Cerca de mil pessoas, segundo os organizadores, realizaram neste sábado (27) em Fortaleza uma passeata para chamar atenção para o problema do bullying. O termo, de origem inglesa, refere-se a atos violentos entre crianças e adolescentes. Chamada de "Quebrando o Silêncio", a manifestação foi realizada em todas as capitais do Brasil e em oito países da América do Sul.
Em Fortaleza, estudantes, pais e professores percorreram as principais ruas do centro da cidade com faixas e cartazes, pedindo o fim do bullying. Entre os participantes da passeata, estava o grupo de desbravadores mirins. "As nossas crianças são orientadas a terem respeito e camaradismo de um para com o outro, evitando xingamento, evitando que trate mal o seu amigo. Assim, desde sempre, vão aprendendo o princípio de amizade, de colaboração", afirma a diretora do grupo, Angélica Ramos.
A coordenadora da pesseata, Ruth Fontes, orienta as pessoas que sabem de casos ou que sofrem violência a buscarem auxílio. Mas também alega que, de alguma forma, é preciso trazer esses jovens agressores para a sociedade a fim de ajudá-los a se integrarem. "O objetivo de quebrar o silêncio é mostrar para essas pessoas que aqui no Brasil e nos países da América do Sul existe solução".
Fonte: Portal G1 - CE
