Mais um dia está prestes a terminar e 2010 caminha para o fim. E, você já teve a impressão de que o dia passou rápido demais? Aliás, você acha que os anos estão “voando”? Talvez isso não seja apenas achismo… Uma teoria explica bem o motivo dessa possível aceleração do tempo. Trata-se da Ressonância Schumann.
Criado pelo alemão W.O. Schumann, em 1952, tal teoria defende que a Terra é cercada por um forte campo eletromagnético que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera (parte da atmosfera terrestre ionizada que provoca a radiação solar), cerca de 100km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), da ordem de 7,83 pulsações por segundo.
Esta ressonância funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Contudo, segundo a teoria, a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13 hertz . Ao invés de 24h, o dia teria 16h .
Em outras palavras, o coração da Terra acelerou.
Outro ponto de vista
Contudo, outros pesquisadores questionam a Ressonância Schumann. Segundo eles, as freqüências não mudaram a partir de 1980. O pico fundamental de 7,8 Hz continua lá, e não em 11 ou 13 Hz. É defendido que ao longo dos anos, as frequências oscilam levemente (menos de 0,3 Hz), em torno da média, devido à radiação de microondas do Sol.
E o que você acha disso? Devaneios físicos ou, de fato, tudo faz sentido?
Fonte: Jangadeiro Online