| Foto: Kelly Freitas |
Do Diário do Nordeste - "Depois da popularização das músicas em formato MP3, é quase impossível sair de casa e não ver alguém usando um fone de ouvido. Seja nas ruas, no ônibus, no trabalho ou na faculdade, sempre existem pessoas que curtem passar o tempo ouvindo música, principalmente os jovens. O uso em excesso desse conector, porém, pode causar danos irreversíveis à audição.
Estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, divulgado na revista científica internacional Journal of Audiology, revela que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce em consequência do uso de tocadores de MP3.
Os cientistas israelenses analisaram os hábitos de jovens ao ouvir música e mediram os níveis de volume. Os resultados comprovaram o que os médicos e especialistas vêm alertando. O uso abusivo de dispositivos de MP3 pode acarretar, a longo prazo, efeitos nocivos à audição.
A primeira fase do estudo incluiu 289 participantes com idades entre 13 e 17 anos, que relataram sobre o volume e a duração do uso dos aparelhos. Na segunda fase do estudo, foram feitos exames de audição em 74 desses jovens e os resultados preocupam bastante.
Cerca de 80% dos adolescentes utilizam o MP3 regularmente. Destes, 20% usam o aparelho por mais de uma hora e por menos de quatro. Já 8% dos jovens ultrapassam as quatro horas.
A coordenadora da pesquisa, Chava Muchnik, acredita que, em dez ou 20 anos, uma geração inteira estará sofrendo de problemas auditivos muito mais cedo que o esperado por conta do envelhecimento natural. A estudiosa prevê que pessoas com 30 ou 40 anos de idade já serão diagnosticadas com problemas de audição bem mais cedo que nas gerações anteriores."
Estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, divulgado na revista científica internacional Journal of Audiology, revela que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce em consequência do uso de tocadores de MP3.
Os cientistas israelenses analisaram os hábitos de jovens ao ouvir música e mediram os níveis de volume. Os resultados comprovaram o que os médicos e especialistas vêm alertando. O uso abusivo de dispositivos de MP3 pode acarretar, a longo prazo, efeitos nocivos à audição.
A primeira fase do estudo incluiu 289 participantes com idades entre 13 e 17 anos, que relataram sobre o volume e a duração do uso dos aparelhos. Na segunda fase do estudo, foram feitos exames de audição em 74 desses jovens e os resultados preocupam bastante.
Cerca de 80% dos adolescentes utilizam o MP3 regularmente. Destes, 20% usam o aparelho por mais de uma hora e por menos de quatro. Já 8% dos jovens ultrapassam as quatro horas.
A coordenadora da pesquisa, Chava Muchnik, acredita que, em dez ou 20 anos, uma geração inteira estará sofrendo de problemas auditivos muito mais cedo que o esperado por conta do envelhecimento natural. A estudiosa prevê que pessoas com 30 ou 40 anos de idade já serão diagnosticadas com problemas de audição bem mais cedo que nas gerações anteriores."