Ar@quém News - quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tempestade Katia se aproxima do Golfo do México e pode virar furacão

Menos de uma semana depois da devastação provocada pela passagem do furacão Irene nos Estados Unidos, uma nova ameaça vem do Atlântico em direção ao Golfo do México: a tempestade tropical Katia. A cerca de 1.700 quilômetros a leste das ilhas caribenhas de Leeward, Katia vem ganhando força e, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos, tem 70% de chances de se transformar em um furacão nas próximas 48 horas.

Os ventos são pouco favoráveis ao seu desenvolvimento, mas é provável que se transformem ainda nesta quinta-feira. Katia pode se transformar em um furacão com ventos superiores a 178 quilômetros por hora e alcançar a categoria 3 na escala Saffir–Simpson, que tem 5 como máximo. 

"Os interessados ao longo da costa do Golfo do México devem monitorar o progresso deste fenômeno", aconselhou a CNH.

As empresas de petróleo americanas estão monitorando o desenvolvimento da tempestade. Alguns trabalhadores do setor já foram retirados do Golfo. Enquanto isso, outro sistema de baixa pressão, cerca de 580 quilômetros a norte das Bermudas, tem 10% de probabilidade de virar um ciclone tropical nos próximos dias, informou a CNH.

Na manhã desta quinta-feira, os ventos de Katia estavam a 120 quilômetros por hora e se movimentado a oeste a 32 quilômetros por hora. De acordo com Jack Beven, um especialista em furacões do Centro, ainda é muito cedo para dizer se Katia vai atingir os Estados Unidos, onde a população ainda se recupera da passagem do Irene. É mais provável que passe ao norte do Caribe. A temporada de furacões do Atlântico geralmente traz entre 11 e 12 tempestades. Katia já é a 11ª.

Fonte: O Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário