Ar@quém News - terça-feira, 29 de maio de 2012

Justiça condena Record a indenizar policial após reportagem

O juiz da 11ª Vara Civil de João Pessoa (PB) Rodrigo Marque da Silva Lima determinou que a Rede Record pagará indenização de R$ 30 mil ao major Gutemberg Nascimento de Lima, da Polícia Militar da Paraíba.

Segundo o site PARAIBA.com.br, a emissora veiculou em rede nacional a imagem do oficial e o acusou de participação em um grupo de extermínio atuante no estado da Paraíba.

A sentença se deu por danos morais, ato ilícito, investida caluniosa contra o major, dentre outras infrações. De acordo com o juiz, a emissora exibiu a imagem com a acusação sem qualquer prova documental de origem pública. 

Na ação na Justiça, o major declarou ter sofrido danos à sua imagem. "A justiça tarda, mais não falha e eu só tenho a lamentar esse ato de injustiça, de inverdades cometidas por um parlamentar eleito para defender o povo contra um agente público e, acima de tudo um cidadão de bem com larga folha de prestação de serviços a comunidade", disse.

Fonte: Portal Imprensa

Ar@quém News - segunda-feira, 28 de maio de 2012

Suspeito de agressão, Justin Bieber está sendo procurado pela polícia

Os problemas do cantor Justin Bieber, 18, com um paparazzo no último domingo (27) parecem que não terminaram com a discussão entre os dois.

Depois de o fotógrafo acusar Bieber de agressão, a polícia de Los Angeles quer conversar com o cantor.

De acordo com a rede "Fox News", o homem ligou para a emergência e se queixou para o xerife local de dores no peito.

Bieber, que estava acompanhado da namorada, a cantora Selena Gomez, deixou o local antes da chegada da polícia, que agora quer saber a versão dele sobre o incidente. 

Fonte: F5

Seca deixa 91% dos municípios cearenses em situação de emergência

O governo do Ceará anunciou nesta segunda-feira (28) que 168 dos 184 municípios do Estado estão em situação de emergência. A informação foi divulgada durante reunião entre prefeitos de diversas cidades e o governador Cid Gomes, em Fortaleza. Durante o encontro, foi anunciada a liberação de R$ 16 milhões para recuperar, instalar e perfurar poços profundos no Estado, como medida urgente de combate aos efeitos da seca.

Antes do evento, 38 municípios já tinham decretado situação de emergência. No entanto, durante o evento, um decreto assinado pelo governador reconhece que mais 130 municípios também estão na mesma situação emergencial.

Fonte: Jangadeiro Online

Britânica Diageo compra cachaça Ypióca por R$ 900 milhões

Foto: Rafa Eleutério
O grupo britânico de bebidas Diageo anunciou nesta segunda-feira (28) acordo para comprar a fabricante brasileira de aguardente Ypióca por cerca de R$ 900 milhões (300 milhões de libras/469 milhões de dólares), aumentando presença em mercados emergentes enquanto briga por um maior espaço em tequila.

A produtora do uísque Johnnie Walker e da vodca Smirnoff, que tem planos de ter metade das suas vendas em mercados emergentes até 2015, anunciou nesta segunda-feira acordo para comprar a marca Ypióca de sua família controladora, além de parte dos ativos de produção e distribuição da bebida.

A Ypióca é a terceira maior marca do mercado de cachaça e líder de um segmento de rápido crescimento dessa bebida, o premium. A companhia, fundada em 1846 e com sede em Fortaleza, emprega cerca de 3,2 mil funcionários e tem cinco fábricas no país. A cachaça responde por cerca de 80 por cento da indústria brasileira de bebidas destiladas.

"O Brasil é atrativo, um mercado de rápido crescimento para a Diageo com demografia favorável e crescente renda disponível. A aquisição da Ypióca nos dá a marca premium líder na maior categoria local de bebidas destiladas", disse o presidente-executivo da Diageo, Paul Walsh.

Fonte: Diário do Nordeste

Lula diz estar 'indignado' com reportagem da "Veja"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje estar indignado com a reportagem da revista "Veja" na qual o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) afirma ter ouvido do petista pedido de adiamento do julgamento do mensalão. "Meu sentimento é de indignação", afirmou o ex-presidente em nota.

Segundo a revista, Mendes relatou que, em encontro em abril, Lula propôs blindar qualquer investigação sobre ele na CPI que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. Em troca, o ministro apoiaria o adiamento do julgamento.

De acordo com a nota de Lula, a versão da revista sobre o teor da conversa é inverídica. O ex-presidente afirma que nunca interferiu em decisões do Supremo e da Procuradoria-Geral da República nos oito anos em que foi presidente, inclusive na ação penal do mensalão.

"O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja", afirmou Lula.

A reunião ocorreu no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-ministro do Supremo. Lula disse a Mendes, segundo a "Veja", que é "inconveniente" julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que o ministro se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado na CPI.

Jobim confirmou o encontro em seu escritório, mas negou o teor. 

Fonte: Diário do Nordete

Shopping Iguatemi comemora 30 anos

O Shopping Cener Iguatemi, o primeiro de grande porte a ser construido no Ceará, comemora 30 anos. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa promoverá nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, uma sessão solene.

A iniciativa é dos deputados Hermínio Resende (PSL) e Fenadna Pessoa (PR). Na ocasião, haverá homenagem ao controlador do shopping, o ex-senador Tasso Jereissati.

Varias lideranças empesariais e políticas marcarão presença. O shopping vive no momento maios uma expansão. Tasso Jereissati constroi atualmente dois novos shoppings fora do Ceará: um em Belém (PA) e outro no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Blog do Eliomar

Cid evita falar de eleições e decreta estado de emergência em 168 municípios

“Eu não vou tratar de eleição!”, afirmou o governador Cid Gomes (PSB) após reunião, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, com prefeitos e representantes do Exército, onde tratou sobre ações de combate à estiagem que se registra na maioria dos municípios do Estado. Lembrou que estava ha´cinco horas tratando só sobre o tema e que essa era sua prioridade.

Cid Gomes cortou a conversa e disse que não falaria nesse tema em respeito aos que estão passando dificuldades por conta da seca. Ele anunciou que vai pagar seis e não só cinco parcelas do Garantia Safra, que dá no total R$ 32 milhões. Isso para 240 mil famílias atingidas pela estiagem. O desembolso começa em junho próximo.

O governador observou que o inverno no Estado foi irregular e abaixo da média em vários municípios e que por isso decretou estado de emergência em 168 municípios, o que evitará maior burocracia na liberação do apoio financeiro. Por conta disso, terá que avaliar caso a caso. Ele adiantou que continua o trabalho de implantação de cisternas e que a previsão é de mais 40 mil cisternas, além de sistemas de abastecimento de água para mais 15 mil famílias.

Anda sobre a quadra invernosa, Cid disse que 2010 foi pior que 1958, mas preferiu aguardar um estudo completo a ser liberado pela Funceme para informar se 2012 está sendo o pior ano de estiagem.

Fonte: Blog do Eliomar

Confira o gabarito do concurso público de Tianguá

O Instituto Cidades, responsável pela realização do concurso público da prefeitura de Tianguá, divulgou hoje (28) em seu site o gabarito das provas realizadas nos dias 26 e 27. Click AQUI para baixar o mesmo.

O Instituto Cidades informa:

"Os candidatos que desejarem impetrar recurso contra o gabarito poderão fazê-lo presencialmente ou por procurador nos dias 29 e 30 de maio na Secretaria de Administração de Tianguá, situada a Av. Moisés Moita, 785 – Planalto – Tianguá/CE, das 8h às 12h e das 13h às 17h."

Prefeito Manoel Conrado recorre na justiça e volta a administrar prefeitura de Uruoca

Segundo o blog Notícias de Senador Sá, na manhã desta segunda-feira o prefeito de Uruoca, Manoel Conrado, voltou a administrar a cidade.

Conrado foi afastado de seu cargo pela Câmara Municipal na última sexta-feira, ele foi acusado de fraudar licitações e por improbidade administrativa.

Hoje, três dias após a decisão, o mesmo recorreu na justiça e ganhou através de liminar o direito de voltar a exercer seu cargo a frente do município de Uruoca.

O jornalismo não está acima da lei nem pode pisotear ninguém

Quando se discute liberdade de imprensa no Brasil, os sinais costumam chegar truncados. Às vezes por ingenuidade, normalmente por má-fé, quem defende esse princípio universal de forma absoluta e radical costuma ser instrumento de uma manipulação que só convém ao pior tipo de interesse.

Os usurpadores da democracia são canalhas da pior natureza. Historicamente, se bandeiam para o lado da opressão ao menor sinal de fraqueza dos que verdadeiramente defende valores como justiça, igualdade e tolerância. São predadores da civilização.

Não estou falando apenas dos policarpos e comunicadores com algum lastro de cultura. Esses são os profissionais que, a peso de ouro, conspurcam a República e se aliam aos poderosos mais inescrupulosos. Também há o baixo clero, o esgoto, a excrescência, os que praticam os abusos mais indecorosos, a troco de nada, sem nenhum requinte , a não ser o de crueldade.

Se tiver estômago, assista a esse vídeo, de uma concessionária da Band na Bahia, em que uma suposta repórter chega ao mais baixo nível da comunicação. Parece que ela está fazendo teste para entrar no CQC. Caso não soubesse se expressar por meio de palavras, característica a princípio humana, seria o mais acabado exemplo de animal selvagem e ilógico. Desumano.

 

Antes de mais nada: não estamos aqui para defender bandido. O desgraçado da "reportagem" assume seus crimes e nem protesta quando, de passagem, narra ter sofrido prováveis agressões físicas. Só insiste com veemência que umas das acusações não procede, a de estupro. Tudo isso, a veracidade ou não do discurso do marginal, é irrelevante diante da postura da pretensa entrevistadora.

Nem vale a pena perder tempo com ponderações. Essa moça, Mirella Cunha, é o que, além de ridícula? Meu repertório de adjetivos infames é vasto, mas insuficiente para descrever o asco que ela me despertou. Que Constituição se prestaria a garantir o direito de alguém, sádica e bestialmente, humilhar, constranger e tripudiar? Para depois julgar de forma sumária? Nenhuma Carta Magna permite esse arbítrio, muito menos a nossa. Isso não é liberdade de imprensa. É abuso, sociopatia, desvio moral, a indecência que vocês imaginarem. Tudo, menos jornalismo.

Essa moça que aparece segurando um microfone merece ser processada. Ela é uma esculhambação, uma meliante indigna dessa e muitas outras profissões. A que ponto chegamos? Mais do que a Justiça, a própria imprensa não pode dar cobertura à existência desse tipo de profissional.

Cabe uma precaução: a censura prévia é impensável, destruiria os pilares do jornalismo. Mas, a partir do momento que algo foi publicado, cada veículo deve se responsabilizar pelas consequências do que divulgou. Se houve erro, assuma. Se houve crime, que pague por ele.

Ninguém, nem nada, pode estar acima da lei. Nem mafiosos nem garotas de programa (jornalístico, no caso).

Fonte: O Provocador