O Estado do Ceará é o 6º pior estado em taxa de pessoas alfabetizadas de 10 anos ou anos mais, segundo os indicadores sociais divulgados pelo Censo 2010, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da colocação geral, a taxa de analfabetos no Ceará caiu 7,5% em 10 anos.
De acordo com o Censo 2010, no quesito alfabetismo o Ceará não fica a frente de nenhum estado do Sul e Sudeste, apenas dos estados Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Piauí e Alagoas. Os números são preocupantes, mas esta situação vem mudando, pois há 10 anos, o Ceará tinha 24,7% da população composta por analfabetos e atualmente o número caiu para 17,2%.
Com a queda no número de analfabetos, o Ceará segue o declínio expressivo de 2000 para 2010 registrado em todas a unidades da Federação. O IBGE aponta que o nível de alfabetização ficou substancialmente menor nas camadas de rendimento nominal mensal domiciliar per capita mais baixas. Em linhas gerais, este comportamento foi observado em todas as Grandes Regiões. O Censo 2010 diz que o Distrito Federal e a Santa Catarina apresentam os menores índices de analfabetismo, com 3,3% e 3,9%, respectivamente.
Fonte: Diário do Nordeste