Ar@quém News - domingo, 5 de janeiro de 2014

Corrupção é deplorada pela população. Mas quem elege os corruptos?

Quando nos queixamos da corrupção generalizada no Brasil gostamos de atribuir responsabilidades que raramente recaem sobre nós. A culpa é dos políticos, dos juízes, do sistema. Como observa o cientista político Valmir Lopes, da Universidade Federal do Ceará (UFC), para o brasileiro “corrupto é sempre o outro, principalmente os políticos”. Quantos são os eleitores que pensam em sua própria contribuição para o estado de coisas que dizem deplorar?

Um quarto dos deputados federais e senadores reeleitos em 2010 respondia a processo no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo levantamento do site Congresso em Foco.

As denúncias envolviam crimes eleitorais e contra a Lei de Licitações, peculato (desvio de verba, furto de dinheiro ou de bem por parte de funcionário público, em proveito próprio ou de terceiros), formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, estelionato, corrupção ativa e passiva e tráfico de influência, entre outros. Dois dos deputados listados pelo Congresso em Foco são cearenses: Aníbal Gomes (PMDB) e José Linhares (PP).

Dos 594 deputados e senadores em exercício no Congresso, 190 já foram condenados na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas, de acordo com a organização Transparência Brasil. As ocorrências envolvem irregularidades em contas e processos, como fraudes em licitações, contas de campanha rejeitadas, compra de voto, enriquecimento ilícito e outros como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e trabalho degradante.

Fonte: O Povo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário