Ex-consultor da NSA deixa zona de trânsito de aeroporto de Moscou, onde estava havia mais de um mês. Segundo advogado, sua nova localização não será revelada por questões de segurança.
Após mais de um mês de limbo na área de trânsito do Aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, o técnico de informática Edward Snowden, delator do megaesquema de espionagem online americano, conseguiu nesta quinta-feira (01/08) asilo temporário da Rússia.
Procurado pelos Estados Unidos, Snowden estava no aeroporto desde 23 de junho, aonde chegou procedente de Hong Kong com a intenção de seguir viagem. Com o passaporte anulado pelas autoridades americanas, no entanto, foi forçado a ficar. Inicialmente, o asilo lhe dará o direito de permanecer um ano na Rússia. Ele já deixou o aeroporto.
"Snowden deixou o aeroporto. Acabamos de entregar a ele um documento que certifica que ele recebeu asilo temporário durante um ano na Rússia", disse Anatoli Kucherena, advogado do americano. "Ele está num local seguro. A sua localização não vai ser divulgada por razões de segurança, uma vez que ele é o homem mais procurado do planeta."
Fonte: O Povo Online
