Ar@quém News - sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os malefícios do uso de bebidas alcoolicas

Muito se fala no álcool e nas conseqüências maléficas que ele traz para a vida familiar, profissional, psicológica, física e social. Seguindo essa perspectiva pensamos, se ele causa esse efeito por que muitos o procuram? Além do uso dessa droga lícita trazer conseqüências para os usuários, oferecem riscos também para terceiros que às vezes não tem nada haver com a situação, como em acidentes de automóveis, violência dentre outros. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam que 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do álcool, ainda segundo a mesma o álcool mata mais que a AIDS, tuberculose e violência. 

Além dos problemas que foram citados acima, existe também a infeliz possibilidade do álcool proporcionar ao individuo portas para o uso de outras drogas mais pesadas como maconha, cocaína, crack, êxtase dentre outras. Quando o indivíduo chega a esse ponto voltar a ser como era antes se torna quase impossível, por isso deve-se tomar o máximo de cuidado para não chegar a essa determinada ocasião, muitos têm a chance de não terminar nessa situação, mas a ignorância de si e dos outros tapam os seus olhos.       

Muitos fatores possibilitam a entrada de uma determinada pessoa facilmente no mundo dos alcoólatras, dentre esses está incluído a hereditariedade que é a transmissão de características físicas ou morais aos descendentes, mesmo não comprovado cientificamente que isso seja possível à mesma é assunto de discursos. Será que é possível pais transmitirem essa doença para seus filhos através dos genes? Além desse fator temos a questão psicológica na qual os indivíduos ficam mais vulneráveis, nesse caso inclui-se problemas familiares, pois quando alguns indivíduos se sentem traídos ou brigados se tratam com o álcool o primeiro “remédio” a que muitos recorrem. Temos também o profissional, pessoas desempregadas são levadas a entregarem-se ao alcoolismo como forma de fuga dos problemas. O fator mais nocivo e que precisa ser muito trabalhado é a má influencia, indivíduos virgens que nunca usaram álcool são influenciados por aqueles usuários que não respeitam as decisões e o modo de viver dos outros.

“Homem que é homem bebe cachaça”, esse é o termo usado pelos usuários de álcool para chamar a atenção das pessoas principalmente dos jovens, esses que ainda estão em faze de desenvolvimento tanto físico como mental ficando assim vulneráveis, às vezes tem alguns desses jovens que não querem ser tratados como diferentes ou serem chamados de babacas, idiotas, medrosos, aceitam e acabam infelizmente consumindo o álcool.

Como acabar com o alcoolismo se ele está cravado em nossa cultura? Muitas pessoas preparam churrascos, vão a festas apenas para ter o gosto de beber e o pior, não é festa se não beberem. Um fator social que também contribui para a propagação do alcoolismo é a transmissão da propaganda de bebidas alcoólicas em TVs, rádios, jornais etc. Essas propagandas despertam a curiosidade das pessoas que querem muitas vezes apenas saber o gosto, e ao final acabam  experimentando os males que a bebida pode causar no organismo.   


Hélio Sousa Costa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário