Ar@quém News - segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Violência em Coreaú, o que fazer?

Assalto ao BB de Coreaú. Policiais, populares
e equipe de reportagem. Foto: RM no Foco
 
Nunca uma série de incidentes de violência deu mais o que falar do que neste ano de 2013 em Coreaú. A população, evidentemente, fica atordoada com as más notícias que se espalham de rua em rua até preencherem de medo o que outrora era ocupado pela calma (esperada) de interior.

Indagam-me cidadãos ante esse momento: O que fazer? Por que a bomba foi estourar assim de uma vez?

Não há uma resposta unicausal (de uma única causa) para o problema, mas situações onde podemos intervir, buscando a prevenção. A melhor maneira de combater a violência, aprendi, é promover o seu oposto: a paz.

No entanto, para prevenir a violência e promover a paz, em um âmbito prático, precisamos de ampla mobilização. Quem dá o pontapé inicial? Parto do pressuposto de que quem mais tem condições de tomar a iniciativa seja o poder público.

O Prof. Fernando Machado, em texto recente, apontou a primeira abertura necessária: o debate em audiências públicas; aí é que se pode construir estratégias mais abrangentes e sólidas.

Sabemos que jogar polícia na rua por si não basta, até porque o efetivo de policiais não é suficiente. Algo mais deve existir na teia de relações que permeia a violência em nosso município.

Há exemplos de lugares onde em cada comunidade se organizam pessoas responsáveis pela sua vigilância e, ao sinal de algo que atente contra o sossego do lugar, o responsável alarma a área e entra em contato com a polícia. A responsabilidade não se restringe à pessoa que colabora, mas a todos da comunidade.

A inteligência é o setor mais estratégico da polícia e onde fatidicamente pouco se investe. A partir do momento em que os guardas entram em contato contínuo com as comunidades, à procura de focos potenciais de crime, pode-se desarmar riscos. A Guarda Pró-Cidadania, hoje desfalcada, deve, teoricamente, cumprir a função de entrar em contato contínuo com os cidadãos, informar-se de seus problemas cotidianos, realizar trabalhos socioeducativos, e não tem conseguido fazer isso.

Em outro âmbito, nossas comunidades mais empobrecidas carecem urgentemente de olhar mais cuidadoso por parte da sociedade coreauense; nelas temos grupos de pessoas ociosas, sem oportunidades visíveis de inserção social e cultural. São locais sem espaços de lazer, muitas vezes repletos de lixo e matagal, mal iluminados, ambientes, com o perdão da palavra, desagradáveis e feios.

Ademais, evidencia-se o alcoolismo e uso abusivo de outras drogas nestes mesmos lugares, o que pode até não ser causa direta da violência, mas incide claramente sobre ela, dando ou a coragem para a realização de atos violentos e ilícitos (agressões passionais, furtos, vandalismo etc.) ou ainda atuar como fator de risco combinado à imprudência na condução de veículos (violência no trânsito).

O desafio é combinar a inteligência em segurança e policiamento com a revitalização de nossas comunidades, criação de espaços de inserção de pessoas marginalizadas (projetos socioculturais e ampliação de busca ativa), campanhas de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas. Tudo isso requer, repito, uma ampla mobilização, que começa com um pontapé. Que tal a gente tentar tirar de foco o medo e arregaçar as mangas enquanto a situação não piora?
 
Por Benedito Gomes Rodrigues 
 
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

NUMERUS ASSESSORIA disse...

Coreaú foi minha terra de 1986 a 1990. Aí, vivi momentos muito felizes. As brincadeiras de infância, a tranquilidade das ruas, o colégio público Vilebaldo Aguiar, Praça e Igreja da Matriz, Ponte sobre o Rio Coreaú e muito mais. A cidade parecia ter mais vida. Economia efervescente mesmo em tempo de alta inflação. O comércio movimentado, com várias lojas de tecidos, móveis, alimento e confecção. Hoje, o contraste. A economia parece mais fraca, o comércio sucateado, a cidade parada no tempo. Muitas cidades pequenas desenvolvera-se a partir dos anos 90, a exemplo de Frecheirinha, cidade pequena que soube buscar na indústria da confecção o desenvolvimento. Triste em vê Coreaú na situação em que se encontra. Há um empobrecimento da classe média, aumento da pobreza e violência crescente. Os espaços públicos estão vazios! Não há opções de lazer. Não há industria, não há comércio, não há emprego! Salvem Coreaú!!! Mesmo longe amamos este lugar!

Postar um comentário