Um cearense ganhou um prêmio internacional por participar de uma gincana para testar a segurança do Google. Pablo Ximenes conseguiu provar que um dos sistemas na web tem falhas. O Google pede pra manter em sigilo qual seria o segmento até que o problema seja consertado.
Premiação
Pablo deve receber 500 dólares pela façanha. Quantia que, segundo ele, é simbólica diante do reconhecimento internacional. O cearense passa a integrar o rol da fama de fornecedores da Google. Estudante de mestrado em segurança da informação na Universidade Estadual do Ceará, foi durante pesquisas no grupo "Inserte" que começaram as descobertas. O programa premiava apenas pesquisadores que notificassem falhas no navegadores Google na internet. Mas a partir deste ano a recompensa também passou a ser dada para fragilidades comprovadas em qualquer um dos serviços web da empresa.
Sucesso anterior
O valor do prêmio continuou o mesmo, podendo chegar a até pouco mais de 3 mil dólares. Em 2008, Pablo quase já era premiado também pelo programa da Google com mais uma quebra da segurança on-line, mostrando que seu talento não é de hoje.
Fonte: Verdes Mares
