Patrícia Saboya |
A deputada estadual Patrícia Saboya (PDT) ocupou, nesta quarta-feira, Dia Nacional da Adoção, a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a importância da adoção de crianças e jovens no Brasil. A parlamentar disse que das 80 mil crianças em abrigos no País, apenas 10%, ou seja, 8 mil crianças estão aptas a serem adotadas. Por outro lado, 22 mil famílias aguardam na fila de adoção. “Esse é um dado preocupante, que não é somente a lei que irá resolver”, destacou Patrícia.
A pedetista lamentou que ainda existam pais que procuram adotar uma criança tendo preferências como sexo, cor e idade e que, geralmente, o perfil procurado é do sexo feminino, cor branca e menor de dois anos de idade. “A sociedade ainda não está madura para tratar de uma questão tão sensível. É preciso promover uma campanha de conscientização e acabar com este preconceito. Quem quer ser pai ou mãe, não deveria pensar em raça, etnia, sexo e idade.”, concluiu Patrícia.
Detalhe- Patrícia Saboya, quando senadora, foi autoria da lei federal aprovada em 2009, que procura facilitar o processo de adoção com um cadastro único das crianças aptas a serem adotadas assim como dos futuros pais, além de diminuir os prazos processuais.
Fonte: Blog do Eliomar