Ar@quém News - domingo, 29 de janeiro de 2012

Opinião – População refém do crime

Da Jangadeiro Online - "Estamos chegando ao final de mais uma semana agitada por crimes violentos. O medo antes era do fim de semana. Hoje é da semana inteira. Pelos registros do Barra Pesada, vimos que uma criança de oito anos foi morta por uma bala perdida ao sair à rua – na calçada de casa.

Dentro de casa, um vereador foi feito refém com a família por bandidos que se demoraram durante uma hora em mais um assalto a residências. Na empresa, um trabalhador foi morto também por um bando de assaltantes. A situação está assim: não se pode ficar em casa, nem sair às ruas, nem estar no trabalho, porque a violência anda solta.

Os criminosos parecem muito à vontade porque o único risco que correm, na ação do crime, é serem mortos entre eles mesmos. A prisão, em si, é vista como um risco menor, que termina compensando o crime. Preso, ele sabe que logo mais sairá. A certeza da impunidade é tanta que eles já ameaçam e matam policiais e membros da judiciário. E sabem também que, se recolhidos à prisão, terão salário garantido sem trabalhar, enquanto as famílias dos que eles assassinam ficam sem direito a nada.

Como vemos, as políticas de segurança pública, favorecem aos infratores e punem suas vítimas. Terminam as vítimas querendo fazer justiça com as próprias mãos. Não se condena aqui os direitos do infrator. Mas eles precisam ter limites, saber que a lei e a justiça funcionam. Sem esta noção, vão transformando a vida dos outros neste inferno de terror que vivemos."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário