Ar@quém News - quinta-feira, 26 de abril de 2012

Projeto regula o uso de cavaletes em campanha eleitoral

Do Sobral de Prima - "A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje (25) o parecer do deputado João Paulo (PT), ao projeto de lei 1728/11, que disciplina o uso de cavaletes em campanhas eleitorais. A atual Lei das Eleições nº 9.504/97 permite a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos.

O texto aprovado estabelece que esses instrumentos - quando temporariamente imobilizados - deverão estar apoiados sobre o solo, e não enterrados nele. Além disso, os cavaletes não poderão expor cartazes com tamanho que exceda 40 cm de largura por 60 cm de altura.

“Os cavaletes se multiplicaram na campanha de 2010, oque provocou reclamações da população, reportagens sobre o assunto e decisões da Justiça Eleitoral que confirmaram os abusos”, argumentou João Paulo Lima. Ele acrescentou que a proposta aprovada permite a propaganda eleitoral, mas sem poluir excessivamente o ambiente urbano e sem gerar concorrência desleal entre os candidatos."

Criança mata outra a facadas em Sobral

Com Inf. do Do Blog do Ivo - "Mais um crime de morte foi registrado na noite de quarta-feira (24) em Sobral. A cena sangrenta se deu no Bairro Terrenos Novos. Uma adolescente de 13 anos foi vítima de uma perfuração a faca a altura do peito esquerdo, a principal acusada é outra menor de idade. A vítima morreu ao dar entrada no hospital Santa Casa.

Informações colhidas através do Programa Plantão Alerta, a vítima trata-se de Maria Beatriz Lucas Sousa, 13 anos, residia na Rua Joaquim Alves - Bairro Terrenos Novos. O caso aconteceu por volta de 20h30min, na Rua Simão Alves no Bairro Supracitado. As adolescentes tinha uma rixa antiga, por conta de uma banalidade a adolescente infratora resolveu tirar a vida da Beatriz."

Ar@quém News - quarta-feira, 25 de abril de 2012

Câmara dos Deputados aprova novo Código Florestal e vota destaques

Da Agência Brasil - "O plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o texto base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Após horas de discussões, os deputados aprovaram por 274 votos a 174 e 2 abstenções, as mudanças feitas pelo relator ao texto aprovado pelo Senado, contrariando a orientação do governo e dos ambientalistas.

O plenário, de forma simbólica, também acatou os dispositivos aprovados pelos senadores que receberam parecer favorável de Piau. Neste momento, os deputados analisam 14 destaques apresentados por vários partidos políticos para mudar o parecer do relator.

O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento de que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados."

Mulher anda de moto pelada, mas é multada por estar sem capacete

Do Site Pop - "Uma moradora da cidade de Constanta, na Romênia, resolveu extravasar e decidiu andar de moto pelada. Para quem viu a moçoila andando na garupa do veículo "como veio ao mundo", a cena parecia algo no mínimo bizarro. Para o azar da romena, um policial local viu a exibição e decidiu intervir. Apesar de muitos acharem que ele iria penalizar a mulher por estar sem roupas, o homem acabou multando a infratora por estar sem capacete.  

De acordo com uma das testemunhas presentes no local, o policial era apenas um oficial de trânsito e a única punição que ele pôde dar era quanto ao capacete. Motoristas e pedestres aproveitaram a exibição e usaram smartphones, câmeras e tudo mais que tinham à mão para poder registrar o momento.  Após receber a advertência, a romena colocou um capacete e continuou seu passeio. Ainda sem as roupas."

OAB da Ibiapaba promove audiência pública em Tianguá

Da OAB Ceará - "Dando prosseguimento às discussões sobre os problemas do Judiciário no Interior do Ceará, a OAB da Ibiapaba, em parceria com a Câmara Municipal de Tianguá, realiza, no próximo dia 02 de maio, audiência pública. O evento acontecerá na sede do Legislativo Municipal de Tianguá, às 15 horas. 

Lentidão das decisões das causas levadas à Justiça Comum do Estado; precariedade da sede do Fórum local e falta de juízes e servidores; inacessibilidade dos magistrados para com os cidadãos comuns; precariedade da Segurança Pública (insuficiência dos contingentes Policiais – Militar e Civil) e da sede da delegacia Regional de Polícia; falta de departamento local da Perícia Forense; precariedade dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros; e imprestabilidade do presídio local são temas a serem debatidos."

Justiça condena ex-prefeito de Granja, Esmerino Arruda

Do Inpacto Granja - "Apesar da sua renúncia, o ex-prefeito de Granja ESMERINO ARRUDA, pai do Secretário dos Esportes Dep. Gony Arruda, acaba de ser condenado pela Justiça Eleitoral. O fato é que Esmerino respondia a uma Representação por propaganda antecipada negativa que foram divulgadas em CDs distribuídos publicamente á população da cidade de Granja e dos distritos, cujo conteúdo tinha mensagens difamatórias e injuriosas contra a pessoa do Dr. Romeu Aldigueri.

Diante do fato, a Justiça, através do Juiz Eleitoral da 25ª Zona Dr. Fernando de Sousa Vicente, no último dia 23 de abril de 2012, baseada nos termos do caput do art. 36 º, da Lei nº 9.504/97, condenou o ex-prefeito Esmerino ao pagamento de multa no valor de 10.000,oo (dez mil reais). Dessa forma, o ex-prefeito Esmerino, passou a ser reincidente, pois já havia sido condenado anteriormente no processos nº 5091.2011.6.06.0025, no valor de R $ 5.000,00 (cinco mil reais). Veja o Link

Vale salientar, que neste processo, foi condenado também o Sr. Manuel Gomes Pereira (CHAPEUZINHO), cuja multa corresponde ao valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por este ser um dos responsáveis pela distribuição dos referidos CDs, conforme o mesmo declarou em juízo perante o Ministério Público Estadual. 

Utilizar-se de diversos os meios de comunicação, tais carros de sons e emissora de rádio, vem sendo uma prática comum utilizada por Esmerino Arruda, esposo da ex-prefeita Carmem Arruda, como forma de depreciar e injuriar seus adversários políticos. Diante dos fatos, a Justiça Eleitoral coibiu a todos os Diretórios Municipais esta prática, por caracterizar-se propaganda eleitoral antecipada."

Homem tenta matar a própria esposa em Coreaú

Do Sobral 24 Hs - "Na segunda-feira (23), por volta das 14h30min, a delegada municipal de Coreaú, Dra. Eveline Castro e Silva, juntamente com os policiais militares (Sgt PM Tiago, Sgt PM Barros, Cb PM Charles e SD PM Oliveira) realizaram a prisão em flagrante de Manoel de Aguiar Rocha, 30 anos, vulgo Manel Bilino. O acusado tentou contra a vida de sua esposa de nome Arlene Altino de Sousa. O crime aconteceu no distrito de Ubaúna/Coreaú.

Segundo a vítima, o acusado desferiu uma garrafada na sua cabeça, onde a mesma teve que ser socorrida com urgência ao hospital Santa Casa de Sobral. O acusado do crime foi autuado no Art. 121, II , C/C 14 do CPB."

A comunicação comunitária, um exemplo próximo

Por Benedito Gomes Rodrigues - "Em nossa vizinha Alcântaras, há mais de dois anos uma organização de jovens vem desenvolvendo projetos interessantes com a população local. Trata-se de uma ONG (Organização Não Governamental) chamada Ecos (Entidade Cooperativista Sustentável).

Desde uma mobilização para a produção de sabão ecológico, feito a partir da reuso de óleo de cozinha de domicílios e lanchonetes locais, passando por exibições comunitárias de cinema e ações diversas de incentivo à reciclagem, tais jovens intentam estimular mudanças sociais no município, viabilizadas com a força do trabalho voluntário.

Um dos empreendimentos que destaco por estas bandas é um semanário que a organização edita e distribui no município, onde são noticiados os principais acontecimentos da cidade e região e há uma parte para formação cultural e conscientização ambiental. “O Serrano”, como foi batizado o jornal, já está na sua edição nº. 105.

Mesmo com as dificuldades financeiras e editorias, o informativo entra no rol de iniciativas independentes de mídia comunitária, que insistem no incentivo à leitura e escrita.

Dos nossos amigos de cidade vizinha, fica o exemplo de iniciativa. Quiçá em terras palmenses em breve possamos também promover um jornalzinho, para informação e formação de nossa gente.

Aos que tenham interesse em conhecer a Ecos, seus membros dispõem de um blogue, onde disponibilizam o informativo em versão digital e versam sobre sua história, projetos e missão: http://ecosalcantaras.blogspot.com.br/."

Informe do Ar@quém News

Informamos a todos os internautas que acessam o Ar@quém News que por motivos técnicos não atualizamos o mesmo ultimamente. Mensionamos ainda que iremos atualizá-lo sempre que possível.

Agradece e conta com a sua compreenssão,

Hélio Costa

Oi causa transtornos a população coreauense

Do RM no Foco - "Há vários dias vemos os clientes da operadora Oi móvel de Coreaú reclamar com o sinal de transmissão. Acontece que algumas vezes, quando se está falando com outra pessoa, o sinal fica "pipocando", com falhas na comunicação, então faz-se necessário fazer um rediscagem para poder voltar ao normal. Nós do blog tentamos entrar em contato com a rede de transmissão para Coreaú más, não conseguimos. Aguardamos uma nota da empresa."

Do Blog: Caro Romildo Moura, o problema aqui em Araquém já é outro. A Claro indiretamente obrigou aos seus clientes a trocarem seus celulares para outros que contenham tecnologia 3G, pois só esses recebem sinal da empresa. O pior de tudo é que os celulares sem essa tecnologia estão sem serventia alguma. Pelo menos é o que acontece no referido distrito.