Ar@quém News - sexta-feira, 8 de março de 2013

Ter filhos do sexo masculino pode encurtar a expectativa de vida das mulheres

Mulheres que dão à luz meninos pode ter vidas ligeiramente mais curtas do que as que têm meninas, pesquisadores descobriram. O estudo mostrou que o risco de morte da mulher aumentava em 7 por cento por ano para cada filho nascido – um efeito pequeno mas estatisticamente importante, pelo menos para as pessoas da equipe observada – aldeãs finlandesas na Escandinávia pré-industrial.

"Investigações anteriores sobre os efeitos do gênero do bebê na duração da vida da mãe foram inconclusivas, assim nossa nova análise é apenas mais um tijolo no muro", afirma Samuli Helle, da Universidade de Turku, na Finlândia, o autor principal do estudo. "Não estou surpreso que os resultados tenham sido heterogêneos, porque os estudos anteriores envolveram sociedades diferentes, costumes culturais diferentes e assim sucessivamente."

Uma lista de fatores pode influenciar a duração da vida da mulher, tais como a riqueza e a nutrição, assim como o número de filhos que ela tenha. O impacto de ter um menino comparado ao de ter uma menina tem maior probabilidade de ser mais profundo em lugares onde recursos como a comida e os cuidados de saúde são ruins.

Fonte: MSN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário