Ar@quém News - quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Opinião – A fé pode mover o SUS?

Da Jangadeiro Online - Estamos de volta do Carnaval, nesta Quarta-feira de Cinzas, com um saldo de violência que não é nenhuma fantasia. A fantasia se foi com o fim da festa, mas a violência deixou traumas incuráveis. Como estancar, por exemplo, o sangramento das feridas deixadas em 122 mortes somente nas estradas federais do País? Só no pálido Carnaval cearense foram mais de uma dezena, nove das quais nas rodovias estaduais.

Consta que 13 pessoas foram presas e 138 multadas por embriaguez no trânsito. Houve até incêndio criminoso de carros num galpão que servia de depósito para o Detran. Motoristas bêbados desafiaram e insultaram os que os detinham nas ruas e nas estradas. Tinha até autoridade, ex-deputado e ex-presidente de Tribunal, que teve o carro apreendido, depois de se recusar soprar no bafômetro. É que a lei ainda é fraca, não dá em nada ao final.

Houve de tudo no Carnaval, até sequestro. E com o início da Quaresma nesta Quarta-feira de Cinzas aumenta a fé do comércio nos preços do peixe para o tradicional jejum. Há, porém, uma notícia alentadora nas missas de cinza: que a Igreja vai tentar restaurar a fé no SUS – Sistema Único de Saúde, através da Campanha da Fraternidade em prol da solidariedade na saúde.

A Igreja vai ter que botar fé para mudar o desnutrido SUS pintado nestes versos pelo poeta Natan Marreiro, de Canindé: “A saúde se resume // A um posto no meio da brenha, // Com a multidão disputando // Durante um mês uma senha // Para ouvir depois do médico: // Daqui a um mês, você venha!”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário