A Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta terça-feira, 18, a a primeira reunião deste ano do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue. Na pauta, o plano de contingência da dengue, que inclui ações de reforço na prevenção, além de ampliação na estrutura de assistência aos pacientes. O encontro acontece frente à previsão de uma situação de epidemia, que o Ceará e mais 15 Estados correm risco alto este ano, conforme indicadores do Ministério da Saúde.
Os secretários dos 16 Estados estarão reunidos nesta quarta-feira, 19, com o ministro da saúde, Alexandre Padilha. O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, afirma que a reunião, em Brasília, é uma oportunidade que ele e os gestores terão de apresentar para o novo ministro as propostas e revindicações dos municípios em reforçar equipamentos, insumos e inseticidas para prevenção e controle da doença.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, neste ano de 201 foram confirmados 105 casos de dengue em sete municípios. Na Capital, a maioria dos casos: 62. Em seguida vem Itapipoca, com 34 casos. Em terceiro lugar, está Quixadá, com quatro casos. Na sequência, cada um com 1 caso confirmado de dengue, aparecem Horizonte, Baturité, Guaramiranga, Tianguá e Brejo Santo. No Estado, não há confirmação de óbitos nas duas primeiras semanas do ano.
Fonte: Email de Natário Nogueira / Arapá - CE
