Ar@quém News - quarta-feira, 24 de julho de 2013

As dificuldades não devem inviabilizar os sonhos

O SONHO DE UMA VIDA MELHOR SUPERA QUALQUER DIFICULDADE

Era meado da década dos anos setenta, e numa pacata cidade do interior do Ceará, um jovem adolescente de 13 anos começou cursar a oitava e última série do ensino ginasial, chamado 1º grau maior.  Apesar de o colégio distar não mais que 40 m de sua residência, quase sempre chegava atrasado às aulas e muitas vezes sem tomar o café da manhã, para não se atrasar mais ainda. E isso tem explicação e justificativa. Ainda assim, foi um dos melhores alunos da Turma.

O pai do adolescente era agropecuarista e pequeno comerciante, e a prole grande. No entanto, pela manhã, com frequência era escalado para conduzir o gado leiteiro ao cercado para alimentar-se e trazer os animais (jumentos e burro) para irem a outra propriedade da família no turno vespertino, e outro irmão iria buscar o gado ao final de tarde, trazendo/levando os animais para o descanso e alimentação.

Ocorre que o cercado que alimentava o gado leiteiro e os animais tinha muita capoeira (área de mata fechada), intercalada com aberturas de relva verde, alegria e satisfação dos bichos. No entanto, muitas vezes, certamente ao passarem à noite comendo, pela manhã os animais ficavam escondidos no interior de uma das capoeiras (e eram muitas), aí aja tempo para procurar na tentativa de achá-los. Quase sempre a busca não tinha sucesso, e o adolescente voltava quase no meio da manhã e sem nenhum animal. Avisado do ocorrido, o próprio pai tinha de fechar o comércio e ir campear os animais. E isso era o ano inteiro. Não tinha tempo bom. Pois no inverno a mata ficava mais fechada e escura, e no verão os caules das árvores e as folhas secas se confundiam com as cores dos animais.

Aí numa certa manhã, após uma busca infrutífera, e de chegar bem atrasado no colégio, o diretor (que também era professor de matemática) indagou ao aluno na sala de aula e na presença de todos os colegas: Porque ele chegava quase sempre muito atrasado para assistir as aulas, se morava na mesma rua do colégio? O aluno respondeu: quer mesmo saber o motivo professor, e contou tudo, conforme dito acima.

No entanto, naquele ano, apesar dos muitos atrasos as aulas, o aluno fechou a matéria de matemática do professor/diretor com 8 (oito) mensais médias/notas 10 (dez). E naquele tempo tinha tudo: testes, provas e arguições (no quadro negro).

Moral da história: nunca desista de seus sonhos.

Boa Vista – RR, 23 de julho de 2013.

COSMO CARVALHO
Engenheiro e Advogado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário