Ar@quém News - quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Discência": o livro do araquenhense Erandir Lima

 
Já estamos no processo de digitação e, posterior, revisão da obra Discência, do estudante e professor Erandir Lima, de Araquém. No livro são retratados alguns dos costumes e conflitos do distrito, sobre a perspectiva autobiográfica de uma menina, a Ana Alice. Uma pequena amostra:

"Lembro-me como se fosse hoje. Morava ainda lá, Pedra Branca, e íamos uns seis alunos a pé; saíamos juntos às seis da manhã e voltávamos ao meio dia. Sofríamos, enfrentando o sol quente, a sede, o cansaço, os chinelos ruídos nos calcanhares, na terra quente, com os papéis sobraçados dentro de um saco, de biscoito ou de fumo, e segurando uma lata... Porém, até na viagem era diversão: às vezes, para não acharmos a viagem longa, íamos correndo, brincando da gata,... Achávamos ruim. Aconteceu umas vezes de minha mãe me bater para eu ir à escola; nos primeiros dias de aula, eu chorava... Merendava de manhã, às vezes era farofa de ovo frito, escaldado de farinha d’água..."

Fonte: Blog do Ditim
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Paulo Souza disse...

É mais um Guimarães Rosa que se anuncia ou é um Graciliano Ramos, ou até mesmo um José Lins do Rego?
Com esta habilidade em escrever sobre nosso sertão vermelho e cinzento, serei o primeiro leitor.

Anônimo disse...

Acho fascinante a ideia de colocar no papel a nossa realidade araquenhense, essa é uma maneira de preservar, valorizar e eternizar nossa cultura sertaneja que é tão rica e distinta. Então, venho parabenizar a iniciativa do nosso colega Erandir e agradecer em nome de nossos conterrâneos a importância que este vem dando ao nosso lugar através da literatura e da arte.

Postar um comentário