Ar@quém News - sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Professores protestam e dizem que não voltam às aulas

O que era para ser um simples encontro, ontem, entre professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), acabou gerando um protesto. A tensão durou quase três horas, em frente à sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), onde, inicialmente, representantes da categoria foram impedidos de entrar. Por conta do impasse, docentes querem manter a greve.

Com um abaixo-assinado contendo mais de 500 assinaturas, professores e alunos se dirigiram à Adufc para que a petição fosse protocolada e, assim, pudesse ser realizada uma nova assembleia geral, com o objetivo de discutir a decisão do fim da greve, tomada na última quarta-feira e contrária à vontade da maioria dos professores.

O encontro de ontem começou ainda na Reitoria da UFC, por volta de 14 horas, onde cerca de 250 pessoas, entre estudantes e professores, foram debater quais medidas seriam tomadas contra a decisão do sindicato e reforçar a participação de todos na luta por meio da assinatura do abaixo-assinado.

Do lado de fora da sede, estudante e docentes iniciaram forte protesto. Indignados e com microfone em mãos, eles questionaram a maneira com a qual o encerramento da greve foi decidido pelo sindicato.

"No dia, a pauta da assembleia era outra e todos nós fomos surpreendidos com a atitude da Adufc, que vai contra a democracia. Nós entendemos que a assembleia era soberana para essa decisão, mas o exercício da soberania tem regras e pautas combinadas anteriormente, o que não aconteceu nesse caso", disse a professora Maria do Céu, acrescentando que "a verdade é que a diretoria da Adufc nunca quis essa greve, mas nós precisamos lutar pelos nossos direitos".

Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
0 Comentários