O governador reeleito Cid Gomes e o vice governador Domingos Filho foram empossados para os respectivos cargos, neste sábado, 1º de janeiro, para o mandato que se encerra em 31 de dezembro de 2014. A sessão aconteceu no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, e foi aberta pelo atual presidente da casa, deputado Gony Arruda.
O governador chegou a Assembleia, acompanhado da Primeira Dama, Maria Célia Habbib. No Plenário, Cid foi recebido por líderes partidários, familiares, amigos e autoridades. Após assumir o compromisso de posse, o chefe do executivo estadual revelou, através do seu discurso, as prioridades e os desafios para o quadriênio, nas pastas da saúde, segurança, educação, infraestrutura, emprego e renda, turismo, ciência e tecnologia, entre outras.
De acordo com Cid Gomes todos os investimentos do governo estadual serão mantidos nessa nova gestão. No entanto, Cid afirmou que algumas medidas poderão ser tomadas no que diz respeito ao custeio da máquina administrativa. “Todo cuidado devemos tomar, para evitar desperdício dos recursos públicos”, ressaltou Cid.
O governador também adiantou que pretende se unir com os demais governadores do Nordeste para elaboração de um projeto estruturante de desenvolvimento para a região a ser pleiteado com a Presidenta Dilma Roussef. “Eu estou muito otimista de que a Dilma tem um olhar especial com o Nordeste do Brasil”.
Durante o discurso, Cid Gomes reafirmou o compromisso com os cearenses de continuar avançando no trabalho iniciado há quatro anos. "É indispensável seguir integrando crescimento econômico e inclusão social, produzindo riquezas e fazendo com elas sejam distribuídas de modo a melhorar a qualidade de vida de todos os cearenses", ressaltou.
De acordo com o governador os investimentos do governo estadual na última gestão se aproximaram de R$ 7 bilhões, sem qualquer redução do patrimônio público e ainda com a redução da dívida do Estado, com relação a Produto Interno Bruto (PIB) que caiu de 8,4% em 2006 para R$ 6,3% em 2010.
Emocionado, Cid lembrou o pai, José Euclides, homenageou o irmão Ciro Gomes a quem caracterizou como “grande líder político e grande homem” e definiu o povo cearense como “uma raça de heróis, acostumada a vencer as inclemências do clima e da vida”. E deixou a mensagem: “Vamos todos arregaçar as mangas e trabalhar muito, já a partir de agora, para a concretização dos sonhos de todos os cearenses”.
Fonte: Governo do Estado do Ceará