Ar@quém News - segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O homem contra a máquina


Garry Kasparov é um campeão russo de xadrez. É considerado o maior enxadrista de todos os tempos e um herói nacional da Rússia. Lá já concorreu a presidência contra o Vladimir Putin. 

O homem.
Mas esse texto fala sobre o cérebro contra a máquina. Nesse caso aqui, contra o computador. Em 1997 Kasparov disputou um torneio contra o supercomputador da IBM (o Deep Blue). Em Fevereiro de 1996 o computador de xadrez da IBM venceu Kasparov em um jogo usando controles de tempo normal no Jogo 1. Mas Kasparov reagiu bem, terminando com 3 vitórias e 2 empates e ganhando facilmente a disputa.

Em maio de 1997, uma versão atualizada do Deep Blue derrotou Kasparov com um placar de 3½–2½ em uma disputa muito divulgada. Após cinco jogos, os dois jogadores estavam na mesma, porém Kasparov foi vencido do Jogo 6. Esta foi a primeira vez que um computador venceu um campeão mundial em uma disputa. Um documentário sobre este evento foi feito, intitulado Game Over: Kasparov and the Machine.

A máquina
Kasparov declarou que muitos fatores pesaram contra ele nesta disputa. Em particular, foi negado a ele o acesso aos jogos recentes do Deep Blue, enquanto o time do computador poderia estudar centenas dos jogos de Kasparov.

Após a derrota, Kasparov disse que algumas vezes percebeu profunda inteligência e criatividade nos movimentos do computador, sugerindo que durante o segundo jogo jogadores humanos, em contravenção às regras, fizeram intervenções. A IBM negou que tenha trapaceado, dizendo que a única intervenção humana ocorreu entre jogos. A regra para que os desenvolvedores modificassem o programa entre jogos foi uma oportunidade que eles disseram que usaram para reforçar fraquezas nas jogadas do computador reveladas durante o curso da partida. Kasparov requereu acesso aos registros da máquina mas a IBM recusou, embora tenha publicado-os na internet posteriormente. O Kasparov pediu uma revanche, mas a IBM negou e aposentou o Deep Blue, o que foi visto por Kasparov como uma forma de cobrir as evidências de adulteração durante o jogo. Mas deixamos o mérito da questão para outros. O foco é outro.
O combate.
A pergunta que quero levantar é como um homem consegue vencer uma maquina que calcula bilhões de lances enquanto ele calcula um lance apenas? Como pode o  cérebro humano ser tão potente? Como pode Kasparov vencer e ainda dizer que se tivesse assistido ao jogo da máquina com outros jogadores ele conseguiria vencer facilmente o Deep Blue? Eu pessoalmente fico impressionado.

Acredito que o ser humano é a mais potente das máquinas. Haverá, mas dificilmente, uma máquina que o vença em termos de inteligência. Nós podemos ser polivalentes em tudo. Assim deve ser nossa existência. Sermos superiores em tudo, até mesmo superiores às máquinas, tal qual Kasparov o é.

Kasparov se aposentou. Agora é todos nós contra as máquinas!

por Valdecir Ximenes
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário