Ar@quém News - sexta-feira, 26 de abril de 2013

Senado da Colômbia rejeita projeto a favor do casamento gay

O Senado da Colômbia rejeitou na quarta-feira a proposta de legalização do casamento homossexual. O projeto de lei recebeu 17 votos a favor e 51 contra. Com a decisão, a matéria será arquivada ainda na segunda fase de debates. Para continuar a tramitação, o projeto precisava ser aprovado no Senado, e depois enviado para apreciação da Câmara dos Deputados.


Em discussão desde a semana passada, a liberação do casamento homossexual provocou manifestações favoráveis e contrárias em redes sociais e também em frente ao Senado. O projeto de lei de autoria do senador Armando Benedetti Villaneda causou um "acalorado" debate também entre os senadores.

No ano passado, a Corte Constitucional do país se negou a decidir sobre uma demanda que pedia a alteração da definição de matrimônio na Constituição - expressa, atualmente, por "união entre homem e mulher". A Justiça transferiu o pedido ao Congresso, para que o Legislativo resolvesse a questão até o próximo mês de junho.

Os senadores das bancadas dos partidos de La U e Conservador foram os que mais votaram contra a iniciativa, enquanto que a maior parte dos votos favoráveis vieram do Partido Liberal e do Polo Democrático (que reúne movimentos de esquerda do país).


Fonte: Agência Brasil

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário