O seu pai morreu quando tinha dois anos e sua mãe super protetora enviou-o para a academia de Wushu aos 8 anos. Praticando Wushu desde criança, a partir dos 11 anos ganhou 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais (entre 1974 e 1979). O seu êxito levou a República Popular da China a declará-lo um "Tesouro Nacional." Assim, foi convidado a acompanhar diversas visitas oficiais chinesas ao exterior.
Aos 17 anos, em 1979, ele fez a sua estréia no cinema na série Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. Artista marcial excepcional, dotado de uma destreza técnica impressionante, perfeccionista e disciplinado, foi muitas vezes comparado com Bruce Lee. Tornou-se célebre no exterior ao trabalhar com Tsui Hark em 1991 na famosa série Era uma vez na China.
Casou-se duas vezes, tendo quatro filhos. Em 2006, chegou a confirmar que O Mestre das Armas seria o seu último filme de artes marcias, (tal fato pode ser visto nos extras do DVD) contradizendo isso dois anos depois, fazendo O Reino Proibido ao lado de Jackie Chan.
Fonte: Wikipédia