Ar@quém News - domingo, 5 de agosto de 2012

Tropa de 150 advogados tenta salvar réus do mensalão


Depois de o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ter afirmado que o mensalão é 'o mais escandaloso caso de corrupção do país', a partir de amanhã é a vez dos advogados dos 38 réus darem sua versão. Um batalhão de mais de 150 deles, contratado junto aos 30 maiores escritórios do país, entrará em cena para falar no plenário do STF. Com isso, os ministros passarão oito dias, pelo menos, ouvindo argumentos da defesa. Especialistas advertem que a aplicação de penas mínimas para quatro dos delitos pelos quais os réus são acusados - formação de quadrilha, corrupção, peculato e evasão de divisas - levará à prescrição.

Advogados dos réus do mensalão pretendem desconstruir o trabalho da Procuradoria-Geral da República apontando diferenças de conteúdo entre a denúncia do caso, feita em 2007, e as alegações finais, entregues em 2011 por Roberto Gurgel. Nas defesas orais, que começam amanhã, eles devem atacar as contradições e as omissões da Procuradoria durante a investigação. Deverão alegar também que fatos da denúncia foram descartados ou até negados ao longo da apuração.

Fonte: Sobral de Prima

Escola Flora Teles é contemplada com laboratório de informática


A Escola Flora de Queiroz Teles foi contemplada com mais um Laboratório de Informática do PROINFO. Os equipamentos já foram instalados e estamos aguardando a equipe técnica da SEDUC para implantar sistema Wi-Fi de acesso à Internet. O laboratório consta de 18 máquinas para os alunos e uma para o professor. A partir de então, a Escola Flora Teles contará com mais esse recurso tecnológico que subsidiará a atuação pedagógica dos professores junto aos alunos.

Fonte: Portal Flora Teles

Estudo mostra que e-mail toma quase 30% do tempo de trabalho

Aparentemente, o e-mail é o mais novo vilão quando o assunto é perda de tempo no trabalho. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo McKinsey Global Institute, os americanos gastam, em média, 28% das horas trabalhadas lidando com mensagens e spams que lotam as caixas de correspondência eletrônica.

Levando em conta uma jornada normal, de oito horas de trabalho, isso significa que mais de duas horas por dia são dedicadas somente aos e-mails. Outro dado importante do levantamento: se, ao invés de boicotar, as empresas investissem no uso de redes sociais para comunicação interna, o montante de tempo perdido seria reduzido entre 25 a 30%.

Pelo menos em tese, isso significaria mais tempo dedicado para o trabalho em si. E aí, você acha que isso funcionaria na vida real? Será que seu chefe topa?

Fonte: Mashable

Tiroteio em templo religioso mata ao menos 7 nos EUA, diz polícia

Um tiroteio ocorrido em um templo da religião Sikh em um subúrbio de Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, deixou pelo menos 7 mortos e três feridos graves na manhã deste domingo (5).

Um dos sete mortos é o atirador, segundo Bradley Wentlandt, chefe de polícia de Greenfield.

Os primeiros relatos sobre o tiroteio chegaram aos serviços de emergência às 10h30 locais (12h30 de Brasília), segundo ele.

Ele disse que equipes entraram no templo e encontraram quatro corpos dentro do prédio e três fora.

Wentlandt também afirmou que o suspeito foi morto após atirar contra o primeiro policial que chegou ao local.

O policial reagiu, e matou o suspeito a tiros, segundo o chefe de polícia.

Ferido pelo disparo do suspeito, este policial, que teria cerca de 20 anos de experiência na polícia, foi hospitalizado e operado. Ele não corria risco de morrer.

Wentlandt disse que a polícia não acredita na existência de outro atirador, contradizendo o que foi divulgado anteriormente pela imprensa local e por testemunhas.

Segundo uma fonte médica, três pessoas foram levadas em estado crítico para o hospital Froedtert de Milwaukee.

Fonte: Portal G1

Ar@quém News - sábado, 4 de agosto de 2012

A consciência comprada

Quanto vale um voto? Para o sedento de poder, não deve ser mensurado. Importa o ganho para si e sua corte, que terão caminho livre para usurparem direitos e amealhar fortuna. E a ética, onde fica? Quem compra voto, assim, como aquele que vende não a cultuam nem a reconhecem como instituto próprio da cidadania, nem como marca da decência e muito menos como emblema de uma coletividade. O que prevalece para eles, no geral, é a manutenção do status quo ou o desfrute da coisa pública para uso particular em detrimento do coletivo. Assim, privilegiam a insolência, obscurecem a verdade e atentam contra os dignos sentimentos que animam uma comunidade.

No reino do enriquecimento fácil, oceano de ilicitude, o viver nababesco é o alvo dessa gente abjeta e a corrupção o instrumento para alcançá-lo. O comprador de voto jamais respeitará a ética porque seus valores e princípios estão aquém da moral e o que vende, muitas vezes, seduzido ou arbitrariamente conduzido a praticar este sujo e despudorado comércio, não a enxerga, porque lhe é negado o luzir da informação que aclara a ciência de seus direitos.

Esta luta desigual e infame se processa na ribalta política, denominada de pleito eleitoral, onde a consciência é posta em almoeda, tendo como  protagonistas inescrupulosos candidatos a cargos públicos, que acintosamente exibem todo o potencial de manobra e de perspicácia que lhes são peculiares, porque contam com o beneplácito da impunidade, e os eleitores, vítimas da vilanagem, principalmente os iletrados e excluídos, que são, cuidadosamente, mantidos à distância do conhecimento de seus inalienáveis direitos explícitos na Carta Constitucional da Nação Brasileira.

O que esperar dos políticos que compram um mandato no câmbio ilícito do mercado do voto? Nada, simplesmente nada. Porque os que fazem uso desse expediente, jamais podem ser considerados cultores da probidade e da ilibação. Eles procedem dessa forma, porque não têm compromissos com o país, nem com o estado, nem com o município, nem com o povo. 

Desconhecem os preceitos da democracia e desprezam os postulados cristãos. São figuras desqualificadas para o exercício da gestão pública ou para a atividade parlamentar, tendo em vista que ultrajam com ardileza a cidadania. Entes ignóbeis que afrontam a sociedade com métodos perniciosos e atitudes espurcas. No andar e nas palavras, demonstram fios de solércia e laivo
de indignidade.

Diante dessa tragédia moral, a sociedade clama por uma enérgica ação dos poderes constituídos para que seja extirpada esta chaga que tanto macula nossos brios e que os responsáveis por tais desmandos, em nome da honra nacional, sejam exemplarmente punidos.

Fortaleza, 7 de outubro de 2008
Leonardo Pildas

Nota Bene: Embora este artigo tenha sido escrito na data referida, a situação continua a mesma. Infelizmente, nada mudou no cenário político nacional.


Cid inaugura policlínica de Aracati


Com um investimento na ordem de R$ 7,5 milhões, o governador inaugurou na tarde deste sábado (4), em Aracati, a oitava policlínica no Estado.

A unidade conta com 10 especialidades médicas e irá atender a 15 mil pessoas da região. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que se encontra no município para a entrega do aeroporto regional Dragão do Mar, acompanhou o governador do Ceará em uma agenda da saúde.

Fonte: Blog do Eliomar

Chico Antônio tem candidatura deferida

O juiz da 64º zona eleitoral de Coreaú, Hydon Masters, deferiu na última sexta feira o pedido de candidatura  de Francisco Antonio de Menezes Cristino (PSB). A candidata a vice-prefeito, Marlene Cristino (PP), também teve seu nome incluso na lista de candidatos aptos a disputar as eleições de 2012.  Veja AQUI.

O registro do adversário de Chico Antônio, Carlos Roner (PSDB), ainda está aguardando julgamento, além do candidato a vice-prefeito, Dr. Francimor. O resultado será publicado aqui no momento que for divulgado. 

Ar@quém News - sexta-feira, 3 de agosto de 2012

STF proíbe prefeitos de disputarem terceiro mandato em cidade diferente

O Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a prática de candidatos que exerceram dois mandatos como prefeitos em um município e modificam o domicílio eleitoral para disputarem o mesmo cargo pela terceira vez consecutiva em outra cidade. A regra passa a valer somente a partir de agora. Com isso, gestores que se elegeram dessa maneira em 2008 não serão cassados. Como a decisão tem repercussão geral, precisará ser aplicada por instâncias inferiores em situações iguais. A discussão foi motivada pela análise de recurso de Vicente de Paula de Souza Guedes, eleito em 2008 para o cargo de prefeito de Valença (RJ). Guedes já havia ocupado o mesmo posto por dois mandatos, entre 2001 e 2008, no município vizinho de Rio das Flores. O Tribunal Superior Eleitoral determinou que o político fosse cassado, mas uma liminar do ministro Gilmar Mendes o manteve no cargo até a avaliação do mérito do processo pelo Supremo.

Fonte: Sobral de Prima

Terra volta a tremer na região Norte

Inlustrativa
A terra voltou a tremer na região Norte do Estado do Ceará, na manhã desta quinta-feira, 2 de agosto. Mas precisamente entre os municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca. De acordo com a leitura feita nos sismógrafos instalados na região, o primeiro abalo aconteceu por volta 4h14 (horário local) e atingiu 2,9 pontos na escala Ritcher. O segundo às 4h41, teve magnitude de 2,2.

O epicentro do fenônemo segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi na Serra do Rosário que fica no distrito do Jordão em Sobral.

Fonte: Blog do Wilson Gomes

Promotor de Justiça do Ceará é condenado por crime de pedofilia

Promotor foi condenado a 17 anos e meio em regime inicialmente fechado. Segundo denúncia, promotor abusou de duas crianças, de oito e nove anos.

O promotor de Justiça Ricardo Maia, julgado nesta quinta-feira (2) por crime de pedofilia foi condenado a 17 anos e meio de reclusão em regime inicialmente fechado. Por ser promotor, Ricardo Maia foi julgado pelo pleno do Tribunal de Justiça, instância máxima da Justiça no estado. Dos 19 desembargadores no julgamento, 18 decidiram pela condenação.

Segundo a denúncia, o crime ocorreu em 2005, quando uma das vítimas do crime tinha oito anos, e a irmã tinha nove anos. "Eu perdi a minha infância, praticamente. Eu não tinha com quem brincar. Não tinha o que fazer", diz a irmã mais velha, atualmente com 15 anos. "Ela é insultada na escola. Pintaram ela de estupradinha. Ela chegava em casa chorando", afirma a mãe da adolescente.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o promotor Ricardo Maia, então coordenador-geral do Decon, convidou as duas crianças para visitarem o sítio dele, que fica em Guaramiranga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Lá, de acordo com a denúncia, ele trancou as crianças em um quarto para praticar violência sexual.

O promotor chegou a ficar preso por cinco dias no quartel do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. Ele foi solto e continuava em atividade no Ministério Público até antes da condenação. O advogado diz que a família autora da denúncia mentiu sobre o caso.

"São tantas as contradições. Sem exagero, são mais de 75 contradições. Analisando o depoimento prestado pelas menores, por suas mães, avós e tias, faça a verificação, elas faltam com a verdade", defende Clayton Marinho, advogado de defesa do promotor.

A acusação, por outro lado, defendeu que houve o crime de forma premeditada, conforme explica Assis Costa, advogado assistente de acusação: "Ele arquitetou todo o plano. Começou a agradar a família, depois começou a convidar as crianças para brincar e ir à piscina para tomar banho".

Fonte: Portal G1