Ar@quém News - segunda-feira, 8 de julho de 2013

Quais as profissões que mais engordam? Confira!

Trabalho novo engorda. E dependendo da função, engorda ainda mais. A velha máxima conhecida dos profissionais de recursos humanos foi detalhada por uma pesquisa do site americano Career Builder, que aponta as funções administrativas como as grandes vilãs do ganho de peso do mercado.

— Mudar de cargo ou começar num emprego novo faz o profissional ganhar, em média, cinco quilos em um ano. Ou até mais, dependendo das condições de trabalho. O estresse, a ansiedade e até o acesso facilitado aos alimentos podem fazer a balança disparar rapidamente. A pessoa come mais por ansiedade do que por fome — diz Fernanda Fernandes, diretora do Vigilantes do Peso, grupo que há 20 anos tem programas corporativos de reeducação alimentar.

A gerente de relação com o cliente da Embratel Patrícia Jacudi, de 46 anos, sentiu o peso da mudança recentemente. Em dezembro passado, ela ganhou a missão de chefiar uma grande equipe — encarregada de receber reclamações de contas. A promoção veio acompanhada de salário melhor, realização profissional... e seis quilos a mais na balança.

— Em três meses, meu peso disparou. Comia tudo o que via pela frente. Era uma forma de aliviar o estresse. Até que me dei conta que tinha que mudar — conta.

De acordo com a diretora do Vigilantes do Peso, os profissionais que passam muitas horas sentados no escritório são os que devem ter mais atenção aos excessos.

— São muitas as tentações. Nunca é uma fruta ou um copo d’água que o colega oferece. É sempre um pedaço de bolo, uma balinha, um bombom... Haja força de vontade — brinca Fernanda, ressalvando: — Mas quem passa o dia inteiro na rua também pode sofrer com o sobrepeso, principalmente quando pula refeições.

Depois do susto no início do ano, Patrícia Jacudi conseguiu perder cinco dos seis quilos que ganhou. E já se prepara para um novo desafio: foi promovida novamente na empresa.

— Agora, é redobrar os cuidados e manter a forma.

AS VÍTIMAS DA BALANÇA:

1º Assistente administrativo: 69%

2º Engenheiro: 56%

3º Professor/Instrutor: 51%

4º Enfermeiro: 51%

5º Gerente de TI/Administrador de redes: 51%

6º Advogado/Juiz/Profissional jurídico: 48%

7º Operador de máquinas: 45%

8º Cientista: 39%

OS VILÕES DA BALANÇA:

1º Passar o expediente inteiro sentado

2º Comer além do necessário por conta do estresse

3º Falta de horários regulares para fazer todas as refeições

4º Doces e salgados na lanchonete da empresa ou oferecidos pelos colegas

5º Festinhas de aniversário no escritório e confraternizações após o expediente

Fonte: Extra Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário