira na garganta constantemente. “Ele disse que sempre usa o cabo da escova de dentes ou de um garfo para aliviar a coceira. E desta vez, ao elevar o pescoço para cima e tentar coçar, ele engasgou e acabou engolindo o talher de jantar", relatou o cirurgião Júlio Mascarenhas de Souza após a cirurgia.

De acordo com o administrador da Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes, João Carlos, o homem sofreu uma queda no período de recuperação e não informou a ninguém. Passados alguns dias, ele foi a um posto de saúde para fazer um curativo, mas foi encaminhado novamente ao hospital. “Ele ficou internado um dia e operou de novo. Após a cirurgia ele aparentou estar bem, mas no momento seguinte teve uma parada repentina”, contou o administrador."