Ar@quém News - quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Destaque: Biografia do primeiro coreauense a ser ministro dos portos

JOSÉ LEÔNIDAS DE MENEZES CRISTINO nasceu em Coreaú, no dia 03 de junho de 1957. É casado com a Advogada, Maria Esther Frota Cristino, com quem tem dois filhos: José Leônidas de Menezes Cristino Filho , com 17 anos de idade, e Larissa Maria Frota Cristino , com 15 anos de idade.

LEÔNIDAS CRISTINO estudou no Colégio Sobralense, de 1965 até 1973, onde fez seus cursos Primário e Ginasial e os dois primeiros anos do curso Científico. Em 1976 foi para Fortaleza e concluiu o curso Científico. Ainda na Capital cearense, graduou-se em Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza em 1982 e dedicou-se à engenharia rodoviária, tendo executado vários projetos e obras no Ceará e em vários estados brasileiros Ingressou no serviço público em 1989, como Diretor de Operação da SUMOV, na gestão do prefeito de Fortaleza, Ciro Ferreira Gomes.

Entre 1991 e 1994, também a convite do governador Ciro Gomes, foi Secretário dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Estado do Ceará . Em 1995 elegeu-se deputado federal com a segunda maior votação do estado do Ceará. Exerceu seu primeiro mandato de deputado federal até 1998. Entre 1999 e 2002, foi Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Sobral, colaborando ativamente com o grande trabalho de transformação liderado pelo Prefeito Cid Gomes .

Em 2002 foi novamente eleito deputado federal, recebendo do povo sobralense a maior votação da história do município. Em seus dois mandatos, apresentou vários projetos de interesse público e integrou importantes Comissões Técnicas da Câmara dos Deputados, como a de Viação e Transportes; Desenvolvimento Urbano e Interior; Agricultura e Política Rural; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Desenvolvimento Urbano e Interior; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Minas e Energia, Comissão Mista do Congresso Nacional de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e Comissão Especial da Reforma da Previdência, dentre outras. 

Durante seu segundo mandato, eleito por seus pares na Câmara dos Deputados, exerceu a Vice-liderança do Partido Popular Socialista. Em outubro de 2004 foi eleito Prefeito Municipal de Sobral, com 53,41% dos votos válidos. Leônidas Cristino, cumprindo o que determina a Constituição do Brasil, renunciou o mandato de Deputado Federal para assumir, hoje, o honroso cargo de Prefeito Municipal de Sobral.
Foi escolhido pela 2a. vez consecutiva um dos melhores prefeitos do Estado do Ceará, nos anos de 2005 e 2006.
Fonte: Sobral Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário