Ar@quém News - domingo, 29 de abril de 2012

Ratinho vende avião à dupla Bruno e Marrone

Ratinho resolveu trocar de jatinho. Vendeu o seu antigo King Air B200 por dois milhões de dólares para a dupla sertaneja Bruno e Marrone e, de quebra, comprou um novinho em folha da Embraer, avaliado pelo dobro do preço.
 
Fonte: Radar Online 

Brasileiros pagam R$ 194,8 bi de juros bancários por ano

Os brasileiros gastam R$ 194,8 bilhões por ano com pagamento de juros de empréstimos bancários. Isso equivale a dizer que, se todas as 54 milhões de pessoas com conta em banco hoje tivessem buscado crédito no sistema financeiro, cada uma teria um gasto anual de R$ 3,6 mil. Essa cifra corresponde à despesa só com juros, sem considerar a amortização do empréstimo principal.

Os cálculos da despesa com juros foram feitos, a pedido do Estado, pelo presidente da empresa de classificação de risco Austin Rating, Erivelto Rodrigues. Para chegar a esse resultado, foram consideradas cinco linhas de crédito: cheque especial, crédito pessoal, crédito consignado, aquisição de veículos e de bens. Os saldos e as respectivas taxas de juros cobradas em cada linha usadas no cálculo estão disponíveis no relatório de crédito de março do Banco Central. Ficaram de fora o crédito imobiliário e o cartão de crédito.

Os dados mostram que, para as linhas analisadas, o gasto com juros cresceu 60% em três anos. Em março de 2009, a despesa anual com juros das linhas de crédito analisadas era de R$ 121,5 bilhões e, em março deste ano, atingiu R$ 194,8 bilhões. No mesmo período, o saldo das operações de crédito correspondentes cresceu 85%: de R$ 264,5 bilhões em março de 2009 para R$ 490,7 bilhões em março deste ano.

"O ritmo de aumento do gasto com juros foi menor do que o aumento do volume dos empréstimos feitos ao consumidor exclusivamente por causa da redução da taxa básica de juros, Selic, já que o spread ficou estável no período", ressalta Rodrigues.

Fonte: Diário do Nordeste

Canal pago dos EUA tem programação 24 horas só para cães

Um novo canal pago promete entretenimento eletrônico para um público bastante segmentado: cães. O DogTV é o primeiro do gênero e exibe 24 horas por dia programação para cachorros. A informação é do "New York Times". 

Segundo os seus idealizadores, o objetivo do canal é manter o bicho estumulado, entretido e relaxado. 

Os programas do canal duram entre três e seis minutos e mostram gramados, bolas quicando e humanos coçando a barriga de cães. Há também atrações mais "educativas" que mostram aspiradores de pó e campainhas em ação, porém sem o barulho, para que os espectadores aprendam a lidar com a movimentação de uma casa normal.

Fonte: F5 

Sete são mortos em chacina em GO, diz polícia

Sete pessoas foram degoladas na noite de sábado (28) em uma fazenda a 43 km do município de Doverlândia, no sul de Goiás, a 413 km da capital. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas são o dono da propriedade rural, que tinha 57 anos, o filho do proprietário, 22 anos, um vaqueiro da fazenda, 34 anos, um amigo do fazendeiro, de 51 anos, a esposa desse amigo, 65 anos, o filho desse casal, de 22 anos, e a sua esposa, 24 anos.

De acordo com o segundo sargento da Polícia Militar (PM), Divino Celso Teles, em Doverlândia, a polícia soube da chacina às 21h30 do sábado. Segundo a polícia, todas as vítimas foram mortas dentro da propriedade rural. O sargento relatou que dono da fazenda e o filho foram atacados e mortos dentro da sede. Além de ter sido degolado, o dono da terra, também teria recebido golpes de arma branca no lado direito e no lado esquerdo do peito. Os dois corpos foram arrastados para o banheiro da casa. Ainda de acordo com a polícia, a porta da casa tinha sido trancada e, em um primeiro momento, só era possível ver os corpos pela vidraça do banheiro.

Com base no relato de uma testemunha, a polícia afirmou que por volta das 18h, um vizinho da propriedade acompanhado da mulher, do filho e da nora chegaram para uma visita e estranharam o fato de as lâmpadas ainda estarem apagadas. Acompanhado pelo vaqueiro da fazenda, o grupo seguiu em direção à casa para saber o que teria acontecido, mas foram atacados antes de chegarem até lá.

Fonte: Portal G1 

Um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior

Aproximidamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.

“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.

A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.

Fonte: Agência Brasil

Cerca de 3,7 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IR

O prazo para envio da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física termina amanhã (30), mas, mesmo assim, 3,73 milhões de contribuintes ainda não acertaram as pendências com o Fisco. Até as 9h de hoje (29), balanço da Receita Federal mostrava a entrega de 21,27 milhões de declarações - aproximadamente 85,08% do total estimado para este ano (25 milhões).

“Faltam muitas declarações até o final do prazo que é amanhã. Quem não enviou é bom se apressar para não enfrentar surpresas de última hora, como a falta de documentos com as informações bancárias, por exemplo ”, alerta o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

De acordo com Joaquim Adir, nesses casos, os extratos bancários para o preenchimento da declaração que não foram enviados pelos Correios pelas instituições financeiras estão disponibilizados na internet no site do banco. Para acessá-los, informou, basta o contribuinte utilizar a senha e os dados usados para verificar a conta bancária.

O prazo para a entrega começou no dia 1º de março e termina amanhã (30). A multa pelo atraso na entrega é R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço. A declaração pode ser enviada pela internet ou entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, sempre respeitando o horário de atendimento das agências.

Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e resposta para tirar as dúvidas mais frequentes.

Fonte: Agência Brasil

Brasil participa de pesquisa mundial sobre melhor momento de iniciar tratamento contra o HIV

Sete centros de pesquisa brasileiros vão participar de um dos maiores estudos internacionais para o tratamento contra o vírus HIV. Chamado Start, o projeto tem como principal objetivo descobrir o melhor momento para começar o tratamento com drogas antirretrovirais. No Brasil, a indicação para o início da terapia anti-HIV é feita quando o CD4 (células de defesa no sangue) está abaixo de 350 células por milímetro cúbico. Acima disso, considerada imunidade normal, os médicos não recomendam o início do tratamento, já que os medicamentos podem trazer efeitos colaterais.

“O paciente, quando não está tratando o HIV, convive com um processo de atividade inflamatória. E foi se descobrindo que essa inflamação é deletéria. Conviver com o vírus com atividade inflamatória leva a danos teciduais no pulmão, no cérebro, por exemplo. O que se tem agora em evidência é que viver com o vírus HIV pode estar associado a um envelhecimento precoce”, disse o médico Luiz Carlos Pereira Junior, coordenador da pesquisa no Brasil.

De acordo com Pereira, a pesquisa pretende encontrar o melhor momento para iniciar o tratamento, nem cedo demais, quando o paciente pode sofrer com os efeitos colaterais dos medicamentos, nem tarde demais, quando a atividade inflamatória do vírus pode prejudicar algum órgão. Serão dois grupos de pacientes. Metade farão o tratamento como é executado hoje, com a imunidade baixa. A outra metade tratará o vírus com a imunidade normal.

Os resultados deverão ser apresentados em cinco anos. No total, participam 226 centros de pesquisa de 35 países, sendo sete no Brasil, coordenados pelo Instituo Emílio Ribas, em São Paulo, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No Brasil, a pesquisa deverá ter a participação de cerca de 500 pacientes. Interessados em participar devem ter o diagnóstico do HIV, e imunidade normal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3085-7059 do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.

Fonte: Agência Brasil

Sílvio Santos perde a calça em gravação e autoriza veiculação

O apresentador Sílvio Santos pagou um mico durante a gravação do último “Programa Sílvio Santos”, que irá ao ar neste domingo (29), a partir das 20 horas. A calça do apresentador caiu e gerou um misto de constrangimento com gargalhadas do público.

Sílvio Santos foi levado de volta ao camarim, que providenciou a troca da roupa. Para a surpresa da produção do programa, Sílvio Santos não quis regravar a cena e autorizou a veiculação do mico.

Em canal aberto, o SBT agora é transmitido em Fortaleza pela Nordestv, de Sobral (canal 20).

Fonte: Blog do Eliomar / Com Agências

Pré-candidato a prefeito de Caucaia aposta em estratégia de campanha usada por Obama

O empresário Paulo Gurgel, pré-candidato a prefeito de Caucaia pelo PSDB, está procurando inovar na maneira de fazer política. Inspirado no projeto de Obama, ele está aplicando aquilo que os marketeiros chamam de “Grassroot Marketing”. São  ferramentas e instrumentos de marketing em grupos de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de transformar  pessoas em evangelizadoras do projeto ou de idéias.

A diferença entre os evangelizadores e simpatizantes (ou eleitores) se dá de forma  intensa, pois enquanto um simpatizante (eleitor) apenas vota o evangelizador divulga o candidato e suas idéias. E aí está a diferença. Na sua última reunião mais de 70 jovens eles decidiram que Paulo eleito deverá criar uma “Coordenação de Juventude”, com  mais de 69.000 jovens (de 16 a 29 anos) de Caucaia.

Paulo Gurgel  aceitou a proposta e inseriu em seu plano de governo. Quem dar suporte de marketing ao Paulo é o marketólogo Augusto Coelho.

Fonte: Blog do Eliomar 

Busca do Google relaciona homem com crimes e o faz perder o emprego

Um japonês entrou com uma petição na corte de Tóquio após perceber que, quando seu nome era digitado na busca do Google, a ferramenta de autocompletar o relacionava a atos criminosos. Segundo ele, isso gerou a demissão de seu último trabalho, e tem sido um problema em entrevistas de emprego. 

Segundo o site Japan Times, o homem, que não quis revelar seu nome, teria entrado em contato com o Google para tentar solucionar o caso, mas a empresa nunca o respondeu. “Isso pode gerar danos irreparáveis, como perda de emprego ou até falência, somente pelo fato de mostrar resultados que constituem na difamação ou violação de privacidade de uma pessoa”, explicou o advogado do homem, Hiroyuki Tomita.

Uma fonte do Google revelou que esta função de autocompletar uma busca foi feita para auxiliar os usuários, mostrando quais palavras são mais comuns, baseado em cliques de outros internautas. Apesar de se defender, a empresa admitiu que irá rever o caso e poderá deletar alguns termos específicos da busca.

Fonte: TechTudo / Via Cnet