A Microsoft deu nesta quarta-feira os primeiros passos para desbravar o terreno social na internet, área ainda não explorada pela gigante de software. Pela primeira vez, foram divulgadas as imagens do Socl, rede da companhia que permite compartilhamento de conteúdos e mensagens a partir da integração com outras plataformas, como Twitter e Facebook. Sem data para estrear oficialmente, o Socl já deixou uma certeza: inspirou-se claramente no visual de serviços como Diaspora e Google+.
Segundo integrantes do site The Verge – um dos poucos a obter um convite para acessar o serviço –, o Socl é testado pelo Fuse Labs, laboratório de projetos da Microsoft, e permite aos usuários receber atualizações de seus amigos (imagem acima) – recurso similar ao feed de notícias do Facebook –, além de integrar a ferramenta de pesquisa oficial da empresa, o Bing.
A estratégia da Microsoft é evidente: seguir a tática do Google com o Google+. As informações postadas na rede poderão reforçar seu mecanismo de busca, hoje alimentado por ferramentas tecnológicas, fazendo-o, em tese, ainda mais poderoso.
Vale a pena refletir ainda sobre a linhagem visual do projeto da Microsoft. Em outubro de 2010, nascia o Diaspora, concebido como uma alternativa ao Facebook: ele garante ao usuário controle sobre tudo o que ele compartilha. Em junho deste ano, apareceu o Google+. É difícil imaginar que a semelhança entre as duas plataformas seja mera coincidência.
Fonte: Veja