Ar@quém News - sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A pomba e a garça

Certo dia vinha eu trazendo minha esposa de seu admirável trabalho quando avistei ao longe dezenas de garças a beira de um lago, com seus pescoços longos, penas brancas como a neve e a nuvem estavam a caçar. Chegando a noite fiquei a meditar sobre algo que até agora não me sai do pensamento. Por que a pomba branca simboliza a paz.
Tentando obter informações para responder este questinamento que insiste em me incomodar, pesquisei sobre o tema em várias fontes e uma das respostas é porque a cor branca é um simbolo universal. Porém não me dei por sastisfeito e minha dúvida persistiu, não conseguia entender porque a pomba simbolizava a paz e não a garça. O motivo para a regeição da garça seria o fato desta alimentar-se de carrapatos enquanto a pomba alimenta-se de grãos de milho? 

Para responder este questionamento continuei a pesquisar, foi quando encontrei a resposta mais convicente em relação a minha dúvida, a explicação para a escolha da pomba veio do antigo testamento, pois um pombo teria sido solto por Noé depois do dilúvio para que ele encontrasse terra. O pombo então volta carregando um ramo de oliveira em seu bico e Noé constata que o Dilúvio havia baixado e que novamente havia terra para o Homem. (Gênesis 8:11). Isso simbolizava que Deus havia terminado a sua "guerra" contra a humanidade e decretado a paz.
Crónica de Hélio de Sousa Costa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário