Ar@quém News - sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Para 4 a cada 10 jovens, roupas insinuantes justificam violência sexual


Quatro a cada dez jovens entre 18 e 29 anos defendem de maneira total ou parcial o argumento que mulheres que se vestem de forma insinuante não tem o direito de reclamar caso sofram violência sexual. O dado é dapesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, realizada com o acompanhamento da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Departamento de Doenças Sexualmente Trasmissíveis e Aids (DST/Aids) e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Segundo Miguel Fontes, coordenador do estudo e doutor em saúde pública, isso se deve ao machismo que ainda se faz presente entre a maioria dos jovens, "principalmente os homens".

Isso porque pouco mais de 9% dos entrevistados concordaram oudisseram ser indiferentes ao fato de um homem agredir uma mulher porque ela não quis fazer sexo. Pouco mais de 11% dos participantes declararam pensar da mesma forma a respeito de homens que batem na parceira que o traiu. 

Jolúzia Batista, socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfmea), acredita que essa geração de jovens está vivendo umavanço conservador nos últimos anos. “Nós vemos que hoje a violência surge como uma forma de colocar a mulher nos trilhos, de corrigi-la. É preciso investir em educação para mudar isso“, sugeriu.

Para chegar ao resultado final, foram entrevistados 1.208 jovens em 15 estados e no Distrito Federal. Os critérios da coleta de dados, feito em 2012, são semelhantes aos adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Fonte: O Povo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário