Será realizada, nesta sábado (4), a campanha “Não dê esmola à criança em situação de rua”, em Fortaleza. Esta é a terceira edição da campanha e acontece na Escola Municipal (EMEIF) Herondina Lima Cavalcante.
Alerta para influências das drogas
A iniciativa alerta para as consequências da permanência da criança fora do ambiente escolar e familiar, sofrendo as influências das drogas e da criminalidade, comuns nas ruas de Fortaleza. As duas primeiras edições da campanha aconteceram nos bairros da Parangaba e da Bela Vista.
Campanha reação da sociedade
A continuidade e o crescimento da campanha revelam uma necessidade da sociedade de reagir contra o quadro cada vez mais desolador de crianças pedindo esmolas nas ruas de Fortaleza, segundo o coordenador da campanha, o promotor, Edson Landim.
Veja os serviços que serão disponibilizados à comunidade
Durante o evento, são feitas exposições de orientação e conscientização em relação às drogas, além da prestação de serviços como:
* Emissão de documento
* Serviços de saúde
* Prevenção e educação bucal
* Palestras de DST/AIDS
* Distribuição de preservativos
* Atendimento Coelce e Cagece
* Corte de cabelo
* Distribuição de mudas
* Atendimento jurídico
* Atividades para crianças
Fonte: Verdes Mares
Essa questão pode ser analizada sobre dois pontos de vistas. Por um lado dar esmolas a uma criança pode ser uma forma de contribuir para que ela entre no mundo das drogas, já que o dinheiro doado pode servir para manter um vício, levando isso em consideração é possível perceber que a melhor forma de ajudar é mantendo-a na escola só assim ela terá um futuro digno.
Por outro lado diante da situação de desemprego que infelizmente ainda há em nosso país mendingar pode ser uma forma de sobreviver sem ter que roubar.
Ar@raquém News