Ar@quém News - quarta-feira, 4 de julho de 2012

Manifestantes tentam agredir Cid durante convenção no Crato

Na noite desta sexta-feira (29), estudantes e militantes do PSTU tentaram agredir o governador Cid Gomes e o seu irmão, o ex-deputado federal Ciro Gomes, durante convenção do PSB no Crato. As informações foram repassadas ao Portal Cnews por testemunhas que presenciaram as agressões sofridas pelo governador.

Ainda de acordo com relatos de testemunhas, a manifestação havia sido marcada pelos militantes do PSTU e estudantes da URCA no início da tarde. Quando Cid chegou ao evento, aceitou receber uma comissão de oito estudantes para conversar sobre investimentos na Universidade. Após a reunião, outros estudantes e militantes invadiram o local e tentaram agredir fisicamente o governador, que foi protegido pela Casa Militar e por assessores. Ciro também ajudou a segurar os agressores.

O governador não foi atingido pelos objetos atirados contra ele, e apenas pedia calma durante a confusão. Após o incidente, o governador seguiu no evento e, na sequência, seguiu para o município de Brejo Santo, também na Região do Cariri, onde inaugura uma Policlínica.

Fonte: Cnews

Fátima marca 7 pontos a menos que "TV Globinho" no Ceará

A equipe de "Encontro com Fátima Bernardes" (Globo) se reuniu no último sábado e fez balanço da audiência da atração no país.

Com a estreia do programa, a Globo viu sua audiência subir em São Paulo, Rio, Porto Alegre e Brasília. A faixa horária perdeu público em Belo Horizonte, Salvador, Recife, Goiânia, Fortaleza e Curitiba.

A maior perda de público da emissora foi em Fortaleza. O programa de Fátima marcou quase sete pontos a menos do que a "TV Globinho" registrava no horário. 

Fonte: F5

Universidade processa estudante que ‘estudou rápido demais’

Uma universidade alemã está processando um de seus estudantes por ele ter completado um curso “rápido demais”, revela o site The Local. Marcel Pohl teria terminado o curso em um quarto do tempo normal estimado para os alunos.

A publicação conta que Pohl completou as aulas em 20 meses, com uma nota de 2,3, sendo que esse período geralmente dura 11 semestres para os alunos. Ele teria se desligado da escola em agosto de 2011.

Agora, a universidade quer que ele pague as taxas do curso até o final de 2011, cobrando 3 mil euros extra. “Não acreditei quando recebi o processo. A performance do aluno deveria valer alguma coisa”, disse Pohl ao jornal alemão “Bild”.

O ex-estudante conta que conseguiu completar seus estudos rapidamente porque dividiu as palestras com amigos e trocou notas sobre o que era ensinado. Agora, ele trabalha em um banco.

Apesar disso, a universidade afirma que suas taxas valem para todo o curso, independente do quão rápido ele é feito.

Fonte: Portal G1

Ceará: risco de faltar água em municípios do Interior

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) já manifesta preocupação com Municípios que despontam para entrar em colapso no fornecimento de água tratada.

Ao todo, são 11 reservatórios que apresentam níveis de capacidade de água abaixo de 20% e mais 12 com total de reservas inferior a 30%. Esses percentuais deverão diminuir até começo da próxima estação chuvosa, pela falta de chuvas, aumento da evaporação e, sobretudo, no atendimento da demanda.

O coordenador de Saneamento Básico da Arce, Alceu Galvão, disse que está examinando relatório enviado na terça-feira passada pela Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece), que apresentam as áreas onde há menor oferta hídrica para tratamento de água.

"Apesar da Região Metropolitana apresentar uma situação mais favorável, há vários Municípios que despontam para o colapso no fornecimento de água, por conta das baixas reservas de seus açudes", disse Alceu.

A situação mais crítica envolve os Municípios de Tauá e Baixio, onde as reservas dos açudes estão a baixo dos 12%. Atualmente, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh)estima um acúmulo de 64% da capacidade, com uma perda de, pelo menos, 1% a cada mês. Esse percentual corresponde a 1,6 bilhão de metros cúbicos de água.

Fonte: Diário do Nordeste

Sob protesto, Câmara aprova aumento salarial

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, na manhã de ontem, por 22 votos a favor e 12 contrários, o reajuste de 28% para o subsídio dos vereadores da Capital, a partir de janeiro do próximo ano, quando assumirão os novos vereadores eleitos no próximo dia 7 de outubro. A mudança corresponde ao índice percentual de aumento dos servidores da Casa nos últimos quatro anos, com o valor do salário dos vereadores passando de R$ 9,2 mil para R$ 11.888,64.

Os vereadores, segundo a Constituição Federal, devem aumentar os subsídios a cada legislatura para entrar em vigência na seguinte. No caso de Fortaleza, os vereadores poderão ganhar até 75% do que recebem os deputados estaduais.

Fonte: Diário do Nordeste

Cid vai empossar nesta 4ª feira Nelson, Camilo e Pinheiro como secretários

O governador Cid Gomes (PSB) empossará, às 9 horas desta quarta-feira, no Palácio da Abolição, os petistas Nelson Martins, Camilo Santana e Francisco Pinheiro como titulares das secretarias do Desenvolvimento Agrário, Cidades e Cultura respectivamente.

Nesta manhã de terça-feira, os três se reuniram num dos gabinetes do Poder Legislativo e haviam acordado retornar em conjunto aos cargos de onde saíram quando do período das desincompatibilizações. Camilo, mais precisamente, estava como um dos pré-candidatos petistas à Prefeitura de Fortaleza.

Nelson Martins chegou a informar para o Blog que os três só aguardavam a nomeação por parte do governador, que se encontrava nesta terça-feira, em Brasília.

Já a executiva estadual do PT, atendendo a uma convocação d prefeita Luizianne Lins, que preside o partido no Estado, deve se reunir na quinta-feira à noite para avaliar a conjuntura político-eleitoral no Interior e o retorno dos petistas ao olimpo estadual.

Conforme Nelson Martins, a volta dos três não significa ato de rebeldia contra o PT, mas a confirmação de que, apesar de adversários em Fortaleza na disputa eleitoral, o PT tem várias coligações com o PSB no Interior e em cidades importantes como Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Barbalha.

Fonte: Blog do Eliomar

Governo do Estado abre 1.641 vagas para Hospital Regional Norte

O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa) publicou edital com inscrições para 1.641 vagas para o Hospital Regional Norte (HRN). A partir desta terça-feira (03) até o dia 5 de agosto, os interessados podem realizar a inscrição no site do Instituto Cidades (www.institutocidades.org.br). Do total de vagas ofertadas para o Hospital Regional Norte, 697 são para nível superior. Só para médicos, o número de vagas está definido em 342. O processo de seleção será feito pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o mesmo que realizou a seleção dos 994 profissionais do Hospital Regional do Cariri (HRC), que já estão atendendo a população da macrorregião do Cariri desde abril de 2011.

Localizado no município de Sobral, a unidade de saúde vai atender a população de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios que compõe a macrorregião Norte do Ceará. Com 57 mil metros quadrados de área construída, o equipamento está com 90% das obras prontas e deve ser inaugurado até setembro deste ano. Na estrutura de assistência, o HRN tem 382 leitos. Desse total, 199 exclusivamente para internação. Só na torre de internação são cinco andares, cada um com 28 leitos de internação e mais um de isolamento. O número de leitos de UTI que a população passará a ter com o novo Hospital chega a 70, além dos 30 leitos semi-intensivos da Unidade de Pediatria. 

Fonte: Sesa

Aprovado teste caseiro de HIV nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram ontem a autorização para a venda do primeiro kit para o teste caseiro do HIV, vírus causador da Aids. Com o nome de OraQuick In-Home, o kit deve estar disponível a partir de outubro, em 30 mil pontos de venda americanos, segundo a fabricante. O resultado demora de 20 a 40 minutos.

A agência reguladora de alimentos e medicamentos americana (FDA) e a fabricante do kit, OraSure Technologies, consideraram a autorização um avanço no diagnóstico de infecções provocadas pelo HIV.

O teste envolve a coleta de uma amostra de saliva com o uso de um cotonete. A FDA assinalou que um resultado positivo não significa, necessariamente, que a pessoa esteja infectada. Neste caso, um teste adicional deve ser feito por profissionais.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Ar@quém News - terça-feira, 3 de julho de 2012

Firefox vai virar sistema operacional para celular

A Fundação Mozilla, responsável pelo desenvolvimento do navegador Firefox, afirmou nesta segunda-feira que planeja o lançamento de um sistema operacional para celular. O nome, garante a companhia, será Firefox OS.

A primeira versão do programa será lançada em 2013. Duas fabricantes chinesas, a ZTE e a TCL, serão parceiras da Mozilla, e incluirão em seus celulares futuros o novo sistema operacional.

Outras operadoras de telefonia móvel, como Deutsche Telekom (Alemanha), Etisalat (que opera em 18 países do Oriente Médio, Ásia e África), Sprint (Estados Unidos) e Telefonica (Espanha e Brasil) já declararam apoio à iniciativa da Mozilla. A companhia espanhola, que adotou recentemente a marca Vivo, será responsável por lançar os primeiros celulares com Firefox OS no país.

Segundo a empresa por trás do projeto, o Firefix OS será um sistema operacional aberto e foi concebido para rodar diversos padrões web e aplicativos desenvolvidos em HTML5.

Fonte: Veja

Pré-estreia de "O Espetacular Homem-Aranha" começa hoje

 
A partir desta terça-feira (3), já é possível assistir à pré-estreia de mais uma saga do famoso aracnídeo imortalizado nos quadrinhos da Marvel. "O Espetacular Homem-Aranha" tem sessão em 35 cinemas de São Paulo, até quinta (5).

O ator Andrew Garfield interpreta pela primeira vez Peter Parker, o herói Homem-Aranha. Na trama, Peter é um garoto nerd e envergonhado, apaixonado por por Gwen Stacy (Emma Stone). 

Fonte: Guia Folha