Ar@quém News - terça-feira, 23 de agosto de 2011

Avoante: iguaria tradicional e proibida do Ceará

Mais de 2,5 mil avoantes apreendidas em um fim de semana. O saldo de uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Militar reflete uma realidade ainda evidente no Ceará: a ave continua fazendo parte da cultura e da culinária de muitos cearenses - ainda que de forma clandestina.

Ave característica no Ceará, historicamente, a avoante foi inserida na cultura local como uma carne comum. A caça do animal, no entanto, é ilegal - assim como o consumo. Estão previstas punições a caçadores de até três anos de reclusão, além de outras penas, mas frequentemente os órgãos ambientais e a PM seguem flagrando a caça no Interior.

Na última operação do Ibama e da PM, no Sertão de Canindé e na Zona Norte, foram apreendidas mais de 2,5 mil aves em Canidé, Caridade e Irauçuba. Ações como esta tornaram-se constantes nos últimos meses - período principal de reprodução da ave.

Para o chefe de Fiscalização do Ibama, Roufran Cacho Ribeiro, não existe uma conscientização por parte da população sobre a matança das aves. "Percebemos que, se não houver uma fiscalização atuante, as aves continuam sendo abatidas sem controle", destaca Roufran.

Já o chefe do escritório do Ibama de Iguatu, Fábio Bandeira, aponta que a mantança da ave é um problema enfrentado em todo o Estado. "Por se tratar de um ave migratória ela é encontrada em boa parte do Ceará", enfatiza Bandeira.
Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário