Ar@quém News - segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Já é tempo de termos uma boa biblioteca




Em Araquém temos cerca de 70 universitários (10 para mais ou para menos). Temos vários destaques em nosso ensino fundamental e uma escola de ensino médio que tem sido a referência em se tratando se 2° grau para a comunidade e regiões vizinhas que é a Ruth Cristino. Isso tudo é bem animador. Acredito que já temos respaldo para lutar por uma biblioteca pública, gratuita e de qualidade para nossa população e sobretudo para o público universitário. E termos uma consciência política para pressionar o poder público e os nossos representantes para que consigamos construir um grande centro bibliotecário para a nossa comunidade que se destaca cada vez mais.

Igreja Santo António de Pádua (Fonte: Página Araquém na Wikipédia)

Araquém é uma referência em conquistas (aqui eu não omito a conquista também dos outros distritos e sede). De modo geral, por onde se passa e se diz ser daqui as pessoas logo reconhecem e elogiam por conhecer bem o legado de seus moradores, de seus estudantes e sobretudo de uma classe guerreira que tem se notabilizado por contínuas lutas que são os universitários. Mas não é só. Vários estudantes notáveis no ensino fundamental, no ensino médio e em consequência, na Universidade. E de modo geral, temos profissionais competentes e toda sorte de pessoas comprometidas com o crescimento da comunidade. Mas não temos ainda uma biblioteca de peso à altura da demanda da comunidade araquenhense (não sei se é esse o gentílico!).

Vamos lá. Biblioteca diga a que veio!

Segundo a Wikipédia: “Biblioteca pública é um espaço sociocultural que dispõe produtos e serviços informacionais para a comunidade em geral. Possui em seu acervo uma ampla gama de assuntos em múltiplos suportes.”

Fachada da biblioteca de São Paulo (Fonte: Pagina sobre bibliotecas públicas na Wikipédia)

E mais adianta continua: “Para acompanhar as transformações políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo, as bibliotecas, em especial as públicas, passaram a mudar o seu perfil de 'depósito de livros', tornando-se instituições mais democráticas.
Isso ocorreu devido aos questionamentos que foram feitos em torno do seu papel perante a sociedade, tendo em vista que elas atendiam somente aos anseios de uma elite letrada, detentora do conhecimento e que tinha o acesso facilitado àquelas instituições. Enquanto de um outro lado, a grande maioria da população estava à margem da informação para resolver problemas simples, ligados a seu cotidiano como: educação, saúde, moradia, emprego, saneamento, direito do consumidor etc”.


E mais além, a Wikipédia elenca: “Sabemos que o verdadeiro papel de uma biblioteca pública é servir aos interesses da comunidade, sem fazer distinção de condição social, raça, crença, ou nacionalidade, para que assim ela possa despertar nas pessoas a consciência da participação social de cada indivíduo.

É relevante considerar que as bibliotecas públicas contribuem para a formação de hábitos de leitura na comunidade e serve como estimulo ao desenvolvimento da indústria editorial. Por isso, surge a necessidade por parte das autoridades em valorizar essas instituições, cumprindo com o dever de oferecer a comunidade todos os serviços relacionados a cultura, incentivo a leitura e a formação de cidadãos aptos a contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Portanto, podemos dizer que o serviço de informação à comunidade é o mais valioso instrumento que dispõe uma biblioteca pública; pois ao fazer isso, ela estará cumprindo sua verdadeira missão: levar a informação e o conhecimento a todos os cidadãos”

Sem mais.

A união dos estudantes e da sociedade em geral

Só conseguiremos uma boa biblioteca se quem mais precisa dela, que são além da população, os estudantes, se unirem e gritarem em uníssono pela criação/implementação de uma grande e boa para todos. Se dessa união pressionarem os nossos empregados públicos (políticos) para que se juntem a luta e façam valer sua representação junto a todos, independentemente de lados partidários ou ideológicos/filosóficos. Uma demanda do tamanho do Araquém já é um peso significativo. 

A sociedade sim, pois que ela vai ganhar mais e mais com uma biblioteca pública e os estudantes que farão dela um centro multicultural, de lazer, de encontro, e de estudos para alcançarem mais e mais cultura e conhecimento. Junte-se a isso os que já se formaram; os professores, os estudantes de pós graduação (especialização, mestrado) e os já especialistas em suas áreas.

Da crença deste autor
Até esse bebê acredita assim.

Acredito que mais pessoas se somem a isto. Eu sei bem que não sou pioneiro na ideia da construção de uma biblioteca para nosso comunidade. Muita gente já deve ter pensado nessa bonita ideia. Em todo caso acredito que mais e mais gente escreva nas mídias sociais e compartilhem nas redes essa ideia que é de todos e todas. No mais, creio que mais pessoas escrevam puxando o debate em blogs e redes sociais para que consigamos iniciar uma 'linha de combate' sobre esse projeto que há muito tempo já devíamos ter concretizado. 

Fica então a dica para que todos entrem de sola no projeto!

por Valdecir Ximenes

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que isso é de suma importância para a população de um modo geral, mas acredito que uma verdadeira biblioteca só poderá ser construída primeiramente nos olhos de quem busca enxergar sua relevância, quem lutaria para apagar um caminho de fogo se nele só ha espinhos, ou seja quem lutaria por uma biblioteca sendo que maioria das pessoas não ver importância ou mesmo até nossos representantes políticos que não buscam rever a história, apenas fazem o mesmo reescrevem a história.

Postar um comentário