Ar@quém News - quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Universidades americanas fazem 'ofensiva' por alunos no Brasil

O Brasil receberá no fim deste mês a maior missão de universidades americanas de todos os tempos, o mais expressivo cortejo dessas instituições para atrair alunos brasileiros para seus corpos discentes.

Entre 30 de agosto e 5 de setembro, 66 universidades dos Estados Unidos participarão de feiras estudantis em Brasília, São Paulo e Rio, dez a mais que o grupo que viajou recentemente para a Indonésia e o Vietnã, até então a missão mais numerosa. Recentemente alçado à posição de 6ª maior economia do planeta, com uma população de poder aquisitivo crescente, precisando investir em qualificação da mão-de-obra e inovação, e com dinheiro em caixa para tal objetivo, o Brasil já virou alvo da estratégia de atração de talentos de instituições de ensino estrangeiras.

Em maio, o país recebeu uma missão de universidades canadenses, e nesta semana a prestigiosa Universidade de Oxford, na Inglaterra, enviou seu alto escalão a São Paulo para anunciar a concessão de uma nova linha de bolsas integrais financiadas com dinheiro do governo federal brasileiro.

Fonte: Portal Uol

Campanha de vacinação termina amanhã; 3 mi já foram aos postos

Entre as cerca de 3 milhões de crianças menores de 5 anos que compareceram aos postos de saúde para atualizar suas cadernetas de vacinação, mais de 845 mil crianças foram vacinadas contra várias doenças em todo o país. A campanha termina amanhã (24).

Nos primeiros quatro dias da campanha de atualização da caderneta, 845.455 mil crianças, menores de cinco anos, foram vacinadas contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, meningite, entre outras.

Esse número representa 28% do contingente de crianças que compareceram aos postos de vacinação do país. Nem todas precisaram tomar vacinas porque já estavam com a caderneta em dia.

"Se a criança está com o calendário totalmente atualizado, não vai tomar vacina, mas se estiver com alguma atrasada, precisa receber as doses naquele momento", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

A ação tem como objetivo reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas. 

Fonte: Folha

Livro sobre morte de Bin Laden causa polêmica nos EUA

Um livro que trará o relato da operação que matou o líder da Al Qaeda Osama bin Laden por um de seus participantes já começou a fazer barulho nos EUA antes mesmo de chegar às livrarias.

"No Easy Day" --que será publicado no Brasil com o título "Não há dia fácil: Um líder da tropa de elite americana conta como mataram Osama bin Laden"-- pode levar o autor ao banco dos réus, se o Departamento de Defesa considerar que ele revela detalhes confidenciais da ação.

Segundo a editora americana Dutton, que lançará o livro em 11 de setembro, o autor, ex-integrante do Seal (elite da Marinha dos EUA), pretende "esclarecer uma das mais importantes missões dos EUA".

O militar, que já deixou a Marinha, assina sob o pseudônimo de Mark Owen.

Além de EUA e Brasil, onde será publicado pela Editora Paralela (selo da Companhia das Letras), o livro será editado também no Reino Unido. 

Fonte: Folha.com

Aeroporto da Ibiapaba já está pronto

O aeroporto regional da Ibiapaba, Walfrido Salmito de Almeida, localizado em São Benedito já está pronto e aguarda o Governador Cid Gomes para a sua inauguração. A obra realizada pelo Governo do Estado dará grande impulso ao turismo regional.

A reportagem do Correio Ibiapaba esteve no local e observou que alguns vôos particulares já estão acontecendo normalmente, com aeronaves utilizando o pátio para estacionamento. As imagens da parte externa do saguão comprovam que o aeroporto regional está funcionando normalmente.

A pista do aeroporto tem 1.500 metros de extensão e estrutura do equipamento oferece balizamento noturno, estacionamento, parte administrativa com banheiros, balcão de embarque uma pequena sala de espera.

Fonte: Sobral de Prima - Correio Ibiapaba

Xixi pode ajudar a combater o aquecimento global

A urina animal e humana ajuda a absorver carbono da atmosfera. É o que diz um novo estudo divulgado pelo pesquisador espanhol Manuel Jiménez Aguilar no Journal of Hazardous Materials (Jornal de Materiais Tóxicos). E quer saber como o xixi poderia retirar do ar o principal gás causador do efeito estufa? Por meio do uso de containers ou chaminés industriais e domésticas, que exalariam a urina!

Segundo os pesquisadores, cada molécula de ureia contida na urina produz um mol de bicarbonato de amônio e um mol de amônia, que tem a capacidade de absorver 1 mol dedióxido de carbono. Aguilar explica que um litro de xixi pode absorver alguns gramas de CO2 durante seis meses, de modo que a emissão do gás reduziria em 1%.

Mas, para que a urina não entre em decomposição nos reservatórios das chaminés, a sugestão de Aguilar é misturar uma pequena quantidade de um líquido que sobra do processo de centrifugação da pasta da azeitona – de acordo com o cientista, o fluido é escuro e fedido.

Depois de toda a absorção de gás – que poderia ser detectada por meio de um sistema de controle -, o líquido pode ser usado como fertilizante natural na agricultura. Leia a apresentação do estudo.

Sabemos que o xixi tem a vantagem de ser produzido em abundância e de uma forma natural! O que achou do uso da urina para combater o aquecimento global?

Fonte: Super Abril

Ex-loira, Xuxa exibe o novo look: 'Morena como a Branca de Neve'

 
Você já viu por aqui, no site do TV Xuxa, que a apresentadora do programa é uma verdadeira camaleoa. Mas que ela iria um dia adotar os cabelos escuros, ninguém apostaria. E não é que esse grande dia finalmente chegou? Pela primera vez na vida, Xuxa abandona as madeixas loiras e está completamente morena.

O novo visual, apresentado em uma coletiva de imprensa na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, deixou a apresentadora bem satisfeita: "Eu sempre sonhei em ser morena, como a Branca de Neve", declarou a apresentadora. "Sempre quis fazer (a transformação), mas as pessoas falavam: ‘Ah, não, as crianças não vão gostar’. Faz anos que eu estava com isso na cabeça, e que bom que finalmente deu certo", completou. Xuxa conta que a mãe, Alda, queria muito a mudança: "Esse na verdade é o sonho da minha mãe. Agora finalmente eu realizei esse sonho e ela tem uma filha morena”. Já a filha, Sasha, chegou a tapar os olhos para não ver como ficaria o novo visual de Xuxa, mas também acabou adorando a mudança.

Xuxa comenta que adoraria ter sempre um penteado novo: "Se eu pudesse, eu mudava sempre, raspava a cabeça, pintava de preto, deixava comprido. Mas eu não fico bem de cabelo comprido".

A ex-loira, que ficará morena por seis semanas, conta que não descarta mais uma surpresa para os fãs: "Tenho seis semanas para pensar o que eu vou fazer depois. Posso ficar ruiva, não sei".

Fonte: Globo.com

Fim da greve na Universidade Federal do Ceará irrita professores e gera polêmica

Em assembleia realizada ontem, no Campus do Pici, professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)decidiram pôr fim à greve iniciada no dia 12 de junho deste ano. Foram 159 votos a favor, cinco votos contra e 11 abstenções, segundo o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc).

A maneira com a qual a assembleia foi conduzida gerou insatisfação entre alguns professores. Eles alegam que a pauta da discussão do debate seria somente sobre as contrapropostas produzidas pelo Comando Local de Greve para o Governo Federal.

Entretanto, como estas foram rejeitadas pelo plenário, parte dos docentes optaram por acrescentar na pauta a votação pelo encerramento da greve, o que alguns chegaram a considerar "um golpe", já que as pautas discutidas devem ser divulgadas com, pelo menos, 48 horas de antecedência. Alguns professores chegaram a sair da sala como forma de protesto.

Fonte: Diário do Nordeste

Pesquisadores identificam nova doença semelhante à Aids

Pesquisadores identificaram uma nova doença misteriosa que tem causado sintomas semelhantes aos da Aids em dezenas de pessoas na Ásia e em algumas nos Estados Unidos, mesmo quando não estão infectados pelo HIV.

Os sistemas imunológicos dos pacientes foram danificados, o que os deixou incapazes de se defender de germes como faria uma pessoa saudável. A causa da doença é desconhecida, mas parece não ser contagiosa.

- Este é um outro tipo de imunodeficiência adquirida que não se herda e ocorre em adultos, mas não se propaga da forma como a Aids por meio de um vírus - disse a doutora Sarah Browne, cientista do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

Browne ajudou a realizar o estudo com pesquisadores na Tailândia e em Taiwan, onde foi detectada a maioria dos casos desde 2004. O relatório foi publicado no "New England Journal of Medicine".

- É provável que algum tipo de infecção possa desencadear a doença, embora pareça que não se propaga de pessoa para pessoa - disse o doutor Dennis Maki, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Wisconsin.

A doença se desenvolve por cerca de 50 anos em média, mas não é característica de grupos familiares, o que torna improvável a causa genética, afirmou Browne. Alguns pacientes morreram de infecções fortes, entre eles asiáticos que vivem atualmente nos Estados Unidos.

Fonte: O Globo

Ar@quém News - quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Morre na Alemanha o panda macho 'mais velho do mundo'

Foto: BBC/Giantpandazoo.com

O panda Bao Bao, que morava no Zoológico de Berlim desde 1980 morreu nesta quarta-feira (22) aos 34 anos de idade.

De acordo com um comunicado do zoológico alemão, Bao Bao era o mais velho panda macho do mundo.

Ele nasceu na China em 1978 e chegou à Alemanha em 5 de novembro de 1980, ao lado da fêmea Tien Tien, que morreu em 1984.

Os dois animais foram enviados como parte da chamada "diplomacia do panda", segundo a qual a China enviava pandas de presente aos países com os quais desejava fortalecer seus laços.

Na década de 90, Bao Bao passou quase dois anos em Londres na década de 90, em uma tentativa frustrada de reprodução em cativeiro.

Desde a morte de sua segunda companheira, Yan Yan, em 2007, o animal vivia sozinho no zoológico de Berlim, onde era uma das principais atrações.

Fonte: Portal G1

Fotógrafo usa corpos nus como cenários em miniatura

Corpos nus se tornam pistas de esqui, campos de golfe e até no oceano na série de fotografias 'Bodyscapes' criadas por Allan Teger desde 1976. Nas curvas e linhas dos corpos são colocados miniaturas de motocicletas, atletas, cavalos, barcos e golfinhos recriando paisagens.

As fotografias originais estão à venda no site do fotógrafo. Veja algumas das últimas imagens produzidas por Allan Teger.





Fotos: Alan Teger
 Fonte: Portal G1