Ar@quém News - quinta-feira, 10 de maio de 2012

Obama declara apoio a casamento de gays

Foto: REUTERS
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou-se ontem favorável ao casamento homossexual, em entrevista à rede de televisão ABC. A declaração acontece em meio à polêmica sobre o tema na campanha eleitoral.

"É importante para mim evoluir minhas opiniões e afirmo que eu penso que os casais de mesmo sexo devem ser capazes de se casar", afirmou o presidente ao jornalista Robin Roberts.

A pressão para que Obama declarasse seu apoio ao casamento gay aumentou nos últimos três dias, depois que o vice-presidente, Joe Biden, disse se sentir "confortável" com o casamento entre pessoas do mesmo sexo e do secretário de Educação, Arne Duncan, apoiar explicitamente essas uniões.

Na contramão, os leitores da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, aprovaram na terça (8) uma emenda constitucional que bane o casamento homossexual. De acordo com a medida, apenas o matrimônio entre um homem e uma mulher é considerado válido.

Após a votação, o porta-voz da campanha de Obama, Cameron French, disse que o presidente ficou "desapontado" com a decisão e taxou a proibição ao casamento gay de "divisiva e discriminatória".

Entretanto, o assunto está longe de ser um ponto pacífico no governo. Obama, em particular, nunca apoiou abertamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo - ele diz que sua visão está "evoluindo".

Seus assessores lembram que o presidente derrubou a regra do "Não pergunte, não conte" (Don´t ask, don´t tell), que requeria que militares gays servindo nas Forças Armadas mantivessem o silêncio sobre suas preferências sexuais.

Mas Obama permanece em cima do muro, algo que ficou ainda mais claro depois que o vice-presidente Joe Biden declarou, nesta semana, que se sente "absolutamente confortável" com a ideia de cônjuges homossexuais terem minuciosamente os mesmos direitos dos heterossexuais.

Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário