Ar@quém News - sexta-feira, 30 de março de 2012

Ceará já contabiliza 48 casos da gripe H1N1 somente em 2012

Do Diário do Nordeste - "A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) divulgou balanço preocupante sobre os casos da gripe H1N1 no Ceará. Foram confirmados 48 casos da doença somente em 2012. Somente na capital, foram notificados 30 casos. As outras ocorrências foram registradas em Beberibe. No total, duas pessoas acabaram morrendo em decorrência dos sintomas da enfermidade.

De acordo com a Secretatia de Saúde (SESA), que fez o balanço durante as 13 primeiras semanas de 2012, somente na última semana, sete casos foram confirmados. Já na 11º semana, período de maior incidência, foram registrados 17 casos da gripe.

Segundo a SESA, ainda encontram-se hospitalizadas três gestantes na Maternidade Escola (MEAC), uma na UTI com quadro clínico estável e duas no setor de Isolamento Respiratório.

Mais da metade dos casos suspeitos de gripe H1N1 foram descartados. Mais de 140 casos suspeitos foram notificados em sete municípios.

Dentre os casos confirmados, além de febre, tosse e dispnéia, os sintomas mais frequentes foram mialgia e coriza, independente do sexo dos pacientes."

Anvisa suspende uso e venda de lote do analgésico dipirona sódica

Da Agência Brasil - "A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a partir de hoje (30) o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado. Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional."

Aprazível ganha novo Centro de Saúde da Família

Do Sobral em Revista - "O prefeito Veveu Arruda, acompanhado do secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton Soares, entregou na noite desta quinta-feira (29), o novo Centro de Saúde da Família do Distrito Aprazível. Na oportunidade, foi feita a entrega de uma nova ambulância para a comunidade. No final, a banda Xé Pop, novo xodó da juventude sobralense, fez um grande show de comemoração pelo recebimento do novo equipamento de saúde, e botou todo mundo pra dançar."

Ministério da Saúde vai mudar embalagens de remédios

Do Portal R7 - "As cores e informações nos rótulos de embalagens dos remédios distribuídos pelo Ministério da Saúde vão mudar, entre eles, antirretrovirais e medicamentos para tratamento de hepatite, hanseníase, tuberculose e alguns usados nos hospitais.

A ideia é ficar mais fácil para o paciente saber qual medicamento deve tomar. O novo modelo começa a valer somente daqui a seis meses.


Nos últimos quatro anos, um estudo do ministério identificou várias reclamações de pacientes e autoridades que confundiam remédios gratuitos por causa das cores e tamanho das palavras, explicou Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


— Foram feitas alterações para o paciente identificar a diferença de um medicamento para o outro. Por exemplo, para um idoso que toma vários remédios.


As letras nas caixas, ampolas, frascos e cartelas passarão a ser na cor branca com fundo verde, no lugar do branco e azul usados desde 2002.


O tamanho do nome do princípio ativo será duas vezes maior em comparação à marca comercial, diferente da embalagem atual em que o nome comercial aparece mais."

Jovens vão as ruas de Tianguá para marchar contra a Corrupção

Do Tianguá Repórter - A corrupção certamente é um dos maiores problemas na nossa sociedade. Ela rouba nosso dinheiro e prejudica os nossos direitos, atrasando desta forma o desenvolvimento do nosso país. Cada vez mais surgem na mídia casos de corrupção com nossos políticos. Poucos são devidamente julgados e condenados.

Uma nova forma de protestar urge em nosso município. Apartidária. Livre. Nascida no seio de nossa sociedade, sob coordenação de jovens empenhados em aguçar ainda mais o senso crítico de todos acerca da transformação social. Eis que surge o movimento: "Marcha contra a corrupção".


Diversos segmentos e movimentos sociais de nosso município estão sendo convidados a participar. Contamos com o engajamento da sociedade civil tianguaense em geral, mas principalmente da nossa juventude, força motora da mudança.


Compareça! Traga sua faixa, seu cartaz, sua crítica, sobretudo sua indignação com o trato da coisa pública nos dias atuais.


Por uma nova política, sem amarras e sem corrupção, venha para a nossa manifestação! 

Informações aos interessados a participar

Data: 1º de abril.
Horário: A partir das 8 horas.
Local: Concentração na Praça dos Eucaliptos.
Programação: Concentração às 8 hs e saída pelas ruas da cidade até as obras de duplicação e viaduto na BR-222, onde faremos uma inauguração simbólica das obras paralizadas.

Para refletir

"A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço."

José Martí

Nota do blog RM no Foco

Do RM no Foco - "Em cumprimento de ordens maiores, o blogs está proibido de postar qualquer tipo de matérias que estejam ligadas a politica local. Diante destes fatos, não publicaremos mais qualquer que seja as noticias de nossa cidade no que tange as noticias da cidade. Publicaremos os eventos religiosos e só.

Por isso excluímos qualquer tipo de postagem ou enquete deste blog que sejam tidas como "mal interpretadas"

Assim será!"

Blogs coreauenses no enredo político local

Por Benedito Gomes / Blog PT Coreaú - "Os blogs quando surgiram foi como diários publicados através da internet, isto é, espaços nos quais seus usuários poderiam expor opiniões, vivências, criações artísticas etc., de modo livre, espontâneo e gratuito. Com o tempo, ganharam maior destaque; muitos usuários aderiram, a internet se popularizou, a interface das plataformas foi se tornando mais rica... De tal forma que os blogs começaram a bater de frente com os sites (pagos) mantidos por empresas de notícias e demais grandes corporações midiáticas. Hoje em dia, os blogueiros se nos apresentam como uma força alternativa de veiculação de informações, onde pessoas comuns podem exercer o livre expressar-se.

Em nosso município e região é evidente a importância que os blogs conquistaram de pouco tempo para cá. Neles, podemos acessar – estando distantes ou próximos – as notícias locais. O que antes só sabíamos – e em muitos casos de modo deficiente – através das rádios, agora se pode ler na tela do computador.

Os blogs são feitos por pessoas, e pessoas não são neutras. Todos temos uma posição, seja política, religiosa ou qualquer outra. Só pode não ter posição o completo ignorante. Portando, não podemos cobrar de blogs uma neutralidade hipócrita. Na realidade, o importante é o que os blogs não sejam neutros, mas deixem claro suas posições.

O blogueiro, como escritor livre (amarrado nem às ortografias ou formalidades), é um comentador da realidade local. Mostra o que acontece e se posiciona perante o fato.

Vemos agora, com clima pré-eleitoral já esquentando, energizando as peripécias animalescas dos politiqueiros tantos, o crescente embate contra alguns blogueiros (os mais acessados) de Coreaú. A desculpa é de que os ditos cujos são da Oposição. Ora, se são ou não, o que de mal há nisso? É um direito ser da Oposição ou da Situação, ou de nenhuma delas. Parece que não se pode portar-se com tolerância, uma vez cegos pelo furor do entusiasmo tolo pelas forças políticas locais e pelas oportunidades de privilégios egoístas obtidos com os jogos politiqueiros.

Chama-me atenção que os blogs mais acessados do município sejam rotulados da Oposição. Dá-se a entender que a Situação não escreve (para estes veículos), ou não tenha visibilidade em seus escritos. Não ganhando nestas bandas, quer compensar as mágoas buscando descredibilizar e até mesmo perseguir os que vêm obtendo êxito de visualizações e que vez ou outra questionam as contradições dos gestores e legisladores municipais.

Este ano, temos este tempero a mais (os blogs) no enredo das cenas políticas coreauenses. Sem dúvida, um tempero picante!

Não creio que os companheiros blogueiros cederão perante as pressões. Muito pelo contrário, as pressões mostram que os blogs em Coreaú agora se apresentam como espaços legitimados de formação de opinião, que gera temor naqueles que o que menos querem é um povo informado e com condições de analisar criticamente um lado em comparação ao outro.

Só temo as baixarias vãs e desrespeitos mútuos que os interesses podem motivar..."

Comércio é arrombado na Zona Rural de Alcâtaras

Do Blog Alcântaras - "Desta vez, o vandalismo aconteceu na noite de ontem (29/03), na Zona Rural, a menos de 1 km do bairro do Junco.

O comércio de propriedade do Sr. Osvaldo Freire, no Sítio Espírito Santo, teve o cadeado arrombado e subtraído algumas de suas mercadorias, além de todo valor em dinheiro que se encontrava na gaveta do caixa. Ainda deixaram as demais mercadorias bagunçadas. E mais uma vez o fato se repete em Alcântaras."

Servidores da Prefeitura de Granja estão sem receber há quase 2 meses

Do Camocim Online - "Segundo informações obtidas pelo Camocim Online, os servidores contratados e concursados das Secretarias de Administração, Obras, Viação e Serviços Urbanos e dos CRAS I e II, da Prefeitura de Granja, estão com os suados salários atrasados há quase 2 meses. Muitos já estão nas mãos de agiotas, outros com contas atrasadas e, a grande maioria, indignada com a total falta de explicação da Prefeitura a respeito da situação."