Ar@quém News - quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Carne consumida no Ceará não oferece segurança alimentar

Matadouro Público de
Coreaú
Foto: Sobral em Revista
Mais da metade dos municípios do Ceará não possui vigilância sanitária adequada para fiscalizar a carne consumida no Estado. A informação foi repassada pelo presidente da Comissão da Agropecuária da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Resende, durante audiência pública, na tarde desta terça-feira (30).

O encontro realizado no Complexo das Comissões foi solicitado pelo deputado, que também é médico. Ele disse que 58% dos municípios do Ceará não têm vigilância sanitária adequada e que, por isso, a saúde da população está em risco.

O presidente da Comissão da Agropecuária informou ainda que dos 196 abatedouros existentes no Ceará, apenas dois possuem profissional qualificado para acompanhar os procedimentos de abate. Além disso, segundo o parlamentar, 99% da carne vendida no ceará é transportada de forma indevida. Na audiência pública foi informado como os consórcios, municípios e Estado devem fazer para aderir ao Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, como forma de combater a clandestinidade no setor.

Fonte: Jangadeiro Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário