Infelizmente nem tudo é festa nessa data tão emblemática. Sou servidor municipal de Coreaú por meio de concurso homologado no ano corrente de 2012. Nesses dias de celebração e festa, lembramos que as velhas práticas exploratórias, numa espécie de nostalgia histórica, teimam em mostrarem-se vivas. Nós, servidores concursados de Coreaú, trabalhadores honrados e que alcançamos nossos postos de trabalho por mérito próprio, estamos há bem mais de trinta dias sem recebermos nossos proventos. Um atentado à mais fundamental das relações de trabalho: o salário digno e justo. Some-se a isso uma questão formal que vem deixando a categoria em estado constante de dúvida e incerteza: até a presente data o termo de posse dos servidores ainda não foi entregue, acarretando, na prática, a estranha condição de servidores de fato, mas sem a certeza do direito. É um lapso administrativo dos mais graves e que agride frontalmente o aparato legal.
É sintomático que em plena democracia, ainda tenhamos de usar do expediente do anonimato como forma de fazer valer nossa voz e nossos interesses legítimos. Infelizmente, tememos por nossos empregos conquistados a duras penas, daí o apelo legítimo, porém destituído da formalidade, por temermos represálias de uma administração que não hesita em desrespeitar às claras os direitos e garantias constitucionais do quadro de servidores.
Contamos com o apoio desse blog e da mídia eletrônica como forma de fazermos um contraponto positivo, respeitoso, porém sincero e verdadeiro, ao que vem ocorrendo na gestão atual. Não queremos transformar o atraso do pagamento dos servidores de Coreaú em bandeira oposicionista, nem em arremedo para políticas menores. Mas não podemos nos calar diante de uma realidade injusta e que vem acarretando toda sorte de constrangimentos a pais e mães de família que precisam pagar suas contas."