Ar@quém News - sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um depoimento sobre o Professor José Maria Gomes de Lima

O Professor José Maria Gomes de Lima (Prof. Zé Maria), do Distrito de Araquém, trabalhou comigo no Fórum de Coreaú por vários anos (à época, entre 1996 e 2003, perfazendo 8 anos, então). Ele era servidor do Tribunal de Justiça do Ceará, lotado na Comarca de Coreaú-CE.

Nesse período José Maria já lecionava como Professor da Rede Municipal de Ensino de Coreaú, com 100 horas mensais, mas foi aprovado em primeiro lugar no concurso para professor de História do Estado do Ceará.

Eu também fui aprovado em 2003 para Professor do Estado, no mesmo certame, ficando em 3.º lugar, para lecionar Língua Portuguesa, com 200 horas mensais, todavia, para permanecer no Judiciário, como de fato permaneci, abdiquei de 100 horas, sendo certo que ensino atualmente na Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar, na Sede.

Assim, em 2004, José Maria pediu exoneração do cargo que exercia no Fórum local para se dedicar com exclusividade às causas da educação de Araquém.

Durante todo esse tempo de convivência no Fórum de Coreaú com o Professor José Maria, eu tenho propriedade para falar e, afirmo, categoricamente, desprovido de qualquer interesse, que se cuida de uma pessoa exemplar. Eu nunca tive, por longos anos, a grata felicidade de discutir ideias com alguém honesto, inteligente, responsável, coerente e, acima de tudo, portador de solidariedade coletiva (ao contrário de muitos, que são extremamente individualistas e egoístas).

Transcrevo aqui o que eu já escrevera noutra oportunidade: “(...) não é fácil nascer num pequeno distrito, de um Município pobre e também pequeno, no caso em Araquém, Coreaú-CE (onde existe uma série de situações que entravam o crescimento do indivíduo e da própria comunidade causada por diversos fatores, como a falta de atuação dos poderes ditos constituídos e de seus agentes, alguns inertes e indiferentes à realidade local) e ser alguém capaz de mudar - com o auxílio de poucos - uma estrutura social estagnada, do modo que conseguiu uma “formiguinha” chamada no mundo humano José Maria Gomes de Lima, ou seja, formar no distrito de Araquém indivíduos autônomos e pensadores independentes. O resultado disso chama-se Revolução Intelectual (revolução sem armas)”.

E para finalizar: “Manter-se persistente, determinado e altivo naquilo em que acredita como o Professor José Maria Gomes de Lima, não obstante as adversidades e as decepções é exemplo de Solidariedade Coletiva. Invocarei o escritor cearense José de Alencar: “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”

Coreaú-CE, 22 de fevereiro de 2013.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário