Ar@quém News - terça-feira, 31 de julho de 2012

Estudantes brasileiros participam de Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Enquanto muitos atletas estão Londres para disputar as Olimpíadas, há outros aqui no Brasil que ainda estão em fase de preparação. Os estudantes selecionados para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) e para a Latino-Americana (OLAA) participaram, durante uma semana, de treinamento intensivo com astrônomos, ex-participantes das olimpíadas e acadêmicos na cidade mineira de Passa Quatro.

O programa foi dividido em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno com instrumento e de maneira panorâmica a olho nu. Os jovens aprenderam a montar e usar um telescópio newtoniano, fizeram simulados de provas anteriores e tiveram aulas de ciências espaciais, como astronomia de posição e análise de dados.

Para a coordenadora da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), Pâmela Marjorie Coelho, o mais importante é que os alunos se ajudassem para conseguir realizar as atividades propostas.

"Isso será fundamental no dia da avaliação. Os mais ágeis auxiliam os com mais dificuldades”, explica a coordenadora, que também é membro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O lançamento de foguetes é uma das provas da OLAA com bastante peso na pontuação. Exige muita concentração, habilidade e disponibilidade para o trabalho em equipe. Os participantes são avaliados em grupo e individualmente.

A programação contou com aulas coordenadas pelos professores Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Luciana Antunes Rios, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Julio Klafke, da Universidade Paulista (UNIP); Pâmela Marjorie Coelho, coordenadora da Mobfog; e pelos estudantes universitários Rafael Tafarello (USP) e Júlio César Campagnolo (Observatório Nacional).

Segundo João Canalle, coordenador nacional da OBA, a iniciativa motiva os estudantes a despertar o interesse pela astronomia.

“Nossa área é muito carente de profissionais especializados e dispomos de pouquíssimos professores formados. As olimpíadas científicas surgem com o objetivo de atrair não só os jovens, mas também os futuros mestres em astrofísica”.

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2012) acontecerá na cidade de Vassouras (RJ), entre os dias 4 e 14 de agosto. O Brasil levará duas equipes, já que será a sede da competição. O país será representado pelos alunos Breno Leví Corrêa (MG), Fabio Kenji Arai (SP), Gabriela Fernandes Martins (SP), Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho (SP), Juliane Trianon Fraga (SP), Karoline Carvalho Burgüer (SP), Matheus Saraiva Valente Rosado (CE), Murilo Freitas Yonashiro Coelho (SP), Onias Castelo Branco Silveira (CE) e Pedro Rangel Caetano (SP).

Já a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA 2012) será na cidade de Barranquilla, na Colômbia, entre 9 e 15 de setembro. O grupo será formado pelos estudantes Amanda Seraphim Pedarnig (SP), Larissa Fernandes de Aquino (PE), Luis Fernando Machado Poletti Valle (SP), Victor Venturi (SP) e Weslley de Vasconcelos Rodrigues da Silva (PI).

Fonte: Extra Globo

Post de empresa no Facebook faz apologia a estupro, denunciam católicos

 
Um post no Facebook da empresa fabricante de preservativos Prudence criou polêmica na internet. A "Dieta do Sexo", como era chamada, faria apologia ao estupro, segundo internautas e católicos que chegaram a denunciar a companhia.

No anúncio havia dois trechos que chamaram a atenção dos usuários. Em um deles estava "sexo sem o consentimento dela" e, em outo, estava "abrir o sutiã com uma mão, apanhando dela". Por conta das frases, uma integrante do Levante Popular da Juventude chamou a população para denunciar a Prudence.

Em nota, a empresa afirma que retirou o post do ar nesta segunda-feira e que lamenta o ocorrido. 

Fonte: Band.com

Justiça suspende divulgação de salários de servidores da Câmara

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu nesta segunda-feira (30) a divulgação nominal de salários dos servidores da Câmara dos Deputados. Com a decisão, a Casa poderá divulgar de forma individualizada os cargos e remunerações dos seus funcionários, mas não poderá fornecer os nomes.

Em seu despanho, o juiz federal Hamilton de Sá Dantas diz: "Defiro o pedido de liminar para suspender a divulgação nominal da remuneração dos servidores da Câmara dos Deputados, bem como para determinar àquela Casa Legislativa que adote outro critério de individualização das informações - matrícula, cargo, função ou outro - no estrito cumprimento do que determina a lei e o regulamento em comento".
 
Dantas acolheu o pedido de liminar impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e intimou o diretor-geral da Câmara a cumprir "imediatamente" a decisão.

A previsão do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), era de que a Casa começasse a dar publicidade sobre os vencimentos dos funcionários a partir desta terça-feira (31). Antes do recesso legislativo, Maia anunciou que os nomes dos servidores seriam divulgados juntamente com os valores de salários e benefícios, o que levou à movimentação do Sindilegis, que também prepara ação para pedir a suspensão da divulgação dos nomes no Senado.

Fonte: Último Segundo IG - Valor

Segundo dia de blecaute deixa metade da Índia sem energia

Foto: AP
 Mais da metade da população de 1,2 bilhão da Índia ficou sem energia nesta terça-feira à medida que a rede elétrica que cobre cerca de 12 Estados caiu, no segundo maior blecaute em dois dias e causando um constrangimento para o governo no momento em que luta para reanimar o crescimento econômico.

Estendendo-se de Assam, perto da China, aos Himalaias e ao deserto do Rajastão, a queda de energia foi a pior a atingir a Índia em mais de uma década.

Trens ficaram parados em Calcutá e Délhi e milhares saíram dos abafados metrôs da capital quando o moderno sistema subterrâneo parou de funcionar na hora do almoço. Prédios comerciais mudaram seus geradores para combustível diesel, e o tráfego nas rodovias ficou congestionado.

"Teremos de esperar por uma hora ou uma hora e meia, mas até lá estamos tentando restaurar o metrô, a ferrovia e outros serviços essenciais", afirmou o ministro de Energia, Sushilkumar Shinde.

Mais de 12 Estados com uma população total de 670 milhões ficaram sem energia, com a iluminação cortada mesmo nos principais hospitais em Calcutá.

Shinde culpou alguns Estados pelo colapso no sistema, afirmando que usavam mais do que a sua parte de eletricidade da já sobrecarregada rede elétrica. A terceira maior economia da Ásia sofre com uma insuficiência energética de 10% nos horários de pico, pesando sobre o crescimento econômico.

As redes de energia do sul e oeste do país forneciam energia para ajudar a restaurar os serviços, informou as autoridades.

O problema foi agravado por uma fraca temporada de monções nos Estados agricultores, como o cinturão de trigo de Punjab e Uttar Pradesh, nas planícies do Ganges, que tem uma população maior que o Brasil. Com menos chuvas para irrigar as plantações, mais fazendeiros recorrem a bombas elétricas para retirar água de poços. 

Fonte: Último Segundo IG - REUTERS

Ceará Cearense é medalha de prata em Olimpíada de Matemática dos países de língua portuguesa

O estudante Daniel Lima Braga, do Eusébio, conquistou medalha de prata na segunda edição da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). Além dele, outros estudantes brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata.

“Fiz minha primeira viagem sozinho, tive contato com pessoas de outros países, com culturas bem diferentes, além de conhecer Salvador, cidade muito importante para a história do Brasil”, disse Daniel. Além dos estudantes, dois professores consistiam a equipe brasileira. Um deles é o cearense Marcelo Mendes, que também acompanhou todo o evento, orientando os alunos.

O resultado garantiu ao Brasil o primeiro lugar na classificação geral, com 160 pontos, seguido de Portugal, com 149 pontos. O concurso, que aconteceu entre os dias 18 a 28 de julho, em Salvador, estimula o estudo da matemática, identificando jovens talentos e incentivando a troca de experiências entre países lusófonos.
 
Fonte: Jangadeiro Online

Charge do Sifrônio - Diário do Nordeste


Acervo antigo é encontrado em obras de Sobral

Foto: Jéssyca Rodrigues
Durante as obras do Projeto Sobral Novo Centro, uma equipe de arqueólogos tem acompanhado a execução e encontrado artefatos que mostram mais sobre o passado da cidade. Os mais comuns são fragmentos de porcelanas e louças, porém, também já foram encontradas moedas, peças de roupas e utensílios domésticos.

Segundo a equipe responsável, com os achados, será possível uma maior documentação histórica da cidade, tanto cultural como topograficamente. O supervisor dos trabalhos, o arqueólogo Agnelo Queiros, explica que esse acompanhamento é feito devido à regulamentação legal, em que as grandes obras devem ser acompanhadas de uma equipe especializada. "Nessa situação, estamos aplicando a arqueologia preventiva, para diminuir o impacto arqueológico e cultural", esclareceu.

De acordo com ele, à medida que vão sendo feitas as escavações, a equipe arqueológica faz o acompanhamento. Se forem encontrados indícios de uma maior concentração, as obras serão transferidas para outro trecho que já tenha sido supervisionado, enquanto os arqueólogos trabalham no local.

O supervisor diz que o maior volume encontrado até o momento é de fragmentos, principalmente, beiradas de louças, além de utensílios domésticos, roupas e um relevante número de cachimbos. "O primeiro trecho da obra, que foi da Rua Padre Fialho à Rua Doutor Monte e Praça da Várzea, possuía diversos materiais móveis muito grandes contendo restos de louças e metais. Algumas coisas estão bem preservadas, mas a maioria é fragmentada", disse.

Fonte: Diário do Nordeste

Disputa pelo comando da OAB promete clima acirrado

O segundo semestre vai esquentar o clima eleitoral na OAB. São dois candidatos a suceder Ophir Cavalcante no início do próximo ano. O vice-presidente Alberto de Paula Machado e o secretário-geral da entidade, Marcus Vincius Furtado Coelho.

Como são dois candidatos oriundos da atual diretoria, Ophir deve ser manter neutro e vai comandar a sucessão como um magistrado. Nenhum dos dois candidatos abre mão da candidatura. Por isso, após muitos anos, a eleição da OAB não terá candidato único.

Fonte: Radar Online

PT lança Guia da Militância Digital


Desde o dia 06, é permitida a propaganda eleitoral dos candidatos às prefeituras, vices e Câmaras de Vereadores nas eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral brasileira. Para apoiar candidatos (as), assessores e militantes durante este período, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o Guia Digital do Militante, com dicas, regras eleitorais, material gráfico de apoio e outras ferramentas para facilitar o trabalho durante o pleito.

A ferramenta, projetada de forma autoexplicativa e com linguagem acessível, traz dicas sobre monitoramento – como medir o alcance do seu site ou blog, integração de conteúdo on-line e off-line e outras facilidades. Além disso, destrincha o uso das Redes Sociais, como criar perfis e como melhor utilizar durante o período eleitoral.

Outro foco importante da cartilha é a economia. No site os assessores e candidatos poderão baixar templates prontos para sites e blogs de campanha, customizar as Redes Sociais e aprender dicas para utilizar ferramentas gratuitas durante as eleições, e também fora delas.

O Guia Digital do Militante (www.guiadigitaldomilitante.com.br) poderá ser acessado pelos militantes que preencherem um cadastro específico do Partido, com nome, data de nascimento, telefone, e-mail, cidade e estado.

Fonte: Site PT

Candidato do DEM lidera pesquisa em Fortaleza

O Ibope divulgou, na segunda-feira (30), pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Fortaleza.  Confira os números na pesquisa estimulada:

Moroni Torgan (DEM) – 32%
Inácio Arruda (PC do B) – 15%
Heitor Ferrer (PDT) – 11%
Renato Roseno (PSOL) – 10%
Roberto Cláudio (PSB) – 8%
Marcos Cals (PSDB) – 6%
Elmano de Freitas (PT) – 4%
Francisco Gonzaga (PSTU) – 1%
Valdeci Cunha (PRTB) – 1%
André Ramos (PPL) – não alcançou 1%

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00006/2012.

Rejeição

O candidato Moroni Torgan (DEM) é rejeitado por 34% dos entrevistados, segundo o Ibope. Inácio Arruda (PC do B) tem 27%, Elmano de Freitas (PT), 22; Francisco Gonzaga (PSTU), 21%; Marcos Cals (PSDB), 16%; professor Valdeci Cunha (PRTB) e Roberto Cláudio (PSB), 15% cada um. Também foram citados Renato Roseno (PSOL) com 14%, André Ramos (PPL) com 13% e Heitor Ferrer (PDT) com 12%. Segundo o Ibope, 6% dissseram que poderiam votar em todos os candidatos. Outros 9% não sabem ou não responderam.

O Ibope informou que usou uma medida de rejeição estimulada com múltipas opções dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Fonte: Sobral de Prima