Ar@quém News - quinta-feira, 28 de junho de 2012

EUA: justiça aprova a reforma da saúde de Obama

Foto: Joshua Roberts / Reuters
A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, por 5 votos a 4, uma das principais bandeiras de Barack Obama na campanha que o elegeu em 2008 - e de todo o seu mandato. O tribunal considerou constitucional toda a reforma de saúde aprovada em 2010, inclusive o ObamaCare, a controversa proposta de tornar obrigatório a todos os americanos, exceto aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza, adquirir um plano de saúde. A decisão representa uma vitória para Obama, que tenta a reeleição em novembro e aparece tecnicamente empatado com o rival republicano, Mitt Romney.

Acreditava-se que a proposta pudesse ser barrada com a invocação, pela corte, da Cláusula de Comércio, que derrubou nos últimos anos diversas leis consideradas por demais intervencionistas. Os juízes, no entanto, julgaram que a Constituição dá, sim, ao Congresso, o poder de exigir da população a compra de planos de saúde. Alcançado um empate, coube ao presidente do tribunal, John Roberts, indicado pelo republicano George W. Bush à Suprema Corte, o voto final. E ele selou o placar. Com isso, todos os americanos deverão obter um seguro médico antes de 2014, sob pena de incidir em sanções financeiras.

Fonte: Veja

Correios vão contratar quase 10 mil novos empregados

Os Correios vão ampliar seu quadro de pessoal em 9.904 novas vagas. A empresa poderá contratar os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva, para os cargos e localidades em que haja necessidade.

Para atender outros locais e cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios realizarão novo concurso no segundo semestre.  A ampliação foi autorizada pelo Ministério do Planejamento na última quarta-feira.

A maioria das vagas aprovadas destina-se para a área operacional da empresa --carteiros e operadores de triagem e transbordo. Os Correios contam atualmente com 115 mil empregados, sendo 57 mil carteiros.

A autorização prevê que o preenchimento das vagas se dê de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata (a partir do próximo dia 1), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013.

No ano passado, os Correios realizaram concurso para todas as áreas da empresa. Até o momento, já contrataram 10.381 novos empregados aprovados nessa seleção, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano. 

Fonte: Folha

Nova vice de Haddad diz não ver problema em aliança de PT com Maluf

A nova vice da chapa de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, Nádia Campeão (PC do B), disse nesta quinta-feira (28) não ver problemas na aliança com o deputado Paulo Maluf (PP).

Ela saiu em defesa da união com o ex-adversário, que levou sua antecessora, Luiza Erundina (PSB), a protestar e abandonar a campanha.

"Nós temos de lidar com o fato de que é importante ter um outro partido na aliança, o PP. Concordo com o que já disse o Haddad: não é o caso de personificar esse apoio do PP. Mas não vejo problema, não", disse.

O PT submeteu a escolha de Nádia a Maluf, como informou a Folha, antes de formalizá-la. O ex-deputado deu aval à comunista por meio de seu braço direito Jesse Ribeiro, secretário-geral do PP em São Paulo.

Apesar da defesa da união com Maluf, a nova vice de Haddad defendeu que PT, PC do B e PSB sejam o "centro político" da campanha. Em 2007, quando os petistas ensaiaram uma aproximação com o ex-prefeito, ela disse que seu partido não compactuaria com a guinada "à direita".

"Foi um comentário político no sentido de que era muito melhor a Marta [Suplicy] e o PT se aproximarem do bloquinho (PC do B, PDT e PPS) do que uma aproximação mais à direita", justificou a comunista nesta quinta-feira.

Forçado a desistir da pré-candidatura a prefeito pelo PC do B, o vereador Netinho de Paula era aguardado na apresentação da nova vice, num hotel da região central, mas não compareceu. Na segunda-feira, ao confirmar a desistência, ele disse estar com o "coração ferido".

Nádia disse que Netinho confirmou presença e "estava vindo aí, mas não conseguiu chegar por causa do trânsito". A assessoria dele não foi localizada. 

Fonte: Folha

Juristas concluem texto para mudar Código Penal

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu ontem o anteprojeto do novo Código Penal, que deve ser votado até o fim deste ano. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente da comissão de juristas que preparou o texto, Gilson Dipp, ressaltou que, durante os sete meses de trabalho e as 24 reuniões, "nenhum tabu foi deixado de lado".

As mudanças propostas envolvem questões polêmicas, como a extensão de casos em que a mulher poderá realizar o aborto. Crimes cibernéticos também estão entre os pontos tratados pelos juristas. Por exemplo, quem invadir um site, mesmo que não divulgue os dados, receberia pena de seis meses a um ano de prisão. Os casos de bullying também podem se tornar crime com pena de 1 a 4 anos de prisão.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Por falta de provas, humorista Mução é liberado pela Polícia Federal

A Polícia Federal, em operação realizada nesta quinta-feira (28) contra pornografia infantil, prendeu o radialista Mução em Fortaleza. Por falta de provas, de acordo com o portal NE 10, Rodrigo Vieira Emerenciano, o Mução foi liberado na tarde desta quinta-feira.

Até o momento, 18 pessoas foram presas em todo o Brasil, de acordo com a PF. Fortaleza é uma das 27 cidades brasileiras que serão alvo da operação da Polícia Federal chamada de "Dirty-Net", que pretende combater uma quadrilha acusada de crimes de pornografia infantil na internet. A PF afirmou que não divulgará os nomes dos envolvidos para garantir sigilo à identidade dos acusados.

Em Fortaleza, o mandado de busca e apreensão foi expedido pela 13ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária de Pernambuco.

A ação visa dar cumprimento a 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Ceará lidera ranking negativo da gripe A no Nordeste


O Ceará é o estado do Nordeste com maior número de casos confirmados e de mortes por gripe A (gripe H1N1) em 2012, segundo levantamento feito pelo Jangadeiro Online. O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) aponta que, entre 1º de janeiro e 16 de junho, foram notificados 501 casos da doença em 18 municípios cearenses, com 138 confirmações, oito mortes e 363 casos descartados.

Em relação aos óbitos, Fortaleza aparece como a capital com maior número de registros: três pessoas morreram em 2012. As outras cinco mortes no Ceará aconteceram nos municípios de Beberibe, Monsenhor Tabosa, Maranguape, Crateús e Madalena. De acordo ainda com números da Sesa, dos oito casos letais, seis eram mulheres, das quais uma estava grávida.

“É complicado dizer porque o Ceará tem as maiores estatísticas. Temos de avaliar diversos fatores”, afirma coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, doutor Manoel Fonsêca. Ele diz que um dos motivos é que o Estado possui a segunda maior população do Nordeste (8.810.087 habitantes), ficando atrás apenas da Bahia (13.633.969).

Fonte: Jangadeiro Online

Mala com cerca de R$ 700 mil é encontrada em Fortaleza

Uma mala com cerca de R$ 700 mil foi encontrada na manhã desta quinta-feira (28), na rua Desembargador Feliciano Ataíde, por trás do Siará Hall, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. As informações da polícia indicam que todas as notas são faltas.

De acordo com Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a polícia chegou ao local após ligação anônima. A Polícia Federal foi acionada. Quando os policiais chegaram lá, confirmaram a existência da mala com notas que somavam cerca de R$ 700 mil. O material foi apreendido e encaminhado à sede da PF.

Segundo a polícia, todas as notas são falsas, apesar de apresentarem o selo do Banco Central. De acordo com a PF, o caso será investigado para saber a procedência da quantia encontrada.

Fonte: Jangadeiro Online

Wikileaks diz que golpe no Paraguai é planejado desde 2009

Foto: REUTERS
O processo de impeachment do presidente do Paraguai Fernando Lugo durou apenas um dia e meio. Mas telegramas da embaixada americana em Assunção revelados pelo site WikiLeaks indicam que desde meados de 2009 há movimentações para a destituição do presidente paraguaio.

O documento, de 28 de março de 2009 e classificado como secreto, informa a existência de persistentes rumores de que o ex-chefe das forças militares paraguaias Lino Oviedo e o ex-presidente paraguaio pelo partido Colorado Nicanor Duarte estariam trabalhando juntos para retomar o poder por meios legais caso o presidente não resistisse politicamente. A estratégia, diz a mensagem, era aproveitar qualquer "passo em falso" de Lugo.

Aliados do ex-presidente Lugo já avaliam a possível candidatura do líder para o Senado paraguaio, conforme informações publicadas ontem pelos principais jornais do país.

A ideia é capitalizar a repercussão internacional da destituição de Lugo para que o ex-mandatário encabece uma grande chapa de candidatos de esquerda ao Legislativo em 2013.

Segundo Mario Ferrero, um dos integrantes da chamada "Frente Guasu" (frente de esquerda que apoiou Lugo no poder), a decisão sobre o destino político do ex-presidente deve ser tomada nas próximas semanas. "Vou ser muito sincero, ainda que muitos me critiquem por isso, mas se Lugo não tomar uma decisão logo, a esquerda se desmantela", disse Ferrero.

Ricardo Canese, outro porta-voz da frente de esquerda, admitiu que a agremiação considera difícil que Lugo retorne à Presidência. Canese ressaltou que, apesar dessa avaliação, a esquerda paraguaia deve estimular protestos contra o novo governo.

Ontem, centenas de camponeses ocuparam uma rodovia na zona de Alfonso Cue (em Horquete, cidade a 428 km da capital), reivindicando o retorno de Lugo ao poder, e prometendo paralisar o trânsito periodicamente.

Fonte: Diário do Nordeste

Anatel lança edital com 46 vagas em sete estados

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) recebe, a partir das 10h do dia 9 de julho, as inscrições do concurso que vai preencher um total de 46 oportunidades, sendo três reservadas aos candidatos com deficiência, nas carreiras de técnico e analista administrativos. (Confira o edital)

Para concorrer a técnico (42), o interessado deve possuir o nível médio completo. Os aprovados serão lotados nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Maceió (AL), Recife (PE) e São Paulo (SP). Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração é de R$ 4.760,18.

Profissionais com formação superior em qualquer área se inscrevem para analista (4). Todas as vagas são para Brasília (DF). O salário oferecido é de R$ 9.263,20 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão aceitas até o dia 30 de julho exclusivamente pelo site www.cespe.unb.br/concursos/ANATEL_12. Os valores das taxas de participação são de R$ 45 (técnico) e R$ 84 (analista).

Para analista, haverá as etapas de provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos e curso de formação profissional. Já os candidatos a técnico passam somente por provas objetivas.

As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de analista terão duração de cinco horas e meia e serão aplicadas no dia 16 de setembro, no período da manhã. Para o cargo de técnico, as avaliações terão duração de três horas e meia e acontecem na mesma data, mas no turno da tarde.

Os locais e os horários de realização dos exames estarão disponíveis para consulta no site www.cespe.unb.br/concursos/ANATEL_12, a partir de 6 de setembro.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Humorista Mução é preso em operação da PF em Fortaleza

O apresentador de rádio “Mução”, Rodrigo Vieira Emerenciano, foi preso na manhã desta quinta-feira (28), em Fortaleza, acusado de divulgar pornografia na Internet. Ele é alvo de investigação na operação de combate à pedofilia e pornografia infantil na Internet da Polícia Federal (PF). O humorista apresenta um programa diário que é transmitido para vários estados.
O radialista foi preso no bairro de Meireles, onde mora atualmente. Segundo informações do portal JC Online, ele foi preso mediante mandado de prisão preventiva temporária, podendo passar até dez dias detido.

Na casa de Mução, a Polícia Federal apreendeu tablets, HDs e notebooks para maiores investigações. Se o crime for flagrado nos materiais, o apresentador permanece preso em Fortaleza. Se não, será encaminhado ao Recife, onde começaram as investigações. A previsão da PF é que a conclusão seja ainda nesta quinta-feira, 28.

Operação

A Operação DirtyNet está cumprindo 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão de uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil na Internet, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Há seis meses a Polícia Federal monitora redes privadas de compartilhamento de arquivos na internet, onde foram detectadas intensas trocas de material de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Os suspeitos, integrantes de um mesmo grupo, valendo-se da suposta condição de anonimato na rede, trocavam milhares de arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual. Além da troca de arquivos foram identificados ainda relatos de outros crimes praticados pelos envolvidos contra crianças, inclusive com menção a estupro cometido contra os próprios filhos, sequestros, assassinatos e atos de canibalismo. 

Fonte: O Povo Online