Ar@quém News - domingo, 20 de março de 2011

Dúvida! A zebra é branca com listras pretas ou ao contrário?

Descubra outras curiosidades sobre os animais.

Um biólogo de São Paulo reuniu perguntas como essa num livro que mostra um lado muito curioso do mundo animal.

Girafa tem torcicolo? Guilherme Domenichelli trabalha há oito anos no zoológico de São Paulo e já ouviu cada pergunta das crianças. “São perguntas que às vezes pegam no pulo: se o elefante tem medo de rato, se o crocodilo chora realmente”, lembra o biólogo. O biólogo escreveu um livro para contar, entre outras curiosidades, que a expressão "lágrimas de crocodilo" não é apenas um dito popular. Quer saber por quê? Acompanhe o nosso passeio pelo zôo ao lado de um grupo de baixinhos.

É verdade que lágrimas escorrem dos olhos de jacarés ou crocodilos quando eles estão devorando uma presa. Mas isso não tem nada a ver com falsidade. O choro acontece porque, ao mastigar, as glândulas lacrimais do predador são pressionadas. O elefante africano é o maior animal terrestre. Maior que eles, só as baleias nos oceanos. Muita gente acha que o elefante bebe água pela tromba. Será que isso é verdade? Não é verdade isso, não. A tromba é um prolongamento do nariz, é o nariz do elefante. E não dá para tomar água com o nariz, né?”, revela Guilherme. Os elefantes usam a tromba para sugar até oito litros de água, que depois é jogada dentro da boca ou esguichada pelo corpo. E sabe aquela história de que elefante tem medo de rato? “Dizem que o elefante tem medo do rato porque o rato é pequeno e pode entrar na orelha dele”, diz Ana Lívia Rossi, de 10 anos. Pura lenda!

Já ouviram uma história também que o avestruz quando está com vergonha, enfia a cabeça em um buraquinho na terra? Por que será ele faz isso? “Ele faz isso porque está com medo, para não ver o que está acontecendo”, afirma Tainá Klotz, de 11 anos. “É uma lenda, uma história que inventaram. O avestruz fica procurando a comida no chão. Quando o capim está alto, na planície africana, a cabeça fica meio que escondida ali no meio do capinzal. Então os primeiros exploradores lá na África viram isso e falaram: ‘ah, ele está com vergonha, está com medo, e escondeu a cabeça no buraquinho”’, explica o biólogo.

A maior ave da terra só poderia botar um ovo gigante. Mas ele equivale a sabe quantos ovos de galinha? “São 24 ovos de galinha, mais ou menos”, revela Guilherme. Avestruzes comem de tudo, até pedras e moedas. Só que a expressão "estômago de avestruz", na verdade, deveria ser trocada para "estômago de urubu"! Afinal, por que ele come carniça e não passa mal? “Ele tem um suco gástrico bem forte, mata todo tipo de bactéria. Então, pode comer carne bem podre que não tem problema nenhum para ele”, observa Guilherme.

Outra dúvida que inspirou o livro: com aquele pescoção todo, girafa tem torcicolo? ”Eu acho que não porque com o pescoção que a natureza deu para ela, se tiver torcicolo, vai ficar com torcicolo toda hora”, especula uma menina. “Ela pode ter torcicolo. Sabe por quê? Quando a gente anestesia no zoológico para fazer um tratamento, a gente tem que acomodar o pescoço dela direitinho. Se ficar forçando muito, tem muito músculo ali, pode ter torcicolo”, observa o biólogo.

Outra pergunta: girafa deita pra dormir? “Eu acho que ela dorme em pé, porque se ela deitar depois vai ser muito difícil para ela levantar depois de novo”, arrisca Stephanie Kirsteim de 10 anos. Está certo! Na maioria das vezes a girafa dorme de pé mesmo. Ou então apoiada sobre as patas, mas sempre de pescoço esticado. A soneca dura no máximo duas horas. Uma girafa com a cabeça no chão é sinal de que está doente.

A gente termina com o enigma da zebra! “Ela é preta com listras brancas ou branca com listras pretas?”, pergunta Thiago Constanza de 12 anos. A zebra é branca com listras pretas. É só olhar a barriga dela. E sabe por que a zebra é assim? As listras servem de camuflagem contra os predadores. Os leões, por exemplo, só enxergam em preto-e-branco. Fica difícil distinguir quem é quem em meio ao bando. E assim, eles muitas vezes erram o bote!


Fonte: Globo.com  / Fantástico
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário