Ar@quém News - quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeito afastado de Ipu é internado no Prontocárdio

O prefeito afastado de Ipu, Sávio Pontes (PMDB), está internado no Hospital Prontocárdio. Preso no Quartel do Corpo de Bombeiros, Sávio teria apresentado problemas de pressão alta.

Sávio é acusado pelo Ministério Público Estadual de integrar um esquema de desvio de cerca de R$ 3 milhões em projetos de construção de kits sanitários. É o chamado “Escândalo dos Banheiros”.

Sávio Pontes passa bem, segundo funcionários do Prontocárdio, mas continua em observação.


Fonte: Blog do Eliomar

Curso de Medicina da UFC Sobral é destaque em programa da Rede Globo

Sobral esteve recentemente em evidência nacional através do programa Globo Universidade, que faz parte do projeto Globo Cidadania da Rede Globo de Televisão. Desta vez a reportagem tratou sobre a interiorização dos cursos de Medicina, e o curso da UFC Campus de Sobral ganhou destaque. Para assistir ao programa na íntegra, clique AQUI

Fonte: Sobral em Revista

Ar@quém News - terça-feira, 26 de junho de 2012

Lula, Haddad e Ratinho são multados por propaganda antecipada

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo decidiu multar o ex-presidente Lula, o candidato do PT à prefeitura, Fernando Haddad, e o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, por propaganda eleitoral antecipada

Cada um deles deverá pagar R$ 5.000. A decisão foi motivada por uma queixa do PPS.

No dia 31 de maio, Lula participou do "Programa do Ratinho", do SBT. O ex-presidente ficou por mais de 40 minutos no ar. Durante a entrevista, Lula falou de Haddad, justificou a escolha do ex-ministro da Educação como candidato do PT e disse que São Paulo precisava "ter alguém que tenha o entusiasmo que ele teve quando era ministro."

No meio do programa, Haddad foi convidado para ir ao palco e foi exibido um vídeo sobre o ProUni, programa que ele capitaneou no Ministério da Educação.

Em sua decisão, a juíza Carla Themis Lagrotta Germano afirma que "ficou demonstrado que houve realização de propaganda eleitoral extemporânea, eis que a conduta dos representados ofende às disposições legais aplicáveis".

Segundo ela, "embora a entrevista tenha cuidado de diversos assuntos relativos à vida pessoal e pública do ex-presidente, a inserção do pré-candidato foi realizada de maneira ambientalizada e não improvisada".

A juíza sustenta ainda que Ratinho teria tentado passar a impressão de que havia ficado "surpreso" com a visita de Lula e Haddad ao programa.

"Entretanto, o vídeo referido [sobre o ProUni] demostra que o apresentador e a emissora de televisão estavam preparados para a visita do ex-presidente e do pré-candidato", diz a magistrada.

Na decisão, a juíza afirma ainda que há "clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o 'novo' na política, e naquele que a população irá votar, porque quer mudança".

Lula, Haddad, a emissora e Ratinho podem recorrer. Segundo o processo, Lula e Haddad alegaram que a aparição no programa foi uma simples entrevista.

Ratinho e o SBT alegaram que a realização dos programas da emissora se dá nos limites estabelecidos pela legislação eleitoral e que o "Programa do Ratinho" tem pautado a presença de todos os pré-candidatos à eleição municipal.

Fonte: Diário do Nordeste

Tarifa é redefinida e conta de luz terá aumento

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) redefiniu nesta terça-feira (26/06), durante reunião pública, as tarifas da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Com isso, o efeito médio ao consumidor cearense, resultante da diferença entre revisão tarifária e do reajuste, passou dos -7,61% (anunciados em abril e já vigentes desde então) para -6,76%. Ou seja, incidirá um aumento médio de 0,9 ponto percentual na conta de energia.

A medida foi necessária devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou novamente válida uma liminar pedida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que impede a Aneel de considerar, no cálculo, o benefício fiscal das distribuidoras que se situam nas regiões Norte e Nordeste. A Agência explica que, se pudesse considerar o benefício, as tarifas seriam mais negativas em prol dos consumidores.

Fonte: Diário do Nordeste

Gilberto Gil faz hoje (26) 70 anos

Foto: Orlando Oliveira / AgNews
Gilberto Gil, ícone da música brasileira, celebra seu 70º aniversário nesta terça-feira (26).

Um dos integrantes do tropicalismo, movimento cultural dos anos 60 e 70, Gil ainda se mantém no auge da carreira por meio de sucessos históricos. Entre eles, Domingo no Parque,Oriente, Lugar Comum, Nossa Gente (Avisa Lá), Preciso Aprender a Só Ser, Expresso 2222 e Aquele Abraço.

Para comemorar o aniversário, Gil preparou um novo espetáculo reunindo diversos hits. O cantor baiano levará o show para vários lugares no Brasil e da Europa.

No Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmos, o compositor repassa sua trajetória musical acompanhado de seu filho, o também guitarrista Bem Gil, o violoncelista Jacques Morelenbau, o violinista Nicolas Kassik, o percussionista Gustavo di Dalva e uma orquestra sinfônica.

O espetáculo tem canções em português, inglês e espanhol. E tudo será registrado para gravar um DVD acompanhado de um livro.

Fonte: R7

Dilma não será convocada a depor na Comissão da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade não vai convocar a presidente da República, Dilma Rousseff, para depor sobre as torturas que sofreu quando estava presa no período da ditadura militar. Na semana passada, documentos divulgados pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas revelaram o depoimento prestado por Dilma em 2001, no qual ela descreve as sessões de tortura às quais foi submetida em 1972, em Juiz de Fora (MG).

De acordo com o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tudo o que tem relação com a presidente foi trazido do Conselho de Direitos Humanos de Minas (Conedh-MG), onde o depoimento estava arquivado. “Não tem mais do que aquilo. Ela já disse muita coisa naquele depoimento”.

No testemunho, Dilma revelou que chegou a ser agredida com socos no maxilar. “Minha arcada girou para outro lado, me causando problemas até hoje, problemas no osso do suporte do dente. Me deram um soco e o dente se deslocou e apodreceu”.
 
Fonte: JB Online

Resultado preliminar do concurso de Tianguá

O Instituto Cidades, responsável pela realização do concurso público da prefeitura de Tianguá, divulgou hoje (26) em seu site o resultado preliminar das provas realizadas nos dias 26 e 27. Click AQUI para baixar o mesmo.

Dona de casa recebe R$ 10 mil após encontrar camisinha em extrato de tomate

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou nesta segunda-feira que manteve a condenação por danos morais da empresa  Unilever Brasil Ltda., que foi obrigada a pagar R$ 10 mil a uma dona de casa que encontrou um preservativo aberto dentro de uma lata de extrato de tomate.

De acordo com o STJ, após preparar e consumir o jantar com a sua família, a dona de casa iria guardar o restante do extrato de tomate quando encontrou o preservativo masculino no fundo da lata. A mulher levou a lata para análise em uma universidade e contatou o fabricante. Porém, a Unilever Brasil não quis pagar amigavelmente uma indenização.

Após a abertura do processo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) condenou a empresa a pagar R$ 10 mil por danos morais, porém a Unilever alegou que o preservativo não poderia ter sido colocado na fábrica, já que todo o processo é mecanizado. Além disso, a companhia afirmou não ter que pagar indenização por danos morais, "já que a dona de casa se sentiu confortável para dar entrevistas à imprensa".

Porém, a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, rejeitou as alegações, já que não se podia excluir todas as hipóteses que possibilitariam a presença da "camisinha" na embalagem e de que "contar o que aconteceu é parte do processo de expiação do mal", afirmou.

Procurada pelo Terra, a Unilever Brasil ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Portal Terra

Facebook muda endereço de e-mail dos usuários sem avisar

Você tem um endereço de e-mail visível para os amigos em seu perfil do Facebook? Então é bom verificar: a rede social trocou os endereços exibidos no perfil dos usuários por um endereço do tipo nome@facebook.com. Ele se refere à conta de e-mail que todos os usuários do Facebook possuem, mas que quase ninguém usa.

O Facebook não avisou que estava fazendo a troca. Ela foi percebida neste fim-de-semana por alguns usuários e confirmada por EXAME.com. É possível que tenha acontecido há vários dias e não tenha sido notada antes.

Mensagens enviadas ao endereço nome@facebook.com são exibidas na própria rede social. Para vê-las, deve-se clicar no item Mensagens, na coluna esquerda da página inicial do site. Mas aquelas que são enviadas por pessoas que não são contatos do usuário ficam na caixa Outras, também dentro de Mensagens. Como pouca gente costuma receber e-mail por esse caminho, a troca causou alguma confusão.

Mas é fácil desfazê-la. Basta entrar na Linha do Tempo e clicar no link Sobre que aparece abaixo da foto e das informações básicas. Depois, deve-se rolar a página até o item Informações de Contato. Lá, clica-se no botão editar para escolher os endereços de e-mail que serão exibidos.

O Facebook anunciou, hoje, uma nova função que permite localizar amigos que estão fisicamente próximos usando um smartphone.

Fonte: Exame

Bispo flagrado com loira em praia renuncia a diocese


O bispo Fernando Bargalló, fotografado em trajes de banho com uma mulher em um luxuoso resort mexicano, renunciou à diocese de Merlo-Moreno, na província de Buenos Aires, informou nesta segunda-feira uma fonte eclesiástica. "Estamos em condições de confirmar a renúncia de monsenhor Bargalló. (Ele) fez uma reunião com os sacerdotes da diocese e renunciou", disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

Bargalló, de 57 anos, afirmou que a mulher era uma "amiga de infância" e, por isso, as fotos mostravam cenas de certa intimidade. Ele é presidente da Cáritas na América Latina, organização de ajuda aos pobres ligada à Igreja Católica.

"Não sabemos se a relação (entre o bispo e a mulher) prossegue", disse a fonte, que destacou que Bargalló "nunca manejou dinheiro da Cáritas, o que era feito por administradores leigos" da organização. Apenas o fato de o bispo se hospedar em um hotel cinco estrelas quando promove uma campanha de doações para caridade foi suficiente para abalar a Igreja argentina.

Fonte: Veja